Home / Plantas / Melancia Fairfax: Características, Benefícios e Nome Científico

Melancia Fairfax: Características, Benefícios e Nome Científico

A melancia é uma fruta originária da África, possivelmente do deserto de Kalahari. O primeiro registro da fruta remete ao Egito no período de 5.000 anos atrás, de acordo com a descrição expressa pelos hieróglifos nas paredes das construções. Do Egito, a melancia teria se espalhado por outros países, ao ser conduzida ao longo do Mar Mediterrâneo por navios mercantes. A chegada na Europa foi através dos mouros; ao passo que nas Américas, foi através de escravos.

Na atualidade, a fruta desempenha uma grande importância econômica. Possui cerca de 300 variedades, sendo que destas, há 50 consideradas as mais populares. Dentro deste vasto catálogo, está inclusa a variedade de melancia Fairfax.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre esta variedade, assim como informações e curiosidades sobre a melancia de um modo geral e amplo.

Então venha conosco e boa leitura.

Considerações Sobre o Cultivo de Melancia

No Brasil, a fruta é cultivada em quase todas as regiões, mesmo naquelas com clima considerado seco e solo arenoso.

Em escala comercial, a melancia é normalmente cultivada em fileiras com 8 a 12 metros de comprimento, em canteiros de altura estimada em 4 a 12 centímetros. Embora, no caso da melancia Fairfax, essas fileiras devem ter um espaçamento estimado em 2 a 3 metros.

É importante garantir a presença de abelhas, as quais polinizam as flores do vegetal. Até mesmo as variedades de melancia sem sementes, e consideradas estéreis, precisam ser polinizadas para gerar a fruta.

No caso do plantio através de sistema de mudas, estas são cultivadas em viveiros e posteriormente transplantadas para os canteiros. As primeiras melancias são produzidas em torno de 60 dias, e com 3 meses estão prontas para serem colhidas.

A casca da melancia, mesmo sendo grossa, não é muito resistente; logo a colheita da fruta deve ser realizada de modo manual. Mesmo assim, é importante que após a colheita, a superfície da fruta seja olhada com atenção de modo a identificar marcas, cortes ou amassos.

É importante evitar temperaturas superiores a 35 °C, as quais prejudicam a floração e a frutificação.

Em relação aos dados de adubação orgânica, o ideal é utilizar de 3 a 4 toneladas por hectare de matéria orgânica. Em relação à adubação química, o pH do composto deve estar compreendido entre 6 a 6,5; convém lembrar que o pH ideal do solo é de 5 a 6,2. Em relação à necessidade de minerais, a cultura de melancia Fairfax é particularmente exigente em relação à concentração de Boro.

Em cada cova, devem ser adicionadas de 3 a 4 sementes, e, quando as plantas estiverem com 2 a 3 folhas, realizar o desbaste. Neste processo, devem ser eliminados os frutos defeituosos, o que contribui para uma média de permanência de 6 a 8 frutos por cova.

O início da germinação é de 14 a 17 dias, e a temperatura ideal para o processo é de 30°C. A colheita ocorre de 90 a 95 dias após o plantio, resultando em um rendimento de 30 a 60 toneladas.

Melancia Fairfax: Características, Benefícios e Nome Científico

A melancia Fairfax possui o mesmo nome científico adotado para as outras variedades da fruta, ou seja, Citrullus Lanatus.

O vegetal possui um crescimento considerado rasteiro. Os frutos possuem casca com a habitual coloração verde-claro com listras em tom verde-escuro. A polpa é de cor avermelhada, de excelente qualidade e com sementes.

Em relação ao formato, os frutos do pé de melancia fairfax apresentam formato cilíndrico e alongado, medindo cerca de 20 centímetros de diâmetro. Pesam cerca de 12 a 15 quilos.

A melancia Fairfax é resistente à Antracnose e à Fusarium.

Os benefícios nutricionais associados ao consumo da fruta são inúmeros, visto que apresenta atividade anti-inflamatória e antioxidante; pode reduzir a pressão arterial (ao atuar no relaxamento da parede dos vasos); é considerada um diurético natural, e, em razão da concentração do mineral Potássio, pode prevenir quadros como cálculos renais e gota; auxilia no fortalecimento ósseo e prevenção da osteoporose, por meio da presença do antioxidante licopeno.

O poder antioxidante da fruta, associado à presença das vitaminas C, betacaroteno e licopeno também pode atuar até mesmo na prevenção do câncer.  O betacaroteno em nosso organismo é convertido em vitamina A, e esta, por sua vez, auxilia a combater a cegueira noturna, assim como a degeneração macular associada à idade.

Critérios Para Classificação das Variedades da Melancia

Há características importantes, as quais devem ser consideradas na hora da classificação das variedades de melancia, são elas:

A cor da casca, a qual normalmente varia sendo uniforme ou com listras. As cores mais frequentes são verde-claro e verde-escuro.

O tamanho do fruto. Sim, este fator pode oscilar muito entre uma variedade e outra. É possível encontrar frutos desde 2 até 15 quilos.

Em relação ao sabor da polpa, é possível encontrar melancias mais ou um pouco menos doces.

Assim como o tamanho, a grossura da casca também é um fator importante. Esta característica pode variar entre 0,5 a 3 milímetros.

Atualmente, ou melhor, desde a década de 1960, já existem melancias sem semente (consideradas híbridos estéreis). Logo, a presença ou não de sementes, também é uma característica para categorização da fruta.

Outras Variedades da Melancia

Exemplos de outras variedades da fruta incluem a Melancia Charleston Gray, cujo fruto é em formato oblongo; a Melancia Congo, com fruto também em formato oblongo, e que recebe este nome em decorrência do grande tamanho (cerca de 60 centímetros de comprimento, e 30 de diâmetros) e peso (variando entre 15 a 18 quilos); a Melancia Crimsson Sweet, conhecida pelo seu alto teor de açúcar; a Melancia Omaru Yamata, cujos frutos em ponto comercial são redondos; a Melancia Jubilee, de formato oblongo e extremidades arredondadas; entre outras variedades.

Depois de conhecer um pouco mais sobre algumas das variedades da melancia, especialmente a de nome Fairfax, o convite é para continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Educar Saúde. Tipos e Variedades de Melancia (Citrullus lanatus). Disponível em: < https://www.educarsaude.com/tipos-variedades-melancia-citrullus-lanatus/>;

Horticeres. Melancia Fairfax. Disponível em: < https://www.horticeres.com.br/produtos/cucurbitaceas/melancia/melancia-fairfax>;

Melancia. Melancia: Origem, Variedade, Cultivo e Curiosidades. Disponível em: < http://www.melancia.com.br/origem.php>;

Mundo Boa Forma. 9 Benefícios da Melancia- Para Que Serve e Propriedades. Disponível em: < https://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-da-melancia-para-que-serve-e-propriedades/>.

Veja também

Flor de Pessegueiro: Época de Florada, Características e Fotos

O Brasil é um país com uma grande variedade de espécies quando nos referimos à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *