Home / Plantas / Doenças da Jaqueira: Principais Pragas e Problemas da Árvore

Doenças da Jaqueira: Principais Pragas e Problemas da Árvore

No post de hoje iremos falar um pouco mais sobre as jaqueiras e especialmente sobre as doenças e pragas que podem ocorrer nessa árvore. Continue lendo para aprender mais.

Características Gerais da Jaqueira

A jaca é um fruto que vem da árvore chamada Jaqueira. Ela é extremamemente popular aqui no Brasil, e em alguns outros países da América do Sul. É uma árvore de clima tropical, e sua origem é lá da Índia, somente chegando no nosso país no meio do século 18. Apesar da diferença dos locais, conseguiu se adaptar completamente, e hoje cresce em praticamente todos os cantos e estados. O nome científico dela é Artocarpus integrifolia. Possui um porte médio ao grande, podendo ultrapassar os 20 metros de altura, e o seu tronco ter um diâmetro de mais de 1 metro. Também é perene, o que significa que suas folhas permanecem intactas o ano inteiro. O local do Brasil onde essa planta é mais encontrada continua sendo na região Amazônica e na região costeira.

A partir dessa árvore, nós temos o fruto jaca, como havíamos falado anteriormente. Sendo assim, a jaca manteiga provavelmente a mais conhecida e consumida do país. Ela nasce diretamente do tronco, principalmente aqueles mais embaixo. A fruta é formada por gomos, no qual cada um deles possui uma semente grande, recoberta pela parte carnuda, sua polpa cremosa, ela que nós comemos. Essa polpa tem uma coloração amarelada, e é uma superfície áspera, quando já estão maduras. Quando não, sua coloração mantém-se esverdeada. Diferente da grande maioria das frutas que estamos acostumados, a jaca é enorme. Podemos ver isso quando pegamos uma única fruta que pode chegar a pesar até 15 quilogramas. Além de ser uma fruta deliciosa, é também rica em diversos componentes bons para nosso corpo, como por exemplo, carboidratos na medida certa, sais minerais (cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro), vitaminas A, do complexo B e também vitamina C.

Jaqueira e suas Características

Para quem quer cultivar uma jaqueira em casa, é preciso pensar em algumas coisas antes. Primeiro em relação ao local, que deve ter um bom espaço aberto e arejado, já que é uma árvore que cresce bastante tanto para cima quanto para os lados. Depois, deve-se pensar no solo, que deve ser bem rico em mineiras, com húmus fresco e seja bom com drenagem. A propagação dessa árvore pode ser feita pelas suas sementes, e a germinação demora em torno de 3 a 8 semanas.

Alguns cuidados são necessários com essa planta, como por exemplo, logo quando estiver 4 folhos, as mudas precisam ser retiradas, evitando que haja mais folhas antes da remoção. Outro cuidado é em relação aos ataques na planta, que são comuns principalmente de pulgões, moscas e cochonilhas. No momento em que você perceber qualquer um desses ataques, o problema deve ser resolvido o quanto antes, para assim conseguir evitar a morte da jaqueira. A jaqueira tem uma adaptação fácil, porém, os melhores climas para ela são o equatorial, subtropical e tropical. Não conseguem aguentar geadas nem calor muito extremo. O local no começo de sua vida deve ser meia sombra, mas depois de adulta pode ficar em sol pleno.

A jaqueira atinge sua maturação entre os 3 e 8 meses depois de sua primeira floração. A primeira coisa que percebemos na mudança é em relação a cor, que sai de um verde mais claro para o amarelo pardo. A fruta muda em questão de textura e firmeza, quanto mais madura, mais ela vai ceder quando pressionamos o dedo. É uma fruta que pode ser consumida verde ou já madura, o problema da segunda opção é que logo após atingir o amadurecimento, rapidamente ela começa a apodrecer. Os frutos são muito saborosos e tem um perfume único. Eles podem ser consumidos natural, ou utilizados em geleias, doces e licores. Algumas dietas veganas e vegetarianas utilizam dessa fruta para substituir a carne animal, pela semelhança da textura.

Doenças das Jaqueiras: Principais Pragas e Problemas da Árvore

Quando você está lidando com uma árvore, é normal que ela venha a sofrer com doenças e pragas, mas isso não quer dizer que ela morrerá. Com os cuidados certos, você consegue recupera-la sem muitos estragos ou nenhum até mesmo. Existem algumas mais comuns que outras no caso da jaqueira. Uma delas é causada por um fungo chamado Colletotrichum gloeosporiodes. A doença ficou conhecida como antracnose, e pode atacar diretamente o fruto em todos os estágios de seu desenvolvimento.

Mancha de Alga na Jaqueira
Mancha de Alga na Jaqueira

Esse fungo ocorre principalmente em regiões ou épocas de clima mais quente e úmido, quando eles atacam o fruto e deixam-no com um aspecto mumificado e caem antes mesmo de se desenvolverem. Para conseguir controlar essa doença, você pode utilizar caldas bordalesa e sulfocálcica, assim como também podem ser utilizadas como medida de prevenção. Nós também temos animais que destroem a jaqueira. A abelha preta estraga as folhas, e costuma-se controla-la com o uso de produtos químicos em seus ninhos.

Nós temos também a Arlequim da mata, um besouro com patas compridas e um corpo grande de cor verde, vermelho e preto no qual libera sua lagarta branca abrindo galerias no tronco da jaqueira. Para controlar essa praga de lagartas, o normal é limpar os orifícios que elas fizeram, aplicando pasta fosfina ou até mesmo gasolina, e logo após vedando o orifício com cera de abelha para matar as larvas. Ainda nas lagartas, o bicho-cesto também é ruim, e alimenta das folhas da árvore. Utilizando inseticidas já é possível fazer o controle.

O besouro do fruto, de cor parda e riscos mais escuros em suas asas, costuma atacar os frutos, indo diretamente para sua polpa. Seu controle é feito por pulverização dos frutos com produtos químicos diversificados. O mesmo controle pode ser usado para lidar cm as cigarrinhas dos brotos, que atacam, como o nome já dizem, os brotos e também o pedúnculo do fruto. Por último, as cochonilhas que atacam as folhas e são resolvidas a partir do uso de uma de mistura de óleo mineral para agricultura junto com inseticidas fosforados.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre as doenças e pragas que a árvore da jaqueira pode ter. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los.

Você pode ler mais sobre jacas e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Suco de Babosa

Babosa Serve para Tratar que Tipo de Doenças? Lista de Doenças

Babosa: O que é? Babosa, nome popular para a planta Aloe Vera, leva esse nome …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *