Home / Plantas / Como Enraizar Galho De Araçá E Fazer Muda Da Planta

Como Enraizar Galho De Araçá E Fazer Muda Da Planta

Quando se gosta de cultivar plantas, uma das melhores coisas é fazer mudas a partir das que você já tem. Algumas são bem fáceis de podar, e até mesmo de enraizar os seus galhos para que virem plantas adultas. O araçá é um desses arbustos que propicia isso com muita facilidade.

Vamos ver agora como isso pode ser feito sem muito esforço?

Algumas Características Básicas Do Araçá

Fruta com sabor semelhante ao da goiaba, o araçá possui várias espécies, e o seu nome (que vem do tupi) significa literalmente “planta que tem olhos”. As espécies mais comuns desse tipo de arbusto são araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pera, o araçá-rosa e o araçá-piranga.

Não somente a fruta do araçá é usada (no caso, para alimento), mas, a sua madeira também é muito útil. Ela é bastante usada, por exemplo, na construção civil. Além disso, é retirado de suas folhas um óleo que serve com um potente antibiótico. Fora isso, as suas raízes são eficazes como diuréticas e antidiarreicas.

Já a fruta em si é repleta de substâncias que são benéficas para a nossa saúde, como as vitaminas A, B e C, além de possuírem proteínas e carboidratos em sua composição.

O araçá pode ser encontrado desde a Bahia até o Rio Grande do Sul.

Enraizando Galho De Araçá Na Areia

Antes de qualquer coisa, é bom deixar claro que o método de enraizar uma planta pelo caule se chama estaquia, ou simplesmente multiplicação por estacas. Esse é um tipo de reprodução assexuada bastante usado para a produção de mudas de diversas plantas, entre elas, o araçá.

E, uma das principais estaquias usadas para essa frutífera é a da areia. Primeiro de tudo, você vai precisar de um galho de um arbusto de araçá que já esteja dando frutos, pois, dessa forma, a muda conseguida no processo irá brotar com mais rápido e fácil.

Para fazer essas mudas, basta podar um pé de araçá qualquer, pegar um tronco que esteja lenhoso, retirando suas folhas. Depois, o procedimento é enfiá-lo numa terra que esteja molhada, deixando-o num lugar úmido, sem luz do sol direta. Com regas constantes, em até 1 mês, vão começar a nascer nesse tronco folhas e raízes.

As mudas completas conseguidas nesse processo terão entre 3 e 4 meses, pelo menos. A partir desse momento, ficarão prontas para um plantio, digamos, “normal”. Com os cuidados corriqueiros, ela virará um belo arbusto de araçá.

Enraizando Galho Araçá Na Água

Outro procedimento para enraizar galhos de raça, e conseguir mudas saudáveis para multiplicar a planta, é um que pode ser feito diretamente na água. Igualmente como no processo anterior, é preciso que o pé de araçá escolhido para pegar as mudas esteja saudável e frutificando normalmente.

O próximo passo é pegar a muda e colocar a extremidade de onde ficam as raízes em contato com hormônio enraizador por, pelo menos, uns 30 minutos. Esse produto é facilmente encontrado em lojas especializadas.

Depois, é pegar o galho e colocá-lo em um recipiente pequeno com água. O recomendável é acrescentar algumas pitadas de terra preta no recipiente. Assim, o galho “entenderá” que tem terra para enraizar, e ainda estará hidratado devido à água.

Lembre-se de deixar a muda à sombra, e de trocar a água, pelo menos, de 3 em 3 dias. Daqui a, no máximo, dois meses, a muda estará enraizada, e pronta para o plantio definitivo.

Enraizando Galho De Araçá No Vinagre

O bom de uma frutífera como o araçá é que ele pode ser enraizado em muitos locais, como é o caso desse método aqui, que usa vinagre, mais precisamente, o vinagre com álcool, daqueles que estão presentes em muitas cozinhas por aí.

O início do procedimento é basicamente o mesmo dos anteriores, onde você vai pegar uma muda qualquer de araçá saudável e que esteja frutificando. Porém, para esse tipo de enraizamento, o ideal é que a estaca não seja nem muito herbácea, nem muito lenhosa (como é o caso da espécie do araçá amarelo, por exemplo).

Lembrando que, preferencialmente, você vai tirar as folhas que estiverem no galho, caso contrário, elas irão “puxar” todas as proteínas da muda, dificultando o seu brotamento futuro. Depois, você terá que colocar esse galho na água por um período de 30 minutos, pois isso irá hidratar a muda.

Após esse tempo, na mesma água, você vai colocar duas colheres de sopa de vinagre. Depois de mais 30 minutos transcorridos, o procedimento é colocar uma colher de sopa de terra na mistura, pois ela irá servir como substrato para a planta. A terra pode ser dessas arenosas, misturadas com húmus de minhoca.

Com mais ou menos uns 3 ou 4 meses, as mudas estão prontas para o plantio final.

Como Fazer Mudas De Araçá Através De Sementes?

Claro, você também pode tentar fazer mudas através de outros meios, como, por exemplo, através de sementes, sem precisar cortar os galhos de sua planta. Mas, fica o aviso: o processo será bem mais demorado. Porém, é simples de fazer.

Primeiro, você vai pegar frutos que estejam saudáveis, remover a poupa que esteja grudada nas sementes. Depois, esfregue-as em uma peneira fina debaixo de água corrente, colocando as sementes para secar em local com sombra logo em, seguida. Elas deverão ficar sobre folhas de jornais entre 4 e 5 dias.

Depois desse período, é providenciar balainhos com terra rica em matéria orgânica, plantando de 2 a 3 sementes em cada um deles, e colocando todos em lugares sombreados. Cubra as sementes com uma camada bem fina de substrato, e umedeça a terra, sem encharcá-la.

Algumas semanas depois, elas germinarão, e quando chegarem a 40 cm de altura mais ou menos, precisarão ser aclimatadas ao sol de maneira gradual, até serem plantadas em local definitivo.

Lembrando que o araçazeiro é bem resistente e se desenvolve em praticamente todo tipo de solo, porém, é mais produtivo que o processo seja feito com produto que tenha material orgânico.

Agora, é com você. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis, e que consiga cultivar muitos pés de araçá através desses procedimentos.

Veja também

Suco de Babosa

Babosa Serve para Tratar que Tipo de Doenças? Lista de Doenças

Babosa: O que é? Babosa, nome popular para a planta Aloe Vera, leva esse nome …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *