Home / Plantas / Curiosidades Sobre o Pêssego e Fatos Interessantes da Fruta

Curiosidades Sobre o Pêssego e Fatos Interessantes da Fruta

O pêssego é uma fruta com uma casca de tom amarelo com algumas partes em vermelho. É uma fruta que só de ver ela já parece ser suculenta e muito boa, e realmente, para as pessoas que gostam de um sabor doce, ela é boa mesmo. Essa fruta possui dentro de sua casca uma polpa que pode ser macia ou firme, depende qual é a variedade do pêssego, sua cor, geralmente, é amarela. Também contém uma grande e dura semente, que se encontra no meio da polpa, essa semente fica presa (na maioria das variedades de pêssego) à polpa.

Segundo o que os cientistas acreditam, os pêssegos são originários da China, e eles consideram o fato de poder existir pessegueiros na China a mais de quatro mil anos. Eles não afirmam quando os pêssegos foram trazidos para a Europa, mas o que se pode confirmar é que foi através dos colonos europeus que os pêssegos chegaram ao continente americano.

Curiosidade 1: Características

Os cientistas já comprovaram que os pêssegos preferem crescer em regiões temperadas, pois se tão bem melhor nessas regiões. Essa não é uma fruta muito calórica, cada unidade vai possuir em média 50 calorias. Sendo assim, uma ótima opção para quem deseja manter o peso ou cumprir uma dieta equilibrada. O pêssego é muito usado para preparar doces, bolos, compostas, geleias e sucos. É uma fruta muito rica em vitaminas, principalmente as vitamina C e a provitamina A. Além dessas, ele também apresenta uma grande variedade de vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12). E também possui as vitaminas K e E. O pêssego é uma fruta que contém uma grande quantidade de fibras, pois a cada 100 gramas dessa fruta existem em torno de 1, 5 gramas de fibras. Além de tudo isso, ele ainda possui uma boa quantidade de potássio, ferro, magnésio, zinco, fósforo e cálcio. E 90% do peso dessa fruta é composto por água, o que explica o motivo da fruta ser tão suculenta como ela é. Ou seja, o pêssego realmente é uma fruta que devemos consumir, pois possui uma grande variedade de vitaminas, boa quantidade de fibras e grande quantidade de água.

Curiosidade 2: Benefícios do Pêssego no Corpo

Como nós acabamos de ver no parágrafo acima, o pêssego é uma fruta riquíssima em vitaminas e fibras. Portanto, essa fruta com certeza possui muitos benefícios para quem a consumir. Então, vamos ver agora quais são os benefícios que o pêssego traz para o nosso corpo e organismo. E se preparem, pois a lista realmente não é muito pequena.

  • Benefício do pêssego com os olhos

O pêssego também é uma grande fonte de beta-caroteno, esse é um composto que quando consumimos o nosso corpo o transformara em Vitamina A, e esse composto é essencial para a saúde da retina dos nossos olhos. A maior parte das pessoas que possuem problemas de visão são deficientes de beta-caroteno. O consumo de pêssego faz com que os níveis desse composto aumentem no nosso organismo e desse modo ele acaba ajudando na saúde dos nossos olhos. O beta-caroteno ajuda a prevenir da cegueira noturna e degeneração macular relacionada à idade.

  • Benefícios do pêssego na proteção contra as toxinas

Essa fruta pode ser uma ótima maneira para você limpar as toxinas que estão em excesso no seu cólon, fígado, rins e estômago. O pêssego possui uma alta quantia de fibras e quando seu corpo absorver essas fibras ele “empurrará” para fora qualquer resíduo tóxico que esteja em excesso no seu corpo. O consumo dessa fruta também ajuda a prevenir o câncer de cólon. E como já citamos nesse texto, o pêssego é rico em potássio, e o potássio ajuda na redução de doenças relacionadas aos rins e também ajuda a reduzir as chances de desenvolvimento de úlceras.

  • Benefícios do pêssego para perder peso

O pêssego é uma fruta muito amiga das dietas para as pessoas que querem perder ou manter seu peso atual. Ele contém em média apenas 50 calorias por unidade, essa fruta faz com que você se sinta satisfeita sem comer demais e te impede de ficar comendo em excesso. Dessa forma, o pêssego controla sua fome e faz com que você perca peso, ou mantenha a balança no número em que está.

  • Benefícios do pêssego para o combate ao câncer

Essa fruta possui níveis altos de antioxidantes. Especificamente o pêssego possui um antioxidante, o ácido clorogênico, que é conhecido por proteger o corpo contra o câncer e outras doenças crônicas. Esse antioxidante também é responsável pela redução de inflamações no corpo, uma ótima dica para quem sofre de artrite, e ajuda a adiar o processo de envelhecimento.

  • Benefícios do pêssego para a saúde cardiovascular

Como já vimos, o pêssego é rico em vitamina K e em Ferro, essas duas substâncias são muito importantes para manter a saúde do coração em dia. A vitamina K vai impedir a coagulação do sangue e também vai te proteger contra várias doenças cardíacas. E o Ferro vai servir para manter o sangue forte e saudável e ainda previne a anemia.

  • Benefícios do pêssego para a limpeza dos rins

O pêssego possui bastante potássio, e esse componente é um ótimo ajudante para a limpeza da bexiga e ele também ajuda a reduzir doenças relacionadas aos rins. A concentração de potássio e de algumas outras vitaminas no pêssego permite que seu corpo mantenha o seu fígado e a sua função renal normal. Além do mais, o consumo do pêssego vai ajudar a evitar muitas doenças renais e também ajuda no livramento das pedras nos rins.

Curiosidade 3: Benefícios do Pêssego na Pele

Como já falamos dos benefícios que os pêssegos proporcionam ao nosso corpo, agora vamos falar sobre os efeitos que eles podem causar na nossa pele. As maiorias das pessoas conhecem o termo “pele de pêssego”, esse termo é usado geralmente para definir uma pele lisa, bonita e saudável. E esse termo não está errado não, com todas as vitaminas que o pêssego possui, ele faz muito bem para a beleza e para a saúde de sua pele.

  • O pêssego ajuda a prevenir rugas

Contendo muitas vitaminas, o pêssego também possui Vitamina A, essa vitamina vai fornecer umidade a sua pele, o que ajuda a melhorar sua textura fazendo com que ela fique macia e flexível. Essa fruta também possui Vitamina C, que é um poderoso antioxidante que protege a pele de danos dos radicais livres. Cerca de um ou dois pêssegos por dia já vão fazer uma diferença na saúde e beleza de sua pele. O pêssego também pode ser usado diretamente em sua pele para ajudar no livramento de rugas.

  • O pêssego ajuda a reduzir a ansiedade e estresse

Uma coisa que ocorre demais no nosso dia a dia é o fato de nos estressarmos ou de ficarmos ansiosos com alguma coisa, e tudo isso contribui de forma negativa para a nossa pele. Porém, se você está sofrendo com isso o pêssego pode te dar uma ajudinha, ele consegue amenizar a sua ansiedade e o seu estresse, fazendo com que sua pele não sinta muito essas emoções. Alguns cientistas até gostam de se referir ao pêssego como “Fruto da calma”.

Benefícios do Pêssego na Pele
  • O pêssego reduz a queda de cabelo

Se seu cabelo está caindo e você já fez de tudo para essa queda diminuir, tente começar a comer pêssego todos os dias. O pêssego possui um efeito positivo sobre o nosso cabelo, ele melhora a saúde do couro cabeludo e consequentemente ajuda a reduzir a queda de cabelo.

Curiosidade 4:  Quando Eles Estão Disponíveis Nos Mercados

Depois de receber todas essas dicas e de saber quais são os benefícios que os pêssegos têm em nosso corpo e em nossa pele, provavelmente você vai querer entrar no grupo dos apaixonados por pêssegos. E para a sorte de vocês e de quem já está nesse grupo o pêssego é um fruto que se encontra disponível nos mercados durante o ano todo, ele é mais abundante nos meses de verão, porém no inverno ele também é encontrado nos mercados. Ou seja, agora você não vai ter mais desculpa para não comer pêssegos e contribuir para o melhoramento de seu corpo e de sua pele.

Caso você queira saber mais sobre os pêssegos e quais são os tipos de variedades de pêssegos, acesse este link e leia mais um de nossos textos: Lista De Tipos De Variedades De Pêssegos Com Nome e Fotos

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.