Home / Plantas / Pêssego Amarelo: Calorias, Características, Nome Cientifico e Fotos

Pêssego Amarelo: Calorias, Características, Nome Cientifico e Fotos

O pêssego é uma fruta originária da China, que possui uma casca aveludada, no caso do tipo de pêssego que vamos falar hoje (pêssego amarelo), uma casca de tom amarelado com algumas partes em vermelho, sua polpa é bastante suculenta, sendo que grande parte dela é composta por água. Na maioria dos tipos de pêssegos o carroço existente no meio da fruta é preso à polpa. É uma fruta usada para fazer várias coisas, como por exemplo, doces, compotas, geleias, bolos, sucos e conservas. O pêssego não é considerado uma fruta muito calórica e é rico em vitaminas que fazem muito bem a saúde quando consumimos.

Nome Cientifico

Os pêssegos nascem em árvores, que se chamam pessegueiros. Essa árvore é conhecida cientificamente por Prunus Persica, nome também usado para classificar a espécie dos pêssegos.

Os pêssegos fazem parte do Reino Plantae, reino ao qual pertencem as plantas, árvores e flores. É parte da Divisão Magnoliophyta, divisão ao qual pertence às angiospermas, que são plantas que possuem suas sementes protegidas por uma espécie de fruto. Pertence à Classe Magnoliopsida, classe que compreende todas as plantas que possuem flores. Incluem-se na Ordem Rosales, que é uma ordem que também engloba plantas com flores, porém não inclui tantas plantas assim como a Classe Magnoliopsida. Faz parte a Família Rosaceae, que é uma família que também inclui plantas com flores, porém engloba menos que as citadas anteriormente e engloba mais espécies decíduas (são espécies que em determinada época do ano perdem suas folhas). Pertence ao Gênero Prunus, ao qual compreende as árvores e arbustos. E por fim, a Espécie do pêssego que é Prunus Persica, que é como ele é conhecido cientificamente.

Características Do Pêssego Amarelo

O pêssego amarelo possui uma casca amarelada com cerca de 30% de cor avermelhada. Sua polpa é amarela, de consistência firme e bem aderente ao caroço. Seu caroço é de cor vermelha e a polpa que está próxima ao caroço possui também um tom avermelhado. Seu sabor é uma mistura de doce e ácido e seu formado é redondo cônico.

Esse tipo de pêssego possui uma frutificação efetiva considerada muito boa. Consegue produzir de 30 a 60 kg de fruta por ano, essa variação depende de como o cultivar é tratado. O pêssego amarelo possui um tamanho grande, e um peso médio de 120 g. A floração de essa cultivar ocorre durante a segunda ou terceira semana de agosto e a maturação dos frutos ocorre durante os últimos dias de dezembro. O pêssego amarelo é um tipo de pêssego que não pode ser cultivado em locais que tenham muito vento, pois essa espécie possui sensibilidade á bacteriose.

Pêssego Amarelo na Árvore
Pêssego Amarelo na Árvore

O pêssego que possui a polpa amarela apresenta grande concentração de carotenoides, que são como estimulantes das funções imunológicas de nosso organismo. Esse pêssego possui uma característica interessante, ele pode ser usado tanto em casa para consumo do dia a dia quanto por indústrias. Como já sabemos o pêssego é rico em muitas vitaminas e nutrientes, e esse não é diferente, além de todos seus outros nutrientes, ele ainda possui uma grande quantidade de Vitamina C.

Qual é a Média De Calorias Que o Pêssego Amarelo Possui?

Se você está se perguntando qual é a média de calorias que cada pêssego amarelo possui, nós vamos te ajudar dando a resposta para essa pergunta. O valor de calorias que vamos dar aqui é referente a cada 100 g de pêssego amarelo. Então para cada 100 g de pêssego amarelo contêm em média 53, 3 calorias. Já um copo de suco de pêssego de 200 ml aproximadamente, contêm cerca de 32 calorias. E para quem gosta de pêssego em calda pode tomar um susto agora, cada 100 gramas de pêssego em calda possui em torno 167 calorias.

Agora vamos falar de outros nutrientes que o pêssego amarelo possui e quanto em média ele possui desses nutrientes a cada 100 gramas de fruta. Para cada 100 gramas de fruta possuem em média 14, 46 gramas de carboidrato, cerca de 0, 38 gramas de proteínas, em torno de 0, 12 gramas de gorduras totais, aproximadamente 0, 02 gramas de gorduras saturadas e por volta de 3, 16 gramas de fibra alimentar, esse pêssego não possui sódio.

Características do Pêssego
Características do Pêssego

Além de toda essa informação sobre calorias e nutrientes que te passamos agora, o pêssego é uma fruta composta em cerca de 90% de água, o que faz com que ela se torne uma fruta muito suculenta e saudável. E ele possui muitas vitaminas, como por exemplo, Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K, Vitamina E e várias Vitaminas que pertencem ao Complexo B. Essa fruta possui vitaminas e nutrientes tanto na casca quanto na polpa, então para as pessoas que não se importam de comer pêssego sem retirar a casca isso é bom, pois essas pessoas vão receber mais vitaminas e nutrientes em seus organismos.

Benefícios Do Pêssego Amarelo

Como já vimos o pêssego amarelo não é uma fruta muito calórica quando consumido de forma naturalmente, em fruta, pois o pêssego em calda já não é algo tão não calórico assim. Sendo uma fruta tão rica em nutrientes e vitaminas, ele possui seus benefícios, e agora vamos falar em como seu corpo podem ser beneficiado se você possuir uma dieta que contenha o pêssego amarelo.

Em seu organismo os nutrientes dessa fruta podem ajudar na saúde de seus olhos, na eliminação de toxinas que estão em excesso, combater o câncer e doenças crônicas, pode te ajudar também na perda de peso de forma saudável e sem fazer mal ao seu organismo, consegue melhorar sua saúde cardiovascular e ajudar na limpeza de seus rins.

Além de possuir benefícios para o interior de seu corpo, o pêssego amarelo possui benefícios para o exterior dele também. Essa fruta pode ajudar a prevenir ou diminuir rugas, adiar o envelhecimento da pele, ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse (fazendo com que sua pele não seja afetada por essas emoções que fazem mal para ela) e ajuda na saúde de seu couro cabeludo fazendo com que a queda de cabelo seja reduzida.

Leu esse texto e se interessou no assunto? Quer saber sobre algumas curiosidades e fatos interessantes sobre os pêssegos? Ou quer saber mais detalhadamente sobre os benefícios que o pêssego trás para nosso corpo? Caso você queira saber mais sobre alguns desses assuntos, é só clicar nesse link e ler mais um de nossos textos: Curiosidades Sobre o Pêssego e Fatos Interessantes da Fruta

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *