Home / Animais / Curiosidades da Chinchila e Fatos Interessantes

Curiosidades da Chinchila e Fatos Interessantes

A chinchila é um animal bonitinho que pertence à família dos roedores. Em geral, existem duas espécies principais: os de cauda curta e os de cauda longa. É encontrado principalmente nos Andes da América do Sul. Eles são nomeados após se conhecer uma tribo indígena que costumava usar peles de chinchila no passado para fazer roupas. Pela mesma razão, eles foram caçados no século anterior, devido à sua pele macia, e por isso acabaram na lista de espécies ameaçadas de extinção, ou quase extintas já.

Curiosidades da Chinchila e Fatos Interessantes

  • Eles atingem 10 a 14 centímetros de comprimento. A cauda é geralmente de 5 a 6 centímetros de comprimento. Em média, a chinchila tem entre 2 e 3 quilos de peso.
  • Eles são reconhecidos pela cauda cabeluda, pele macia e grossa e orelhas redondas. Esta espécie tem a pele mais espessa de todos os animais terrestres com 50 pêlos que crescem a partir do folículo único. Um cm quadrado de pele de chinchila contém 20.000 cabelos.
  • Nem mesmo um parasita solitário pode sobreviver na pele de uma chinchila por causa de sua espessura. De fato, até mesmo os insetos morreriam asfixiados no IDE da pele.
  • O tom da pele pode ser branco, amarronzado, enegrecido, bege ou prateado. Às vezes, a chinchila precisa expelir o óleo e embeber a pele ao entrar na poeira vulcânica para uma limpeza.
  • Assim como em outros roedores exóticos, os dentes de chinchila desenvolvem-se constantemente. Se morder um galho comum e ficar preso pode ser um indício de desgaste dentário. Em cativeiro, eles podem te cortar se for manipulado desajeitada ou desmazeladamente.
  • Chinchila come tipos distintos de grama e arbustos. Enquanto come, chinchila senta em suas patas traseiras e segura a comida com as pernas da frente. As chinchilas são roedores magnificamente vorazes. Eles podem destroçar 01 metro e meio a dois metros de uma planta sozinho.
  • A chinchila é uma criatura noturna, dinâmica desde o cair da noite até a primeira luz. A noite preza a visibilidade e dá proteção contra predadores que são principalmente cobras, caninos, felinos, gambás e aves de rapina.
Curiosidades da Chinchila
  • As chinchilas são muito inteligentes e desenvolvem um mecanismo único para escapar de seus predadores. Sempre que capturada, uma chinchila pode perder um pedaço de sua pele nas garras dos predadores. A pele perdida renovar-se-á após algum tempo. Este procedimento é conhecido como “deslizamento de derrapagem”.
  • As chinchilas são criaturas muito sociais. Eles vivem em reuniões de cerca de 100 indivíduos. Eles são criaturas excepcionalmente vocais que emitem sons diferentes e variados na correspondência comunicativa em grupo.
  • Eles são animais muito simpáticos e atenciosos. Se uma fêmea não pode produzir leite materno, outra fêmea pode adotar e alimentar aqueles filhotes, sem prejudicar seus próprios bebês com isso.
  • As chinchilas estão descansando durante o dia, geralmente em coberturas de buracos rachados e menores na rocha. Eles podem dormir inclusive em uma posição vertical.
  • Eles não têm período específico para o acasalamento programado, mas são capazes de reproduzir ao longo do ano. A gravidez nas fêmeas dura mais do que em outros roedores: são 111 dias. Os bebês são totalmente desenvolvidos ao nascer. As chinchilas jovens estão prontas para acasalar já com 4 meses após o nascimento. Sua expectativa de vida é normalmente de 10 anos, mas algumas espécies podem viver até 20 anos.
  • Chinchila toma banho de poeira. Eles não tomam banho líquido. Sua pele é muito densa e tem um problema de ressecamento. Esta é a razão pela qual tomam banho de pó em vez de água para ajudar a se livrar de óleos e sujeira. Eles gostam de brincar na areia e poeira durante o banho, e nem isso avilta seu jeito adorável.

Fatos de Chinchila in Natura

Eles estão intimamente relacionados com porcos-espinhos. Eles têm membros anteriores curtos e pernas traseiras longas e musculosas. Eles também se parecem com coelhos, mas suas orelhas são muito menores e redondas. Eles têm uma cauda grossa e grandes olhos negros. Eles têm quatro dedos em cada pé, e as garras finas em cada dedo estão rodeadas por cerdas duras.

Chinchila são protegidos na pele grossa por uma causa. Nos Andes, eles podem permanecer em altitudes de cerca de 3.000 a 5.000 metros. Nessas alturas, pode ser muito frio (menos cinco graus Celsius), qual temperatura mínima média em alguns lugares. Chinchila pode tolerar temperaturas congelantes, no entanto, eles não podem continuar a existir a temperaturas acima de 27º C; temperaturas altas e umidade podem matá-los com insolação.

As chinchilas são crepusculares e noturnas, por isso são muito energéticas ao amanhecer ou ao entardecer e dormem durante o dia. Eles fazem suas casas através de tocas em túneis subterrâneos ou aninhadas em rachaduras na rocha. Eles podem ser muito sociais e ficar em colônias que incluem centenas de chinchilas.

As chinchilas são onívoros, e comem plantas e carne. Geralmente, eles comem grama e sementes, mas também comem insetos e ovos de pássaros quando têm a oportunidade. Eles agarram a comida nas patas dianteiras e mordiscam até o limite.

As fêmeas tendem a ser agressivas em relação às outras fêmeas. Quando as fêmeas estão prontas para acasalar, elas também podem ser agressivos para com os machos que se aproximam, e são a dominante dos dois sexos. As fêmeas são principalmente monogâmicas, tendo só um companheiro ao longo da vida. Já os machos adultos, no entanto, podem ter muitas parceiras femininas. Os machos se acasalam com muitas fêmeas para produzir muitos filhotes.

Fatos e Curiosidades de Chinchila Como Animal de Estimação

As chinchilas estão praticamente extintas na natureza devido à caça maciça por causa de sua pele. São necessárias mais de 1000 chinchilas para confeccionar um casaco pequeno, já que apenas o lombo é usado. As espécies silvestres são cinzas, mas graças à reprodução doméstica alcançaram as cores branco, preto e bege, entre outras.

Poucas pessoas sabem disso, mas esses animais são tão inteligentes quanto um cachorro ou um gato e, portanto, se comportam de maneira muito semelhante. Eles respondem quando você os chama, e eles informam quando querem sair da gaiola, geralmente mordendo as barras da gaiola para fazer barulho.

Eles podem ser ensinados como um cãozinho. É o único animal no mundo que não dá alergia. Não gastam muito de seu tempo com cuidados. Eles são animais noturnos. Apenas fará seu xixi dentro da jaula e nunca fora. Sem dúvida, eles vão saber como dar a você todo o amor que você precisa em um animal de estimação e você terá um bom tempo na companhia desses animais.

Eles não precisam de vacinas nem transmitem doenças. Na verdade, chinchilas podem ter certas doenças por desmazelo com seu animal de estimação, mas com o cuidado necessário e limpeza adequada da gaiola isso não vai acontecer. As doenças mais comuns que os nossos animais de estimação podem ter são os seguintes: problemas de estômago, micose na pele e na pele, problemas dentários , parasitas ou insolação. Com todo o cuidado, nada disso teria que acontecer.

Eles não cheiram mal. Embora pareça estranho, chinchilas gostam de tomar banhos de areia. É aconselhável adquirir um recipiente no qual a areia necessária é despejada para que a chinchila role e lave sua pele adequadamente. Desta forma, você pode ter o cabelo macio e desembaraçado, pois é um pouco complicado ter tantos. Eles se banham sozinhos. Eles se banham em areia de mármore, por exemplo.

Acredita-se que o pêlo da chinchila seja o mais macio do mundo, podendo ser até 30 vezes mais macio que o cabelo humano . Isso é tremendamente adorável quando você o tem como animal de estimação porque, ao acariciá-lo, pode passar horas indefinidas tocando seu cabelo macio e sedoso.

As chinchilas são animais que se alimentam principalmente de vegetais, no caso dos domésticos. São animais herbívoros embora, pontualmente, possam comer alguns insetos . Um dos alimentos que eles gostam muito é alfafa e eles têm que comer cerca de 25 gramas de ração e outros alimentos vegetais. É muito comum os roedores ingerirem seus excrementos porque isso os favorece bastante no trânsito digestivo. No entanto, no caso das chinchilas, este não é o caso , algo que atrai muita atenção, considerando que é uma prática comum em roedores.

Eles são nativos dos Andes, Argentina e Chile. Eles são roedores com rostos e orelhas de rato, pernas de canguru, corpo de coelho pequeno e rabo de esquilo. Infelizmente estão atualmente extintos na natureza graças a ganância humana.

Veja também

Ciclo de Vida do Pepino-do-Mar: Quanto Tempo Ele Vive?

Os pepinos-do-mar são os principais representantes da comunidade conhecida como Holothuroidea. Essa é uma comunidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *