Home / Plantas / Tudo Sobre a Ameixa: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Ameixa: Características, Nome Científico e Fotos

A ameixa é uma fruta muito consumida ao redor de todo o Brasil, principalmente por conta de seu sabor doce e pelo fato de que ela é a fruta típica das festas de fim de ano; ou seja, do Natal e Ano Novo. Isso significa que cada vez mais as pessoas estão interessadas em plantar essa fruta até mesmo em casa, já que ela costuma ter um preço um pouco alto e pesa nos bolsos de quem a consome o ano inteiro.

Porém, muitas pessoas não têm a mínima informação sobre as características dessa fruta e por isso pode ser extremamente difícil cultivá-la. Dizem que a melhor maneira de cultivar uma planta é a conhecendo, já que isso possibilita uma criação mais bem feita e até mesmo um melhor entendimento do que está acontecendo com a planta.

Por isso, continue lendo esse artigo para entender tudo o que é possível saber sobre a ameixa. Esse é um guia completo para que não te restem dúvidas com relação a essa fruta, aqui você encontrará informações como por exemplo: o nome científico da fruta, mais informações sobre o gênero dela, características da fruta, benefícios dela para o corpo, qual o valor alimentício dela e até mesmo receitas de chá, quais os benefícios do chá e como fazer uso medicinal da ameixa.

Caso você esteja fazendo um trabalho de escola e não saiba muito bem o que pesquisar, com certeza esse será o texto mais completo que você encontrará por toda a internet. Por isso, continue lendo também para conseguir fazer um resumo ainda mais completo e de extrema qualidade, assim você conseguirá a nota máxima!

Nome Científico da Ameixa

O nome científico de um ser vivo é extremamente importante para os estudos científicos. Isso porque um ser vivo pode possuir diversos nomes populares, que é o que ocorre quando o mesmo ser é chamado de maneiras diferentes de acordo com a região em que se está no mapa. Porém, um ser vivo pode ter apenas um nome científico por toda a sua vida.

Esse nome colocado pela ciência não muda de acordo com o idioma em que ele está sendo falado, o que é a coisa mais importante, já que ele ajudou a universalizar a ciência. Com ele, não é possível que confusões existam, já que cada nome pertence a apenas um ser vivo, e assim não existem espaços para dúvidas.

Para que o nome científico seja formado, é necessário que haja a junção do gênero + a espécie do animal. Além disso, o gênero deve ser sempre representado com a primeira letra maiúscula enquanto a espécie deve ser sempre representada com todas as letras minúsculas, inclusive a primeira.

Prunus Avium

No caso da ameixa, podemos dizer que o nome científico dependerá da espécie que está sendo tratada, mas ele sempre irá se iniciar com a nomenclatura Prunus, já que esse é o nome do gênero da planta e a primeira parte do nome científico.

São exemplos de nomes científicos de ameixas: Prunus hortulana, Prunus americana, Prunus nigra, Prunus mume, Prunus brigantina e Prunus sibirica.

Portanto, para definirmos um nome científico precisamos primeiramente entender um pouco mais como esse gênero é dividido, por isso vamos ver a seguir um pouco mais sobre o gênero Prunus e também todas as espécies que fazem parte dele.

O Gênero Prunus e suas Espécies

O gênero de um animal nada mais é do que a sua família especificada. Isso significa que a família animal acabou por se dividir em outras categorias de acordo com as características de cada animal, e essas novas categorias são chamadas de “gênero”. Esse gênero acaba por também se especificar ainda mais, o que faz com que ele se divida em novas categorias, chamadas de “espécies”.

No caso da família do pêssego (conhecida como Rosaceae) nós temos o gênero Prunus e dentro dele 3 subgêneros, que acabam se dividindo em diversas espécies diferentes. Por isso, antes de mais nada vamos falar um pouco mais sobre o gênero Prunus, e depois falaremos até mesmo das espécies que pertencem a ele.

O gênero Prunus é uma categoria que engloba frutos com um aspecto arredondado que possuem um leve bico externo, além do epicarpo fino. Dentro desse gênero temos uma variedade enorme de tamanhos, cores e estações do ano, já que o modo de desenvolvimento da fruta irá depender exclusivamente da espécie que está sendo estudada.

Quanto ao tamanho, os frutos desse gênero não são grandes, sendo que geralmente – e sem a presença de agrotóxicos, eles medem entre 3 e 6 centímetros de largura, formando um fruto que cabe na palma da mão. Essa é a ameixa.

Como já dissemos, o gênero Prunus é dividido em outros três subgêneros, são eles: Prunus, Prunocerasus e Armeniaca. Todos eles possuem, dentro de suas classificações, diversas espécies que acabam se especificando ainda mais.

Logo, vamos ver agora quais são as espécies de ameixa existentes atualmente de acordo com os subgêneros em que elas estão inseridas.

Subgênero Prunus

Esse é o subgênero das ameixas conhecidas como Ameixas do Velho Mundo. Esses frutos são macios, cerosos e nascem geralmente com 1 ou 3 flores unidas.

Prunus Cerasifera

Prunus Cerasifera

Prunus Cocomilia

Prunus Cocomilia

Prunus Consociiflora

Prunus Consociiflora

Prunus Domestica

Prunus Domestica

Prunus Insititia

Prunus Insititia

Prunus Simonii

Prunus Simonii

Prunus Spinosa

Prunus Spinosa

Subgênero Prunocerasus

Esse é o subgênero das ameixas conhecidas como Ameixas do Novo Mundo. Esses frutos são macios e cerosos na maioria das vezes, mas não todas. Eles nascem geralmente com 3 ou 5 flores unidas.

Prunus Alleghaniensis

Prunus Alleghaniensis

Prunus Americana

Prunus Americana

Prunus Angustifolia

Prunus Angustifolia

Prunus Hortulana

Prunus Hortulana

Prunus Maritima

Prunus Maritima

Prunus Mexicana

Prunus Mexicana

Prunus Nigra

Prunus Nigra

Prunus Orthosepala

Prunus Orthosepala

Prunus Subcordata

Prunus Subcordata

Subgênero Armeniaca

Esse é um subgênero de damascos, já que eles fazem parte do mesmo gênero das ameixas. Os frutos são aveludados e algumas vezes esse subgênero é tratado como separado dos outros dois.

Prunus Armeniaca

Prunus Armeniaca

Prunus Brigantina

Prunus Brigantina

Prunus Mume

Prunus Mume

Prunus Sibirica

Prunus Sibirica

Portanto, podemos perceber que o gênero do qual as ameixas fazem parte é extremamente grande e abrangente, já que podemos encontrar diversas espécies nele.

Características da Ameixa

Saber as características físicas do ser vivo que você está estudando com certeza é essencial para entender ainda mais sobre ele e até mesmo para conseguir reconhecê-lo em meio a tantos outros. Além disso, estudar as características fisiológicas são essenciais para que a gente entenda bem como o ser vivo se comporta no ambiente em que ele vive.

Por isso, vamos ver um pouco mais detalhadamente as características da ameixa.

  • Características físicas

A ameixa é um fruto arredondado que possui um diâmetro entre 3 e 6 centímetros, com a polpa amarela e casca geralmente vermelha. Ela possui um caroço interno que deve ser retirado na hora do consumo.

Além disso, podemos dizer que ela possui um tipo de bico externo e também um epicarpo considerado fino. Algumas ameixas podem variar dessa descrição, já que tudo depende da espécie também.

  • Características de cultivo

Falaremos um pouco mais especificamente sobre o cultivo dessa fruta mais para frente, mas é importante saber que ela geralmente deve ser colhida nas estações de extremo; ou seja, verão e inverno.

  • Características alimentícias

A ameixa muitas vezes é considerada uma fruta sazonal, já que ela é consumida principalmente nas festas de fim de ano (Ano Novo e Natal). Além disso, podemos dizer que ela possui um gosto doce, porém às vezes pode ser um pouco ácido ou azedo, principalmente se ela for colhida fora da época.

  • Características biológicas

Essa é uma planta que tende a atrair muitas aves em algumas épocas do ano, principalmente e mais especificamente no verão. Isso porque biologicamente falando ela cresce e emite um cheiro adocicado, se tornando mais atraente para os outros animais.

  • Características da árvore

A árvore da ameixa, ou seja, a ameixeira, é uma árvore de porte médio que demora cerca de 5 anos para começar a dar frutos. Isso significa que a ameixa só deve ser plantada se você tiver tempo para cuidar da planta, já que tudo isso exige bastante paciência e experiência.

Benefícios da Ameixa

Todos já sabemos que as frutas nos são diversos benefícios para a saúde, mas a verdade é que ninguém realmente sabe quais benefícios são esses. No caso da ameixa, podemos dizer que ela é uma fruta muito completa e extremamente benéfica para o nosso corpo.

Por esse motivo, vamos ver agora uma lista de benefícios que a ameixa oferece ao nosso corpo.

  • Controla a glicose

A glicose alta no sangue com certeza é um dos maiores problemas existentes no nosso século; isso porque o consumo de açúcar é cada vez mais alto e as pessoas não cuidam muito da saúde e nem praticam exercícios.

Por esse motivo, consumir frutas que ajudam a controlar essa glicose com certeza é uma excelente forma de combater uma futura doença como a diabete.

No caso da ameixa, podemos dizer que ela possui um baixo índice glicêmico, o que significa que ela promove digestão por um maior tempo e também é quebrada mais lentamente pelo corpo, não gerando um pico de açúcar e prevenindo o aumento da glicose no sangue.

  • Retarda o envelhecimento

Os radicais livres são moléculas que causam, entre outros males, o envelhecimento precoce da pele e de todo o resto do corpo. Por esse motivo, é muito importante que você consuma alimentos antioxidantes.

Os alimentos com antioxidantes têm o poder de agir contra os radicais livres, o que faz com que eles retardem o envelhecimento da pele, entre outras coisas. Logo, isso faz com que a ameixa seja um alimento excelente para retardar o envelhecimento da pele e do resto do corpo.

  • Reduz o colesterol

Assim como a glicose alta no sangue, o colesterol alto é outro problema muito presente em nosso século. A presença de muito LDL no corpo com certeza é um sinal de alerta, e por isso consumir alimentos que reduzem esse colesterol no corpo é uma escolha muito inteligente.

A ameixa é o alimento excelente para isso, já que ela tem o poder de reduzir o colesterol ruim e ainda aumentar os níveis de colesterol bom.

  • Regula o intestino

O funcionamento do intestino é uma parte essencial da vida saudável, já que nele diversos nutrientes são absorvidos. Por isso, você precisa consumir alimentos ricos em fibras, já que as fibras ajudam na hidratação do corpo e das fezes e facilitam o funcionamento do instestino.

A ameixa, assim como diversas outras frutas, é muito rica em fibras, e isso faz com que ela seja excelente para regular o intestino e consequentemente aumentar a absorção de nutrientes pelo corpo.

  • Fortalece os ossos

Com o passar do tempo e com o envelhecimento do corpo é extremamente comum que a densidade óssea comece a ser perdida, o que significa que os ossos vão se tornando mais frágeis e a pessoa pode desenvolver problemas comuns, como por exemplo a osteoporose.

Por isso, consumir ameixa pode ser uma excelente maneira de prevenir essa perda de massa óssea e promover um fortalecimento dos ossos, principalmente porque estudos recentes mostraram que essa fruta tem esse poder no corpo.

Valor Alimentício

O valor alimentício de qualquer alimento com certeza é essencial para que você decida entre consumi-lo ou não. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre o valor alimentício que a ameixa possui.

A verdade é que, em primeiro lugar, esse fruto é extremamente útil. Você pode fazer diversos tipos de receitas com ela, o que significa que fica mais fácil de consumi-la no dia a dia sem enjoar; por isso, esse já é um diferencial.

Exemplos de alimentos com ameixa: compota de ameixa, geleia de ameixa, ameixa seca, ameixa em calda, ameixa em forma natural, chá de ameixa, e até mesmo sopa de ameixa.

Por isso, já podemos perceber que essa é uma fruta que pode ser consumida em uma boa quantidade e com bastante facilidade, já que você terá uma grande variedade de utilizações dela no seu dia a dia.

Em segundo lugar, podemos dizer que ela é uma fruta extremamente rica nutricionalmente, já que possui nutrientes completos que são necessários para o corpo humano e que juntos trazem os benefícios que citamos anteriormente e também muitos outros.

Logo, vamos ver agora um pouco mais sobre os nutrientes que você pode obter ao consumir uma única ameixa. É importante lembrar, porém, que a quantidade de nutrientes irá mudar de acordo com o tipo de ameixa, e então é importante listarmos apenas uma média de nutrientes para todos os tipos de ameixa.

Em uma única ameixa de 100g você terá em média 11 gramas de carboidratos, 1 grama de proteína e 0,017 gramas de gordura. Logo, essa fruta é excelente para quem precisa de carboidratos naturais para o corpo. Além disso, podemos dizer que ela tem cerca de 50 calorias.

Quanto às calorias, a vitamina mais presente nessa fruta é a vitamina A, e depois disso a vitamina C também é muito presente. Outras vitaminas presentes na ameixa são: vitamina K, vitamina E, niacina, ácido fólico, riboflavina, tiamina e vitamina B12, por isso ela é uma fruta muito completa para quem está precisando de um maior nível de vitaminas no corpo.

Podemos perceber que, apesar de seu pequeno tamanho, a ameixa é uma fruta extremamente rica em nutrientes e ao mesmo tempo pobre em calorias, o que faz com que ela seja excelente para quem está fazendo dieta e não pode consumir muitas calorias.

Portanto, incluir a ameixa na sua dieta é importante. Você obterá todos os nutrientes e benefícios que ela oferece e ao mesmo tempo não irá consumir muitas calorias, sem contar no baixo índice glicêmico e no alto nível de fibras, que promovem maior saciedade e consequentemente inibem o apetite.

Receitas de Chá de Ameixa

Consumir chás é uma tradição tipicamente inglesa, mas a verdade é que muitas pessoas também consomem chá no Brasil e essa tradição está crescendo cada vez mais em todo o país, principalmente porque os chás podem ser curativos e trazer diversos benefícios para o corpo.

Os chás mais famosos no Brasil são os de hortelã, de camomila, de erva cidreira, chá mate… porém, um outro chá extremamente saboroso que pode agregar muito valor a sua vida é o chá de ameixa.

Esse chá não é muito conhecido, mas existe; e além de tudo dá um grande upgrade na sua saúde ao mesmo tempo que possui um excelente sabor.

Portanto, pegue um papel e uma caneta e anote as receitas de chá de ameixa que te passaremos. Com certeza vale a pena fazer para provar e também incluir no seu dia a dia.

  • Chá de ameixa

A ameixa é uma fruta sazonal, por isso esse chá feito da fruta fresca pode ser feito principalmente no fim de ano.

Ingredientes:

– Ameixas pretas (3);

– Água filtrada (1 xícara de chá).

Modo de fazer:

– Tire as sementes das três ameixas e amasse as polpas;

– Pegue uma xícara de chá de água e coloque as ameixas dentro, deixe de um dia para o outro;

– No dia seguinte, coloque essa mistura em uma panela e retire quando começar a ferver;

– Coe e espere esfriar.

Pronto! Seu chá de ameixa está pronto para ser consumido. É interessante consumi-lo em jejum, se for possível.

  • Chá de ameixa seca

A ameixa seca pode ser uma excelente opção caso você não encontre ameixa fresca na sua região, por isso você pode fazer essa receita facilmente.

Ingredientes:

– Água filtrada (250ml);

– Ameixa seca (três unidades).

Modo de fazer:

– Coloque tudo em uma panela e comece a esquentar até que a mistura comece a ferver;

– As frutas começarão a desmanchar, e essa é a hora de tirar a mistura do fogo e coar;

– Coe tudo, retirando as frutas secas.

Pronto! O chá está pronto para ser consumido.

  • Chá de folha de ameixa

Engana-se quem pensa que podemos chá apenas com a polpa da ameixa, já que podemos fazer também com a folha dela.

Ingredientes:

– Folha de ameixa (2 colheres de sopa);

– Água (1 litro).

Modo de fazer:

– Ferva a água filtrada no fogo;

– Ao começar a fervura, acrescente as folhas da ameixa e desligue o fogo;

– Coloque uma tampa e deixe a mistura em infusão por cerca de 20 minutos;

– Coe a mistura.

Pronto! Essa receita pode ser consumida também antes das refeições.

Agora que você já sabe três receitas diferentes de chá de ameixa, essa é a hora de escolher a sua favorita e começar a consumir essa iguaria para usufruir de todos os benefícios que ela oferece!

Benefícios do Chá de Ameixa

Provavelmente você já entendeu que o chá de ameixa é muito benéfico para o corpo, mas o principal ponto é que você entenda quais são os benefícios que ele realmente oferece. Dessa forma, poderá perceber como é importante para o corpo que você consuma esse chá.

Vamos agora ver uma lista de benefícios que esse chá pode te trazer ao ser consumido com frequência.

  • Emagrecimento

Caso você esteja passando por uma dieta de emagrecimento, saiba que o chá de ameixa é excelente para te ajudar a diminuir a fome ao longo do dia. Isso porque ele promove saciedade por um maior período.

O recomendado é que você consuma o chá antes das refeições, assim você começará a comer já se sentindo saciado, e não cometerá exageros. Logo, esse chá é um excelente aliado para quem está buscando emagrecer mas acaba comendo mais do que deveria.

  • Vitaminas

As vitaminas são micronutrientes essenciais para que o nosso corpo continue funcionando da maneira correta. Por esse motivo, é muito importante que você as consuma diariamente em alimentos variados.

Nesse caso, a ameixa com certeza pode ser um excelente exemplo de alimento para se consumir, já que ela é uma excelente fonte de vitaminas e minerais dos mais diversos tipos.

  • Fibras

As fibras são excelentes para promover saciedade alimentar e ainda fazer com que o intestino funcione melhor, já que elas promovem a hidratação do corpo e acabam amolecendo as fezes.

Nesse caso, o chá de ameixa é excelente para quem sofre com problemas de evacuação, como por exemplo a prisão de ventre. Com certeza ele é excelente também para reduzir inchaços.

Portanto, podemos perceber que esse é um chá com diversas utilidades, o que faz com que ele seja ainda mais atraente, pois se você não gostar da ameixa em forma de fruto, o chá acaba se tornando uma forma mais fácil de ingerir a fruta.

OBS: apesar de todos esses benefícios é importante lembrarmos que tudo em excesso faz mal, e por isso vê deve consumir a fruta de forma balanceada. Além disso, é muito importante consumir diversos tipos de frutas diferentes, e não apenas a ameixa. Isso fará com que você se alimente de muitos nutrientes diferentes e não apenas dos nutrientes que estão presentes na ameixa; que apesar de serem muito importantes, não são os únicos importantes para o corpo.

Tipos de Ameixa

A ameixa que conhecemos possui a casca avermelhada, formato arredondado e está presente em todos os mercados nas épocas de fim de ano.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que esse não é o único tipo de ameixa existente. Atualmente, existem três tipos de ameixa que se destacam no mercado e na ciência.

É importante lembrarmos que cada tipo de ameixa possui uma vantagem diferente e isso faz com que seja muito interessante conhecer as variedades existentes e consumir de acordo com as suas necessidades.

Por isso, vamos ver um pouco mais sobre elas agora mesmo.

  • Ameixa Preta

A ameixa preta é uma variedade extremamente rica em antioxidantes que lutam contra os radicais livres e acabam evitando diversos problemas no corpo, como por exemplo o envelhecimento precoce de pele.

Além disso, ela contribui muito para a saúde do coração, o que evita problemas como o entupimento de artérias, que é extremamente comum nos dias de hoje e causa a morte de muitas pessoas.

Portanto, essa variedade de ameixa com certeza é perfeita para quem quer evitar a ação dos radicais livres e também para quem possui problemas com colesterol, já que ela atua principalmente no coração.

  • Ameixa Amarela

A ameixa amarela não é uma das variedades mais conhecidas, mas isso não significa que ela não possui propriedades para o corpo; muito pelo contrário, ela é excelente para o funcionamento do corpo e extremamente rica em nutrientes benéficos para a nossa saúde.

Ameixa Amarela

Um dos principais pontos de ação da ameixa amarela são os olhos e o sistema imunológico, rica em vitamina C e vitamina A ela é excelente para prevenir problemas de visão e também fortalece o sistema imunológico, evitando doenças comuns no corpo humano.

Portanto, essa variedade é excelente para quem fica doente constantemente e também para as pessoas que têm casos de problemas de visão na família, já que as vitaminas presentes nela fortalecem a saúde ocular.

  • Ameixa Vermelha

A variedade de ameixa vermelha é mais conhecida do que a variedade amarela, e isso é excelente, já que ela também é muito rica em nutrientes essenciais para o corpo humano.

Ameixa Vermelha

Essa variedade de ameixa é rica em flavonoides, compostos químicos com grande ação anti-inflamatória. Além disso, essa variedade é excelente para combater o câncer, já que ela reduz o risco da doença; e ela também é rica em antioxidantes que melhoram a saúde da pele.

Portanto, quem está procurando uma fruta com propriedades anti-inflamatórias com certeza precisa consumir a ameixa vermelha no seu dia a dia.

Dicas para Cultivar a Ameixa

Provavelmente você já leu todas essas informações extremamente interessantes sobre a ameixa e agora está curioso para saber como pode cultivar essa fruta em casa de maneira simples e sem maiores problemas, principalmente porque dessa forma você não precisará gastar dinheiro a comprando no mercado.

A verdade é que o cultivo de qualquer variedade de fruta se torna muito mais simples quando você sabe o que é necessário fazer e ter para que ele dê certo. Por isso, acompanhe nossas dicas para cultivar a ameixa da maneira mais correta e simples possível, sem muitos gastos mas com resultados excelentes.

  • Solo

O solo é essencial para que o plantio dê certo, já que ele é literalmente a base da planta e fará com que ela se desenvolva ou não. É errado pensar que qualquer tipo de solo funciona para qualquer tipo de planta, já que cada variedade possui suas necessidades e por isso é essencial que você saiba exatamente qual o melhor solo para sua futura planta.

No caso da ameixa, o solo essencialmente deve ter uma boa drenagem, isso evitará qeu a raiz da planta encharque e dessa forma ela não irá apodrecer com o passar do tempo. Além disso, é interessante que o seu solo seja fundo, dessa forma sua raiz poderá crescer até 1 metro de profundidade e isso fará com que a planta fique mais forte e resistente.

Por fim, se o seu solo for muito ácido é necessário corrigir esse problema, já que para o plantio da ameixa o pH (potencial hidrogeniônico) deve estar ao redor de 6. Para isso, recomendamos que você aplique calcário agrícola no solo, pois ele costuma corrigir a acidez do solo facilmente.

  • Escolhendo a muda

Depois de já ter todo o solo e o espaço preparados para a chegada da muda, é extremamente importante entender como você deve escolher a muda, dessa forma você irá garantir que a muda escolhida é saudável e com certeza irá se desenvolver bem com o passar do tempo.

No caso da ameixa, o ideal é que a muda da planta possua entre 70 centímetros e 1 metro de altura; além disso, seu diâmetro deve ser entre 15 e 20 milímetros. Escolher uma muda com essas características irá garantir que tudo dê certo e que a planta está saudável.

Por isso, preste bastante atenção na muda na hora de adquiri-la, caso contrário você provavelmente obterá uma planta que irá morrer cedo e não irá te gerar frutos de jeito nenhum.

  • Poda

A poda pode ser vista como algo negativo para algumas pessoas, mas a verdade é que ela é uma parte essencial dos cuidados. No caso da ameixeira, a pode é essencial para que a árvore continue sobrevivendo normalmente e saudável.

Ao dar muitos frutos a tendência é que a ameixeira fique muito pesada e acabe por ficar sobrecarregada, e por isso é essencial que você pode a árvore com frequência; dessa forma ela poderá continuar crescendo sem precisar suportar o peso dos frutos.

Por isso, fique sempre atento à quantidade de frutos existentes na sua árvore e não deixe que ela encha demais, principalmente durante a época de colheita, já que ela costuma ficar cheia com mais frequência nessa época.

Portanto, fique atento a todas essas dicas e com certeza você terá um cultivo muito bem sucedido com sua ameixeira. É importante lembrar, porém, que o cultivo demanda tempo e portanto a paciência é outro fator essencial para que seu cultivo dê certo e vá para frente.

A Ameixeira

Caso você ainda não saiba, devemos citar que a ameixa é um fruto que dá em árvore, e essa árvore é conhecida popularmente como ameixeira ou cientificamente como Prunus domestica.

Depois de ser plantada, ela costuma dar frutos apenas 4 ou 5 anos depois, o que significa que ao cultivar uma ameixeira você precisará ter paciência até começar a ver os frutos nascendo e ainda mais paciência até poder consumi-los de verdade.

Um fato interessante é que a ameixa não tem necessidade de uma polinização cruzada para se desenvolver, porém ela costuma ter um maior aumento de produtividade quando é cultivada em meio a outras variedades de frutas, e por isso essa é uma excelente dica para quem está cultivando ameixas por motivos comerciais: misture-a com outras espécies.

A ameixeira geralmente dá frutos no verão e no inverno, e ela rende bastante: na média, 15 kilos de ameixa por cada árvore. Nessa época, ela precisa de bastante luz do ar e também bastante ar circulando para que possa crescer da maneira mais saudável possível.

Portanto, essa árvore costuma dar bons frutos em alguns anos e por isso é bom que você tenha paciência para que os frutos possam crescer da maneira correta e mais saudável possível.

O que Fazer com a Ameixa a Cada Estação

Você que está pensando em cultivar a ameixa com certeza acaba ficando na dúvida do que fazer com sua árvore com a chegada de uma nova estação, já que um clima novo traz necessidas novas para a planta e por isso é necessário que os cuidados acabem se modificando para que a planta continue crescendo bastante e da melhor maneira possível.

Por isso, vamos ver agora um passo a passo do que você precisa fazer em cada estação do ano com a sua ameixeira. Dessa forma, basta você conferir essa lista com a chegada de uma nova estação e com certeza não restarão dúvidas quanto ao cultivo da sua planta.

Inverno e primavera: essa época do ano a tendência é que as árvores deem flores e se tornem mais vivas. Para você que está cuidando da ameixeira, é necessário poder a árvore para que ela não fique tão pesada, e para isso você também não pode deixar cotos.

Esse é o melhor momento para retirar ramos que estão muito pesados, velhos ou até mesmo estragados por conta da ação do tempo, já que também é a hora de fertilizar bem a planta e cobri-la com bastante material de origem vegetal.

Começo do verão: no verão a ameixeira tende a dar alguns frutos e por isso é importante que você os retire da árvore para que ela não fique pesada e a planta comece a se desenvolver livremente sem maiores problemas.

Verão: essa é uma época do ano em que a ameixeira atrai muitos insetos e aves, por isso é importante que você faça um esforço para afastar esses animais da planta, ou então ela pode acabar morrendo e os frutos ficarão comidos e inutilizados.

Portanto, agora você já sabe o que fazer com a sua planta de acordo com cada estação do ano, com certeza assim o cultivo ficará mais fácil e você não terá maiores problemas para cuidar da planta ao longo de todo o ano!

Curiosidades Sobre a Ameixa

Saber algumas curiosidades sobre a ameixa também pode ser essencial para que seus estudos se tornem mais dinâmicos e não acabem ficando entediantes. Já foi provado que aprendemos mais com bullet points e curiosidades do que com textos corridos e entediantes. Por isso, vamos ver um pouco mais de curiosidades existentes sobre a ameixa.

  • A teoria existente é a de que a ameixa na verdade tem origem no centro-oeste do continente asiático, e por isso é uma fruta que foi importada para o Brasil;
  • A variedade conhecida com ameixa japonesa na verdade provavelmente teve origem na China, o que é bem irônico e interessante;
  • A ameixa possui propriedades medicinais e por isso está presente principalmente em remédios naturais feitos para prisão de ventre;
  • A ameixa seca é uma variedade excelente para quem faz exercícios físicos, já que ela consegue fornecer bastante energia sem aumentar tanto o nível de calorias consumidas;
  • Essa fruta pode durar na geladeira por até uma semana;
  • A ameixeira é uma das plantas frutíferas que mais se distribuiu pelo planeta, o que significa que a ameixa pode ser encontrada em muitos outros países do mundo;
  • Essa fruta pertence a mesma família das rosas, as flores tão amadas por todo o mundo;
  • Existe uma variedade de ameixa que na verdade não é uma ameixa, já que faz parte do gênero Ximênia, mas é muito similar. Ela é conhecida como ameixa da baía;
  • Essa é uma excelente fruta para combater problemas de saúde como o alzheimer, que causa esquecimento ao longo do tempo e precisa ser combatido;
  • A semente da ameixa possui um composto chamado de amigdalina, quando presente no corpo humano ele se transforma em cianeto, o que significa que ele fica tóxico para os seres humanos, por isso a semente de ameixa não deve ser consumida.

Quem diria que uma única fruta possuiria tantos assuntos interessantes para serem comentados, não é mesmo? Pode ter certeza que ainda existem muitos outros, mas esse texto está bem completo e após ler tudo você sabe a maioria das informações necessárias sobre essa fruta!

Quer saber mais informações sobre outras frutas? Leia também: O Que É Banana Orgânica? Que tipo de Banana é?

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *