Home / Plantas / Como Fazer Muda de Mangostão Amarelo

Como Fazer Muda de Mangostão Amarelo

Fazer mudas de plantas, em geral, é bem fácil, bem simples. É o caso do chamado mangostão amarelo, cujo nome científico é Garcinia cochinchinensis. Trata-se de uma árvore frutífera tropical, de crescimento lento e de frutos bastante saborosos, apesar da acidez da polpa servir mais para a confecção de certos produtos.

Vamos saber mais sobre como fazer mudas dessa árvore, em especial, a partir de sementes?

Como é Feita a Propagação do Mangostão Amarelo?

Antes de qualquer coisa, é bom deixar claro que as árvores do mangostão amarelo (e dos mangostões em geral) são unissexuais, ou seja, possuem macho e fêmea. A questão é que as plantas “macho” são raras, e sem elas, não há pólen.

As próprias sementes dessa árvore não são sementes propriamente ditas, e sim embriões ainda não fertilizados. Essas sementes, por sinal, são apomíticas, o que significa que não há envolvimento de processos sexuais para o desenvolvimento delas. E, é por isso que, em muitos lugares, a produção de mudas é feita sexuadamente.

Quando germinam, as sementes perdem muito rapidamente a sua viabilidade, não podendo, portanto, serem conservadas através de métodos tradicionais. Métodos, esses, que se baseiam na redução do teor de água, e no armazenamento a baixas temperaturas.

Alguns procedimentos podem ser feitos para impedir essa inviabilidade das sementes, como, por exemplo, a estratificação delas em substratos humedecidos com água. Esse substrato pode ser fibra de coco, pó de serragem curtida ou vernaculista. Como alternativa, as sementes podem ser conservadas dentro dos frutos, ou mesmo em sacos de polietileno em até 35 dias.

Cultivando Mudas de Mangostão Amarelo Através de Sementes

Como as condições climáticas parta essa árvore frutificar são bem rigorosas, plantá-la através de sementes pode ser bastante demorado. Afinal, o ambiente em que ela está precisa se manter estável por um período de, pelo menos, uns 12 anos, que é o tempo necessário para uma semente virar uma árvore adulta, e começar a dar frutos.

Mudas de Mangostão Amarelo

É bom deixar claro que se trata de uma planta que não tolera transplantes, ou seja, o ideal é plantá-la em uma área que seja grande e bem resistente. Assim, você não precisará replantá-la por um período de mais ou menos 3 ou 5 anos (período em que se tem mudas que, aí sim, podem ser transplantadas uma vez).

Mas, qual o passo a passo desse processo? É o que vamos ver agora.

Cuidados Básicos Com as Sementes e as Mudas do Mangostão Amarelo

O primeiro dos procedimentos é pegar sementes bem desenvolvidas que façam parte de um fruto já maduro. Pega-se, então, o fruto, retira-se as suas sementes, e as prepara para serem plantadas imediatamente. O ideal é que sejam cultivadas, no máximo, em poucos dias após serem retiradas da fruta.

Você pode comprar as sementes de maneira avulsa. Elas vêm embaladas em musgos úmidos na maior parte das vezes, em sacolas ou mesmo em recipientes herméticos. Nesses casos, deixe-as de molho por, pelo menos, 24 horas antes de plantá-las.

O plantio deve ser feito em buracos de uns 20 cm de profundidade, em solo que seja arenoso, e que tenha também bastante material orgânico, misturado com composto orgânico. Já o solo deve ter 1,20 m de profundidade total.

Em geral, a germinação demora de 20 a 22 dias, e se encerra em torno de 43 dias. Pra se ter uma ideia, as mudas demoram cerca de 2 anos para atingir uns 30 cm de comprimento. Alcançando 60 cm, o transplante pode ser feito (o que demora mais 1 ou 2 anos). No entanto, é preciso ter em mente que esse procedimento só deve ser feito se necessário.

Também é preciso ficar atento à eliminação de ervas daninhas que, porventura, formem-se perto do mangostão amarelo. Recomenda-se, ainda, adubações foliares através de produtos que tenham macro e micro nutrientes. A aplicação preventiva de fungicidas a cada 2 meses também é o ideal para evitar a proliferação de doenças.

Condições Finais para Fazer o Mangostão Amarelo Germinar

É preciso que a temperatura esteja equilibrada e adequada por anos para que a planta do mangostão amarelo germine tranquilamente. Essa temperatura tem que ser sempre acima de 10°C e abaixo dos 37°C. É imprescindível proteger as mudas de ventos fortes também.

É importante que a planta receba, pelo menos, 13 horas diárias de luz solar filtrada, ou com sombra parcial. Mas, nunca direta. Por fim, regue-a com bastante frequência, mantendo assim o solo úmido. E, use apenas e tão somente água potável, jamais deixando a planta receber, por exemplo, água salgada ou de torneira salina.

No geral, as árvores do mangostão amarelo podem ser propagadas por enxertia de garfagem no topo em fenda cheia. Porém, enxertia em fenda lateral e de encostia também podem ser usadas sem problema. Só ressaltado, mais uma vez que as mudas precisam ter mais de 2 anos de idade, em especial, para poderem passar por esse processo de enxertia.

Uma Curiosidade: não Confunda o Mangostão Amarelo com o Mangostão Verdadeiro

O mangostão amarelo também é popularmente chamado de falso mangostão. O que acontece é que ambas às plantas pertencem à mesma família, e, por isso, são parecidos fisicamente. No entanto, o fruto, em si, das duas é bem diferente. O que são parecidas entre elas são as folhas, e é comum fruticultores comprarem mudas de uma pensando ser outra.

É bom deixar claro que os frutos do falso mangostão (ou mangostão amarelo) são comestíveis, sim, apesar de sua polpa ser bem ácida. Por esse motivo, são muito usadas para fazer sucos e geleias. O fruto, por sinal, é esverdeado, ficando amarelado quanto está maduro. É pontiagudo e produz em pencas, bem próximo ao ramo.

Destaque-se ainda que existe uma outra espécie, de nome científico G. xahthochymus, que também recebe a denominação de falso mangostão, mas cujos frutos são menores do que a Garcinia cochinchinensis.

E, como fazer para diferenciar um falso mangostão de um verdadeiro? Simples: é só olhar o látex, que é amarelado no falso, e branco no verdadeiro. Para observar o látex, basta destacar uma folha da planta. Confusão resolvida.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para que o seu plantio do mangostão amarelo obtenha sucesso, e frutifique bastante.

Veja também

Como Fazer Chá da Casca do Mangostão

Conhecido como “a rainha” das frutas dos países tropicais, o Mangostão possui um sabor e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *