Home / Plantas / Porque os Botões da Camélia não Abrem?

Porque os Botões da Camélia não Abrem?

As camélias são de crescimento lento e variam em tamanho, desde pequenas anões a variedades bem maiores. Muitos jardineiros valorizam as camélias pelo seu interesse de inverno, mas a maioria é conhecida por suas flores grandes e brilhantes. Existem muitos tipos diferentes de camélias que fornecem cores, no entanto, há momentos em que ocorrem problemas com a flor de camélia, como os botões das plantas simplesmente não abrirem.

Porque os Botões da Camélia não Abrem?

Este é um problema comum em camélias. Embora a maioria das plantas floresça muito bem, mas esse tipo de problema é tão comum que existe até um termo para camélias que não conseguem abrir seus botões florais: (em inglês) bullnosing. As causas são complexas e, portanto, as razões para a condição variam de espécie para espécie. Na maioria das situações, porém, a causa subjacente é algum tipo de estresse.

É comum que as camélias recém-plantadas não abram os botões de flores nos primeiros anos após o plantio. Isto é devido ao estresse do estabelecimento. Bullnosing por esse motivo geralmente desaparece por conta própria dentro de cerca de três anos após o plantio. O estresse causado pela infestação de pragas causará a obstrução de botões. Geralmente, é necessária uma população bastante pesada. Mas, se houver pragas é a causa, e uma vez controlada, a planta retorna à saúde e ao vigor normal, a ação pestilenta geralmente pára.

O sol abundante atrofia as camélias. Embora as camélias cresçam com quantidades consideráveis de sol, as plantas em locais muito ensolarados tendem a ser mais estressadas do que aquelas em locais sombreados. Se a camélia com flores em crescimento estiver crescendo em um local ensolarado, isso pode ser um fator. As camélias preferem cerca de meio dia de sol da manhã e sombra da tarde ou muita luz sombreada durante o dia. Isso não pode ser facilmente corrigido se o casquilho da camélia for muito grande para se mover. Seca também pode ser um fator de estresse.

Um frio intenso e temperaturas muito baixas pode causar bullnosing. Quando um “congelamento” atinge a camélia, as flores abertas são danificadas, mas os botões não abertos não são feridos. No entanto, os botões que estão parcialmente abertos podem ser danificados e, em seguida, não conseguem abrir corretamente. Isso pode ser diagnosticado observando o clima recente. Neste caso, apenas os botões parcialmente abertos danificados pelo frio são afetados. Essas camélias ainda normalmente abrem a maioria de seus botões.

Pragas e Outras Precauções

Há também o ácaro da camélia, uma praga que faz com que os botões não se abram adequadamente. Para verificar os ácaros, corte os botões abertos e procure as minúsculas larvas semelhantes a vermes. Algumas fontes indicam que as cultivares de floração tardia são mais propensas a sofrer de bolores devido ao calor. Como as cultivares de floração tardia florescem na primavera, os primeiros feitiços quentes são comuns.

Um bom cuidado que garanta um bom vigor é importante. Adubar camélias com um fertilizante de uso geral ou ácido-amante de plantas no período certo seguindo as instruções do rótulo. Uma cobertura ajuda a manter as raízes mais frias e conserva a umidade. Uma boa drenagem também é importante para um arbusto saudável. Mesmo as camélias perfeitamente saudáveis e bem estabelecidas em condições de crescimento ideais tipicamente não florescem em todos os botões que formam. Enquanto a maioria dos botões florescer, isso pode ser normal para suas plantas. Se a maior temporada de florada estiver praticamente terminada, brotos remanescentes podem não abrir adequadamente devido ao calor.

Experiência de um Pesquisador

Joe Lamp’l é o apresentador e produtor executivo da premiada série televisiva da PBS, Growing A Greener World . Fora das câmeras, Joe dedica seu tempo à promoção da sustentabilidade através de seus livros populares, blogs, séries de podcasts e colunas de jornais nacionalmente sindicalizados. A respeito desse problema com camélias, ele fez uma reportagem e deixou disponível pra consulta as seguintes informações:

Se você tem camélia japonica plantada em sua paisagem, o inverno pode ser um momento frustrante. As camélias são famosas por duas coisas: a folhagem verde-escura e brilhante e o potencial de floração abundante no fim do inverno. Infelizmente, e com demasiada frequência, as camélias não estão a viver todo o seu potencial.

Muitas vezes me perguntam por que as camélias que podem ser carregadas com botões de flores realmente não florescem. Na maioria das vezes, esses botões simplesmente acabam ficando marrons e caindo da planta antes de florescerem. Se isso aconteceu com suas plantas, você só pode ser culpado de má colocação ou variedade errada. Os ventos duros de inverno e a luz solar não filtrada podem secar o tecido da planta a níveis prejudiciais.

Primeiro, os passos mais fáceis. Certifique-se de que suas plantas permaneçam regadas de forma consistente. Um suprimento constante de água pode fornecer a hidratação necessária para que suas plantas se movam dos botões florais para as flores cheias. No entanto, as camélias não suportam a má drenagem e os pés molhados. Certifique-se de que suas plantas sejam bem drenadas.

Em seguida, uma planta saudável é mais vigorosa e capaz de resistir a extremos. As camélias não são alimentadores pesados, mas a fertilização suplementar ocasional pode fazer a diferença. Cobrir as plantas pode fornecer proteção marginal contra a geada leve. Mas, mesmo assim, a cobertura deve ficar acima e não contra as flores, e para uma ótima proteção, ela deve ir até o chão e ficar presa ali. Desta forma, você estará aproveitando o calor do solo preso.

Sugestões de Prevenção

Para evitar problemas com a flor da camélia, é melhor plantar camélias onde elas ficarão mais felizes. Plantas de camélia gostam de solo úmido, mas não toleram “pés molhados”. Certifique-se de plantar sua camélia em algum lugar com boa drenagem. Um solo ácido de 6,5 é melhor para camélias, e os níveis de nutrientes devem ser mantidos consistentes. As camélias crescem bem em contêineres desde que o solo drene bem. Use camellia envasamento do solo apenas se você pretende crescer sua planta em um recipiente. Aplique um fertilizante bem equilibrado seguindo as instruções de perto.

Flor Camélia

As camélias caem naturalmente quando produzem mais do que têm energia para abrir. No entanto, se notar que os botões caem continuamente, pode ser devido a excesso de rega, por exemplo. A queda dos botões nas camélias também pode acontecer devido a mudanças drásticas de temperatura. Se a temperatura cai abaixo de zero antes de os botões da planta da camélia terem a chance de abrir, eles podem cair. O calor extremo do outono também pode fazer com que os botões caiam.

Se as plantas da camélia têm falta de nutrientes ou estão infestadas de ácaros, elas ficam muito estressadas para abrir as flores. Para evitar a queda dos botões nas camélias, é importante manter a planta o mais saudável possível. Se a queda da gema continuar, pode ser necessário mover a planta para um local mais adequado.

Veja também

Crisântemo: Cuidados e Como Fazer Muda Planta

Entre as flores existentes, talvez apenas a rosa seja capaz de superar o crisântemo em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *