Home / Animais / Como Cuidar de Chinchila em Apartamento?

Como Cuidar de Chinchila em Apartamento?

Chinchila é um pequeno roedor muito famoso como animal de estimação. Possui um temperamento dócil e meigo e raramente morde ao ser manuseado. Este animal é originário da América do Sul e, ao longo da história, sua pele fofa e macia contribuiu para que o animal fosse extinto em um determinado período. A criação em cativeiro foi iniciada com o objetivo de preservação da espécie, evoluindo, com o passar do tempo, para a modalidade criação doméstica.

Fisicamente, as chinchilas apresentam elementos de semelhança a ratos, esquilos e coelhos. Em razão do comportamento dócil, podem ser uma ótima opção para criação em apartamentos, uma vez que não são barulhenta, não incomodam os vizinhos e sua presença não atrapalha a habitual rotina doméstica. No entanto, ao comparar a chinchila a outros animais domésticos , tal como o cachorro, observa-se que esta é um pouco introvertida e pode apresentar dificuldade em socializar.

Os cuidados domésticos da chinchila, mesmo sendo relativamente simples, exigem certa rotina e atenção, fatores que você conhecerá um pouco mais ao longo deste artigo.

Então venha conosco e boa leitura.

Chinchila Classificação Taxonômica

É importante antes de tudo contextualizar o animal em termos de sua classificação científica, a qual obedece à sequência abaixo.

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Ordem: Rodentia;

Família: Chinchillidae;

Gênero: Chinchilla;

Espécies (na verdade, são duas): Chinchilla lanigera e Chinchilla chnchilla.

Como Cuidar de Chinchila em Apartamento? Alojamento

É importante escolher uma gaiola de arame larga e alta (principalmente alta), ideais para a chinchila correr e pular livremente. As gaiolas de vidros são desaconselháveis, uma vez que limitam a circulação de ar.

As dimensões mínimas da gaiola devem estar compreendidas em 40 x 45 x 40 centímetros. O espaço entre as grades deve ser pequeno de modo a não permitir a passagem da cabeça do animal; assim como não devem haver quinas pontudas e afiadas entre as grades.

Essa gaiola deve ser posicionada em lugares altos e silenciosos, longe de outros animais de estimação, como cachorros e gatos. A temperatura também é um fator muito importante, não deve estar acima de 27 °C e nem abaixo de 10 °C. Incidência de luz solar direta provoca superaquecimento do animal, resultando em morte. Outro fator é a umidade que, caso seja alta, recomenda-se a instalação de um desumidificador.

O chão da gaiola deve ser revestido de substrato, no entanto, assim como o feno, este precisa ser substituído semanalmente.

A lavagem da gaiola é uma vez por semana, na qual recomenda-se o uso apenas de água quente, visto que produtos de limpeza podem intoxicar o animal.

Mesmo a gaiola sendo de arame, o seu fundo não pode ser deste material, uma vez que pode machucar as patas da chinchila. O ideal é que o fundo seja feito de madeira compensada ou de plástico bem rígido. O

Como Cuidar de Chinchila em Apartamento? Alimentação

Esse item merece extrema atenção, uma vez que estes animais possuem o sistema digestivo bastante sensível. No mercado, já existem rações específicas para estes roedores, os quais contém a quantidade necessária de nutrientes e vitaminas.

A quantidade de ração a ser ofertada, no caso das chinchilas adultas, é de 2 colheres de sopa (o que equivale a aproximadamente 30 gramas) diariamente.

Além da ração, aconselha-se oferecer diariamente ao animal feno de boa qualidade, o qual pode ser colocado em uma tigela ou armazenado no fundo da gaiola. O feno é uma excelente fonte de fibras e sua mastigação ajuda a desgastar os dentes, evitando a oclusão dentária.

Algumas frutas legumes e cerais também podem ser ofertados, como é o caso da maça, kiwi, uva, cenoura, maça, aveia, palitos de alfafa e uva passa. No entanto, a frequência destes petiscos deve ser pequena, equivalendo a uma vez por semana, de modo a evitar cárie e obesidade.

Como Cuidar de Chinchila em Apartamento? Oferta de Água

Recomenda-se que dentro da gaiola da chinchila seja colocado um bebedouro (a sugestão é procurar em PET shops um específico para roedores) com água filtrada ou mineral, a qual deverá ser trocada todos os dias, mesmo que ainda haja alguma quantidade restante do dia anterior.

Chinchila Cinza

Na hora da troca da água, é importante esterilizar o bebedouro, de modo a não atrair algas que se proliferam na água parada e podem causar problemas de fígado no animal, assim como diarreia intensa e morte. Diferentemente do organismo de seres humanos, cães e gatos; o organismo da chinchila não dá consegue combater com facilidade bactérias e parasitas, logo a água deve sempre estar limpa.

Como Cuidar de Chinchila em Apartamento? Manuseio

Para que este animal cresça dócil e domesticado, a sugestão é que seja pegado no colo desde novinho. No entanto, a sugestão é que não seja manuseada com muita frequência.

Uma importante dica é observar se a chinchila emite algum barulho estranho durante o manuseio, caso a resposta seja positiva, recomenda-se deixa-la solta na gaiola, pois ela está emitindo um sinal de que não deseja aproximação.

A chinchila deve ser manuseada da mesma forma que se pega um coelho, ou seja, com uma mão abaixo da barriga e outra nas costas. A mão sob a barriga deve ser apoiada nas patas traseiras.

É importante segurar a chinchila com relativa firmeza, para não deixa-la escapar, no entanto, sem apertar o animal, visto que pode machucar as suas “costelas flutuantes”, articuladas à vértebras.

Como Cuidar de Chinchila em Apartamento? Banho

O banho não deve ser realizado do modo tradicional, pois a água pode danificar o pêlo da chinchila. A sugestão é utilizar pó (de preferência carbonato de Cálcio), ou areia de granulação bem fina, a qual pode ser encontrada à venda na maioria dos PET shops.

A chinchila deve ser colocada em uma travessa de metal com as dimensões aproximadas de 15 x 30 centímetros, contendo o pó, durante o tempo de 10 a 15 minutos. A frequência ideal é de duas a três vezes por semana.

A finalidade deste banho de pó é eliminar o excesso de gordura, sebo e sujidade aderido ao pêlo, no entanto, caso seja muito curto, a tendência é que não haja remoção adequada de oleosidade, contribuindo para proliferação de fungos; e, caso seja muito longo, a tendência é que a pele e a pelagem ressequem.

Como Cuidar de Chinchila em Apartamento? Exercícios

A prática de exercícios deve ser incentivada, tanto no interior, quanto no exterior da gaiola. As rodas com barra de metal estão proibidas, pois o animal pode acabar se machucando com elas; a sugestão é uma roda com superfície sólida e diâmetro maior, de modo que as costas do animal não fique curvadas e lesionem.

Ao deixar o animal brincar no exterior da gaiola, a dica é que seja escolhido um cômodo pequeno e seguro, sem muitos móveis ou fios (os quais podem ser roídos acidentalmente). Como a chinchila é um animal noturno, o ideal é que brinque no exterior à noite.

Como Cuidar de Chinchila em Apartamento? Verificando Sinais de Doenças

Sinais de doença podem se manifestar em aspectos físicos, tais como olhos lacrimejantes e vermelhos, secreção saindo do nariz, queda de pelos e mudança de consistência das fezes; assim como pode se manifestar em mudança de comportamento, movimentação e frequência com que se alimenta ou bebe água.

Ao notar possíveis sinais de doença, é importante procurar um veterinário.

Depois desse incrível roteiro de cuidados, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Estimação. Os melhores animais para apartamento. Disponível em: < https://www.estimacao.com.br/melhores-animais-para-apartamentos/>;

Perito Animal. Cuidados de uma chinchila. Disponível em: < https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-de-uma-chinchila-20739.html>;

WikiHow. Como Cuidar de Chinchilas. Disponível em: < https://pt.wikihow.com/Cuidar-de-Chinchilas>.

 

Veja também

Qual O Significado do Texugo? O Que Eles Representam?

O significado ou importância dos texugos (o que eles representam) dentro de um ecossistema está …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *