Home / Plantas / Jasmim Estrela: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Jasmim Estrela: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Ao contrário do que o nome sugere, o jasmim estrela (trachelospermum jasminoides) não pertence à família botânica dos jasmim, mas à das pervincas (apocynaceae). Esta planta trepadeira foi trazida da China pelo botânico britânico Robert Fortune em 1844. Muito florida, muito resistente a -10 ou -12°C e decorativa durante todo o ano, graças a uma sempre-viva brilhante, essas três qualidades fizeram o sucesso desta planta trepadeira ao ser instalada em terraços, varandas ou pérgolas, nos embriagando durante todo o verão com a fragrância delicada oferecida por suas muitas flores brancas.

Com uma altura entre 2 e 4 metros, a planta jasmim estrela é uma daquelas culturas que tem capacidade para cobrir uma grande parede em poucos anos até ocultar completamente a vista. Esta planta entrelaçada forma um emaranhado de hastes marrons, finas, ásperas ao toque, contendo um látex branco e envolvendo-as em torno de seu suporte de treliça. As folhas verde-escuras, persistentes e opostas, ovais e pontiagudas, permanecem, pela aparência envernizada, decorativas durante todo o inverno.

As lindas flores de jasmim estrela, com pétalas retorcidas, florescem em buquês durante todo o verão, de dezembro a fevereiro, mais cedo e mais tarde (final de outubro a início de março) nas regiões costeiras ou em climas amenos. Elas exalam um perfume delicado de jasmim, mais poderoso ao entardecer. Depois de alguns anos, a floração, impressionante por sua abundância, cobre toda a planta.

Apesar de uma boa resistência, a planta jasmim estrela fornece resultados satisfatórios apenas em climas amenos. Instale-a no sopé de um muro onde possa obter o benefício de uma exposição quente protegida dos ventos frios. A planta precisa armazenar calor para florescer generosamente. Quanto ao solo, o jasmim estrela gosta de solos ricos em húmus, mas bem drenados, permanecendo frescos também no verão. No entanto, tolera um período de seca temporária.

Como cuidar da planta jasmim estrela

Para ocultar uma parede grande, plante vários metros durante a primavera a uma distância de 1 metro. Já planeje uma treliça a ser colonizada, dependendo da superfície a ser coberta: arame esticado simples, malha metálica, uma treliça metálica de madeira ou melhor. O jasmim estrela prefere solos humíferos, levemente ácidos.

Misture no solo uma boa dose de composto e cubra o solo com casca de pinheiro ou outros cascalhos para manter a umidade, sem excesso, e manter a acidez. Nos primeiros anos, a manutenção limita-se a apoiar a planta em seu crescimento, orientando seus galhos no suporte de treliça na direção desejada.

Planta Jasmim Estrela

Em regiões com clima mais severo, é preferível o cultivo de trachelospermum jasminoides em uma panela ou em uma banheira grande para poder inverná-lo facilmente em uma estufa ou varanda não aquecida. Escolha um recipiente grande, com 30 a 40 centímetros de diâmetro. Perfure o fundo, deposite uma camada espessa de drenagem, e para preparar o meio de cultivo, misture 2/3 do solo do jardim com 1/3 do solo de urze. Fertilize todos os anos no início da primavera, complementando o nível de substrato na panela.

O repostamento deverá ser feito a cada dois ou três anos, quando as raízes encostar-se contra as paredes. Escolha uma panela um pouco maior para acompanhar suavemente o crescimento desta bela planta volátil até o volume final desejado. Nessas condições, o jasmim estrela pode ser cultivado durante todo o ano em uma varanda protegida, ao pé de uma parede, em um terraço ou mesmo em uma varanda.

Cortando e fazendo mudas do jasmim estrela

O tamanho da jasmim estrela é normalmente limitado a trazer os galhos mais vigorosos para a linha. Prepare-os com podadores. No entanto, se o volume atingido após alguns anos se tornar embaraçoso e o trachelospermum deixar a estrutura estrita que você deseja impor, podá-lo rapidamente após a floração.

A estratificação do jasmim estrela é considerado bem fácil! Basta selecionar um galho baixo, enterrá-lo raso e mantê-lo nessa posição usando um suporte de metal, madeira ou uma pedra grande. Remova as folhas em contato com o chão para impedir que apodreçam. Traga a parte terminal da ramificação verticalmente, piquetando-a. A estratificação é uma técnica de multiplicação bastante longa, mas a taxa de sucesso é muito boa. Reserve entre 6 e 12 meses para a nova planta criar raízes e é possível desmamar a camada. No lado da manutenção, apenas regue de vez em quando para manter o solo fresco.

Após a floração, no final do verão, corte as pontas das hastes de 10 a 15 cm de comprimento em ângulo, apenas um nó (um par de folhas). Remova todas as folhas do fundo do corte de jasmim estrela para manter apenas as duas mais altas. Picar então cada corte preparado num vaso de barro preenchido com uma mistura de solo final e areia previamente umedecida. Cubra com uma tampa feita cortando a parte superior de uma garrafa de água plástica,por exemplo, para colocar no ensopado. Molhe moderadamente, e a coloque em um local sombreado.

Aguarde a formação de novas folhas antes de colocar novamente cada corte enraizado em um recipiente individual. Mantenha-a protegida durante todo o inverno, regando pouco (em estufa, varanda ou abrigo sem aquecimento). Dica: para maximizar as chances de sucesso, deixe secar o tamanho da ferida por 2 horas antes de instalar o corte do jasmim estrela em sua panela, o látex tem tempo para drenar e formar um primeiro selante de cura.

Etimologia e História do Jasmim Estrela

Trachelospermum jasminoides é nativo da China, Japão, Coréia e Vietnã. Cresce à beira das florestas nativas dessas regiões. É comumente cultivada como planta ornamental mas também é muito apreciado o óleo aromático extraído das flores. Esta espécie é recomendada para revegetação de calçadas urbanas ao longo de fachadas. Na China, é frequentemente cultivada em rochas ou árvores. É chamado luoshi络 石 (rede de pedras) porque se espalha em uma rede sobre a rocha.

Trachelospermum consiste do grego etymons trachelos τραχελος “pescoço”, e sperma σπερμα “semente, sementes”, referindo-se à forma das sementes, alongadas, estreitado na parte superior e que terminam com uma pluma. Especificamente, o epíteto jasminoides é flores “como o jasmim”. O muito habilidoso colecionador de plantas, Robert Fortune, conheceu a planta na China, perto de Xangai, e enviou espécimes vivos para a Inglaterra em 1844, para o Jardim da Sociedade Hortícola de Londres, onde floresceu no ano seguinte.

O botânico britânico John Lindley descreveu-a e classificou-a em 1846 entre Rhynchospermum, um gênero de Apocynaceae, criado por Alphonse de Candolle. Em 1851, Charles Lemaire percebeu que o gênero Rhynchospermum já havia sido utilizado na família Asteraceae e reclassificou o jasmim estrela entre os trachelospermum.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *