Home / Plantas / Ameixa de Jardim: Benefícios, Calorias, Característica e Fotos

Ameixa de Jardim: Benefícios, Calorias, Característica e Fotos

A ameixa é uma fruta redondinha com coloração variável vermelho, amarelo ou roxo, pertencente à família botânica das Rosáceas. Existem cerca de 100 variedades/ espécies.

O sabor em si é doce, com sensação um pouco mais ácida na porção da polpa próxima ao caroço. Esta fruta pode ser consumida fresca, seca utilizada para preparo de geleias, bolos, tortas, sucos, mousses, sorvetes e pudins, enfim uma variedade de receitas para sobremesa.

Mesmo com a ameixa sendo uma fruta macia, ela só é indicada para consumo quando está firme, sem partes moles, manchadas, machucadas. A aparência da fruta no geral deve ser de uma fruta fresca. A fruta pode ser conservada durante até 1 semana na geladeira desde que seja acondicionada em saco plástico sem lavar.

No caso da ameixa de jardim, também chamada de abrunheiro de jardim (nome científico prunus cerasifela), os frutos são vermelhos e as folhas são vistosas, sendo por essa característica frequentemente plantada em jardins e pomares domésticos. Além de produzir frutos, este vegetal também possui finalidade ornamental.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a espécie, suas características e até mesmo benefícios nutricionais.

Então venha conosco e boa leitura.

Ameixa de Jardim: Classificação Botânica

A classificação científica para a ameixa de jardim obedece à seguinte estruturação:

Reino: Plantae;

Divisão: Magnoliophyta;

Clado: Eucotiledóneas/ Rosídeas;

Ordem: Rosales;

Família: Rosaceae;

Subfamília: Prunoideae;

Gênero: Prunus;

Espécie: Prunus cerasifera.

Gênero Prunus

Este gênero abrange 700 espécies de árvores ou arbustos. As folhas são caducas, possuem hábito ereto e arredondado.

É muito comum encontrar as espécies deste gênero distribuídas nas áreas temperadas do Hemisfério Norte, assim como na faixa que se estende dos Andes à América do Sul, além das regiões montanhosas no Sudeste da Ásia. São encontradas principalmente em matagais e nas margens de bosques e matas. Outros ambientes são os locais rochosos com paredões (encontrados à beira-mar), e as zonas arenosas do litoral.

Suas flores são geralmente cor de rosa ou brancas. Possuem cinco pétalas, assim como cinco sépalas, estruturas que são apresentadas nos ramos de modo isolado ou através de umbelas (formato semelhante a um guarda-chuva).

As folhas são classificadas como simples, inteiras, com margem do limbo serrada e, algumas vezes, lanceloadas.

Considerações sobre o plantio das espécies é que estas são capazes de crescer em qualquer solo úmido, com fertilidade moderada e boa drenagem.

Dentro do gênero Prunus, há 6 subgêneros, são eles: o subgênero Prunus Amygdalus, o qual contém as amendoeiras e pessegueiros; o subgênero Prunus Prunus, o qual contém os damasqueiros e ameixeiras; o subgênero Prunus Cerasus, o qual contém as cerejeiras; o subgênero Prunus Lithocerasus; o subgênero Prunus Padus; e o subgênero Prunus Laurocerasus.

Ameixa de Jardim: Benefícios, Calorias, Característica e Fotos

A ameixa de jardim possui folhas caducais e ovais, com coloração vermelho-púrpura. As flores possuem cor rosa e são dobradas ou semidobradas. A floração ocorre entre os meses de Fevereiro a Março.

O vegetal atinge entre 8 a 10 metros de altura. O diâmetro máximo é de 10 metros. Porém no Brasil, a altura e o diâmetro não costumam ultrapassar os valores de 5 e 3 metros. Os frutos são vermelhos com 2 a 3 centímetros de diâmetro.

A planta é extremamente decorativa e se destaca tanto pela folhagem vermelha, quanto pelas flores abundantes. Pode ser empregado na arborização de ruas em áreas de clima frio ou temperado, assim como ser aproveitada como compor cenários de jardins e parques maiores.

É uma espécie originária da América Central até os Balcãs (região do sudeste da Europa que engloba a Bulgária, a Albânia, Sérvia, Grécia, Macedônia do Norte, Kosovo, Bósnia e Hezergovina, além de parte da Turquia).

Na Europa, a ameixa de jardim é apanhada ou verde ou madura. Quando verde, a colheita é realizada na primavera. Quando madura, a colheita é realizada no outono.

Esta fruta é bastante empregada na culinária de um dos países da Europa Oriental, chamado Geórgia. A culinária deste país é composta por uma diversidade de vegetais, carnes e peixes; contando com ingredientes como sementes de romã, malagueta, ervas aromáticas, nozes, picles e variados tipos de queijos. A ameixa de jardim (conhecida no país como tkemali) é utilizada para temperar guisados e sopas.

Em relação à concentração calórica, as ameixas, de um modo geral, possuem entre 36 a 46 calorias para cada 100 gramas. Possuem fibras solúveis (agregando importantes propriedades laxativas); e vitaminas C, B2 e B6. Entre os minerais, há presença de Potássio, Ferro, Manganês, Cobre, Zinco, Cálcio e Fósforo. É útil para o alívio de quadros como tosses, intestino preso, vesícula biliar e problemas no fígado.

Conhecendo Outras Variedades/ Espécies de Ameixa

Alguns exemplos de outras espécies de ameixa envolvem a ameixa japonesa (nome científico Prunus salicina), a ameixa brunho (nome científico Prunus insititia) e a ameixa europeia (nome científico Prunus domestica).

A ameixa japonesa também é empregada para fins ornamentais. Seu sabor varia do ácido ao doce, estando verde ou madura.

A ameixa conhecida como abrunho, brunho, cagoiço ou cabrunho, está presente em território português.

A ameixa europeia possui três subespécies que se cruzam com facilidade gerando formas intermediárias com variação da acidez, cor ou doçura. Em relação à essa variação de cor, especificamente, pode percorrer o púrpura azulado ao verde claro, assim como o vermelho e amarelo. O tamanho dos frutos também varia, contudo pode atingir até 8 centímetros de diâmetro.

*

Depois de conhecer um pouco mais a ameixa jardim, nossa equipe o convida a continuar conosco e visitar também alguns artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Para buscar por um tema específico, basta digitá-lo na nossa lupa de pesquisa (localizada no canto superior direito), para checar se o mesmo consta em nosso portfólio.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Gartecenter Ursula. Ameixa de jardim- Ficha Técnica. Disponível em: < http://www.floriculturaursula.com.br/gartencenter/produto/13212/ameixa_de_jardim>;

Naturdata- Biodiversidade Online. Morfologia de prunus cerasifela. Disponível em: < https://naturdata.com/especie/Prunus-cerasifera/39124/0/>;

Portal São Francisco. Ameixa. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/ameixa>;

Wikipédia. Prunus. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Prunus>;

Wikipédia. Prunus cerasifera. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Prunus_cerasifera>;

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *