Home / Plantas / Curiosidades Sobre a Melancia e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre a Melancia e Fatos Interessantes

Graças ao seu sabor doce, as melancias são mais comumente consideradas uma fruta. E eles crescem como frutos, originários de flores que foram polinizadas por abelhas e, de uma perspectiva botânica, são frutos porque contêm sementes.

Mas muitos jardineiros pensam neles como vegetais, já que os cultivam em seus jardins ao lado de outros vegetais de verão, como ervilhas e milho. Para não mencionar, a melancia é classificada como parte de uma família botânica de cabaças que inclui outros vegetais culinários, como pepino e abóbora.

Curiosidades Sobre a Melancia e Fatos Interessantes

Enquanto tendemos a nos concentrar na carne suculenta da melancia, as cascas também são comestíveis, além de cheias de nutrientes com surpreendentes benefícios para a saúde. Na China, as cascas costumam ser fritas ou cozidas, enquanto no sul os cozinheiros as transformam em picles. E, no Oriente Médio e na China, as sementes são secas e assadas (semelhantes a sementes de abóbora) para fazer um lanche leve e fácil.

Em países de língua inglesa a melancia é conhecida sob a pronúncia ‘watermelon’, o que é bem apropriado aliás, porque elas são 92 por cento de água, tornando-as uma reciclagem perfeita para os meses quentes de verão. Some a isso o seu tamanho imenso e encontrará na melancia uma fonte maravilhosa de refrescância. A melancia mais pesada até hoje foi cultivada pelo recordista mundial Guinness Chris Kent, de Sevierville, Tennessee, em 2013. A Carolina Cross, pesava 350,5 quilos.

Para tornar a classificação um pouco mais fácil, no entanto, melancias tendem a ser agrupadas em categorias básicas: semeadas, sem sementes, mini melancias e melancias amarelas/laranjas. Uma das variedades mais populares é o Crimson Sweet, uma melancia semeada com carne vermelha e doce. Outras variedades mais incomuns incluem melancias cuja casca fica amarelada quando está madura, ou as melancias cuja carne é creme.

Ao contrário do que você pode ter ouvido, melancias sem sementes são o resultado da hibridização, um fenômeno perfeitamente natural que os agricultores podem, no entanto, capitalizar. Algumas décadas atrás, melancias sem sementes eram difíceis de encontrar, mas hoje a busca e oferta por essa cultivar tem conquistado escalas sem precedentes. E aquelas “sementes” brancas que você ainda encontra nas melancias sem sementes? Elas são na verdade casacos de sementes vazios e são perfeitamente seguros para comer.

Curiosidades Sobre a Melancia

No Japão, os agricultores têm cultivado melancias em forma de cubo há 40 anos, forçando-as em sua forma quadrada cultivando-as em aparelhos semelhantes a caixas. Quando a melancia enche o cubo e é escolhida, geralmente ainda não está madura, o que significa que as melancias não comestíveis são vendidos por altos valores como itens de presentes ou novidades exóticas. (A ideia original era que elas se encaixassem melhor em refrigeradores padrão.) Mais recentemente, os agricultores cultivaram melancia na forma de corações (esses melões em particular têm o sabor tão doce quanto parecem), assim como pirâmides e rostos humanos.

Fatos Interessantes Sobre a Melancia Triploide

Plantas de melancia cultivada são monoicas, com flores separadas de machos e fêmeas. Portanto, a emasculação não é necessária, mas a autofecundação requer polinização manual de citrullus lanatus var. As plantas de citroides são freqüentemente androdioéticas e requerem emasculação antes da polinização cruzada. A proporção de flores masculinas: femininas varia, mas para a maioria das cultivares é entre 4: 1 e 7: 1. Cruzamentos interespecíficos em citrullus são possíveis em diferentes graus, mas não são ambíguos.

A fruta melancia sem sementes é produzida por partenogênese estimulante quando plantas de melancia triplóides híbridas estéreis são polinizadas por plantas diploides. O desenvolvimento destas cultivares híbridas de melancia triploide inclui as seguintes etapas: produção de tetraploides de diploides usando colchicina ou dinitroanilina ou desenvolvimento de linhagens tetraploides estáveis, e também desenvolver cultivares híbridos triplóides. O fator de produção de melancias sem sementes é a suscetibilidade de cultivares triplóides à murcha de fusarium. Resistência às raças murcha 0 e 1 de fusarium é comum em cultivares diploides (semeadas).

Polinizações Controladas na Estufa

As temperaturas ideais de estufa para a criação de melancias são entre 70 e 85º F. Durante os meses de inverno, deve ser fornecida luz artificial (14 horas de luz: 10 h de escuridão). Devem ser tomadas precauções para excluir polinizadores (por exemplo, abelhas) da estufa. Programas preventivos de pulverização para doenças, especialmente o oídio, são essenciais. Usando um pano de sombra na estufa irá promover o desenvolvimento de oídio, mas é essencial para manter a temperatura de estufa no verão. Insetos como moscas-brancas também devem ser cuidadosamente controlados.

Em 3 a 4 semanas após a semeadura, as plantas devem ser transplantadas para vasos de 12 polegadas. É importante transplantar as mudas antes que elas comecem a florir. Certifique-se de que todas as plantas estejam rotuladas com a data, cultivares/nome de adesão, bem como o número da planta específica. Dependendo do propósito da cruz, muitas vezes é necessário ser capaz de dizer a planta específica em uma cruz, não apenas a cultivar/linha. A maneira mais eficiente de cultivar melancia na estufa é arrastá-la verticalmente usando picadas. No entanto, deve-se ter em mente que é muito trabalhoso manter as plantas cultivadas desta maneira.

Regrinhas de Polinização

O cruzamento das plantas será mais fácil se as plantas que você planeja cruzar estiverem próximas umas das outras na estufa. Tenha em mente que, depois de começar a rastrear as plantas, elas não poderão ser movidas. Acessos silvestres geralmente levam mais tempo para florescer e quando cruzam uma acessão selvagem com uma cultivar, pode ser necessário semear as sementes da ascensão selvagem mais cedo para que a floração se sobreponha. Isso geralmente não é necessário ao cruzar cultivares. Todas as polinizações devem ser concluídas antes das 11 horas (horário da manhã).

Flores femininas de melancia geralmente ficam abertas por apenas um único dia e se as flores não forem polinizadas, você terá que esperar que a próxima flor feminina se abra. Portanto, é imperativo que as plantas sejam inspecionadas todos os dias. Quando as pétalas do broto ficam amarelas, você pode esperar que a flor abra no dia seguinte. Flores masculinas ficam abertas por mais tempo, mas é importante usar apenas pólen fresco. Não use flores se as anteras tiverem começado a ficar marrons. A flor mais fresca geralmente será a flor mais próxima da ponta da videira.

Escolha a flor masculina desejada, dobre as pétalas para trás e use cuidadosamente as anteras como uma escova para transferir o pólen para o estigma da flor fêmea selecionada. É imperativo não tocar ou danificar qualquer parte da flor feminina.

Uma vez que a planta tenha sido polinizada, todas as outras flores femininas devem ser removidas diariamente. Este processo deve ser continuado até que o fruto seja aproximadamente do tamanho de uma bola de tênis. Se as outras flores femininas não forem removidas, a fruta será abortada. Quando a fruta atingir aproximadamente o tamanho de uma bola de vôlei, a fruta deve ser ensacada. O saco deve ser fixado de modo a suportar todo o peso do fruto em vez do fruto que se encontra no pecíolo. As plantas devem ser continuamente arrastadas e aparadas até que as frutas estejam prontas para a colheita.

Veja também

Crisântemo: Cuidados e Como Fazer Muda Planta

Entre as flores existentes, talvez apenas a rosa seja capaz de superar o crisântemo em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *