Home / Plantas / Como Cuidar de um Lírio no Vaso?

Como Cuidar de um Lírio no Vaso?

Uma das flores mais belas da natureza é, sem dúvida, o lírio. Não é à toa, portanto, que muitos querem plantá-la em vasos. Porém, existem certas peculiaridades que precisam ser observadas para ter sucesso nesse plantio.

Então, vamos saber agora como plantar lírio no vaso e como cuidar dele de maneira correta?

Um Pouco da História dos Lírios e suas Variedades

Mesmo sendo originário da Europa, da Ásia e da América do Norte, o lírio possui espécies nativas nos trópicos também, especialmente onde as regiões são mais elevadas e frias. Atualmente, mais da metade das espécies dessa flor são encontradas na China e no Japão.

Basicamente são plantas de bulbo, fornecendo apenas um broto por cada bulbo formado, que é de onde saem folhas e flores. O se u porte varia de pequeno a médio, sendo que o cultivo é bem simples, já que, em geral, você já encontra os bulbos prontos para o plantio em si. A recomendação, por sinal, é fazer o plantio no outono, ou mesmo no início do inverno.

São no total, três tipos existentes de lírios. O primeiro deles é o chamado oriental, apresentando flores grandes e um perfume bem forte. O outro tipo são os asiáticos, que já apresentam flores menores, e quase não possuem perfume, tendo, no entanto, cores bem vivas e variadas. Por último, temos o longuiflorum, que florescem somente nas cores branca e creme, e cujas flores são bem grandes.

Agora que já fizemos um breve resumo do que são os lírios, vamos mostrar como cuidar melhor deles, especialmente, em vasos.

Cuidados Básicos com os Lírios

De uma maneira geral, os lírios precisam de muita luz do sol para poder se desenvolver de maneira correta. Portanto, o ideal é colocar o vaso na parte externa da casa, ou, pelo menos, numa janela onde bata a luz solar durante metade do dia. Porém, evite horários de sol muito forte, como no início da tarde.

É preciso também que o substrato tenha um bom escoamento. No caso do plantio em vasos, o mais recomendados é que sejam devidamente vazados na parte de baixo, e que sejam, preferencialmente de barro.

Caso você faça a compra de bulbos já prontos, eles precisam ir imediatamente para o plantio, para que se garanta uma boa floração do lírio. Caso não possa plantá-los imediatamente, uma dica é colocá-los na geladeira, pois, dessa forma, irá se evitar que brotem.

Lírios Características

O ideal é fazer buracos de cerca de 10 cm de profundidade, jogar farinha de osso no fundo do buraco, e colocar os bulbos por cima, Depois é regar imediatamente para incentivar que o bulbo cresça.

A terra, por sinal, tem que ser leve, com nível alto de fertilizante. Uma dica é preparar a terra adicionando areia grossa e adubo orgânico, pois, dessa forma, ela ficará bem drenável, que é isso o que o lírio gosta.

Com o Devem ser as Regas?

O bom é que os lírios não são plantas que precisem de regas muito constantes, apenas quando for realmente necessário. Caso você molhe demais o lírio, provavelmente o bulbo irá apodrecer. O ideal, portanto, não é deixar a terra constantemente úmida.

Quando a estação estiver bem mais seca, a recomendação é regar de 2 a 3 vezes por semana, mais ou menos. Já em épocas do ano mais úmidas, o mais aconselhável é regar apenas 1 única vez por semana, que será mais do que suficiente.

E, Quanto às Podas?

Neste caso aqui, é bom salientar que as podas dos lírios são bem importantes, especialmente quando é período de floração. Isso mantém a planta bastante forte e saudável para os anos que virão. O procedimento é cortar as flores murchas e mortas, e manter, pelo menos, dois terços da haste completamente intacta.

Lembrando ainda que você pode, tranquilamente, deixar os pedaços cortados no solo. Dessa forma, a planta absorverá os nutrientes das partes dela própria.

Importante destacar também que se você pretende retirar as flores para usá-las em arranjos, o ideal é cortar apenas um terço do caule, deixando o restante da haste fincada para garantir a floração seguinte.

Como Fazer o Lírio Florescer Novamente no Vaso?

Sendo plantado em um vaso, é um pouco mais complicado que o lírio volte a florescer, porém, há a possibilidade de fazer com que isso aconteça, caso você faça alguns procedimentos.

O primeiro desses procedimentos é continuar regando o lírio por, pelo menos, uns 3 meses seguidos logo após as flores murcharem e morrem. Depois desse tempo, o próximo passo é parar de colocar água, esperando as hastes secarem completamente.

Nesse ponto, a partir do momento em que você perceber que tanto as folhas, quanto as hastes estão secas, você deve retirar o bulbo da terra, e colocá-lo em um saco plástico que seja perfurado, e colocá-lo na geladeira na parte menos fria do eletrodoméstico, como a gaveta de legumes, por exemplo.

Esse bulbo terá que ficar na geladeira por, pelo menos, uns 4 meses, com ele não entrando em choque com outros materiais para não sofrer nenhuma espécie de dano. Depois desses meses, você deve retirar o bulbo da geladeira, e plantá-lo novamente no vaso. É importante que, nos primeiros 10 dias, o vaso fique em um local que seja fresco e bem arejado.

Após esses 10 dias, você deve mudar o vaso para um local que seja bem iluminado, regando sempre que a terra dele estiver começando a ficar seca. Com tudo dando certo, os lírios voltarão a crescer normalmente, e darão flores em um prazo de 2 ou 3 meses, mais ou menos.

E, Por que Esse Procedimento de Resfriar o Bulbo é Bom?

É importante resfriar o bulbo antes de plantá-lo novamente por um motivo bem simples:a planta precisa “entender” que o inverno chegou, e que ela pode se preparar para mais um ciclo de vida que se aproxima.

Como os lírios são provenientes de regiões muito frias, deixar os seus bulbos na geladeira, deixa-os num estado de dormência, pois esse procedimento fará com que as flores da planta brotem novamente, e embelezem, nos vasos, a sua casa, ou jardim.

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *