Home / Plantas / Quais As Diferenças De Pêssego, Ameixa, Nectarina E Damasco?

Quais As Diferenças De Pêssego, Ameixa, Nectarina E Damasco?

Confundir algumas frutas é mais comum do que você imagina. Muitas vezes elas possuem cores, formas e até cheiros parecidos, o que faz com que qualquer pessoa menos experiente acabe fazendo uma compra equivocada, levando uma quando, na verdade, queria outra.

Isso pode acontecer, por exemplo, com o Pêssego, Ameixa e Nectarina. São frutas diferentes, mas que podem causar uma pequena confusão, principalmente porque à primeira vista são bem parecidas.

Apesar de visualmente compartilharem essas semelhanças, é importante entender que são diferentes no que diz respeito aos seus valores nutricionais. Além do sabor, que é completamente variado entre elas.

De qualquer forma, todas essas frutas são excelentes fontes de nutrientes considerados fundamentais para o bem-estar do ser humano. Mas, é legal conhecer as suas diferenças para nunca mais se confundir na hora de fazer a feira.

Veja Quais São As Diferenças Entre As Quatro Frutas!

De fato, pêssego, ameixa, nectarina e damasco são “primas”. Elas fazem parte de uma mesma linhagem, mas possuem as suas particularidades. Uma delas é com relação à casca, sendo que a pêssego é a mais fácil de diferenciar.

Você já deve ter ouvido a expressão de que alguém tem a pele “macia como um pêssego”. Isso é usado porque, assim como a pele humana, essa fruta possui uma espécie de penugem em sua casca, o que torna o toque mais agradável e macio.

Se comparada com as outras três que estamos analisando, o pêssego é a única fruta que traz essas características – o que já pode ser uma saída para que você consiga diferenciá-lo quando precisar.

Mas as diferenças não param por aí. Ainda existem outras características que podem ser percebidas, e que facilitar na hora da compra. Vamos analisar isso com calma.

  • Pêssego:

O pêssego é uma fruta de sabor incrível, doce e úmida. Sua carne é bem macia e suculenta, e ele é rico em diferentes nutrientes, sendo uma excelente fonte de potássio, fibras e vitamina A e C.

faz muito bem ao rim, sendo uma ótima escolha para evitar as temidas pedras. Também é bom para fortalecer o sistema imunológico, contribuindo para que você tenha mais saúde.

  • Ameixa:

Já as ameixas são excelentes fontes de antioxidantes, e atuam como uma proteção contra diversas doenças, principalmente aquelas causadas pela presença dos temidos radicais livres.

  • Nectarina:

    Punhado de Nectarina
    Punhado de Nectarina

A nectarina é a parente mais próxima do pêssego. Mas, a principal diferença entre essas duas frutas é que a nectarina possui uma concentração ainda maior de vitamina C!

Assim como o pêssego, no entanto, ela é rica em fibras, o que contribui principalmente para o bom funcionamento intestinal, e ajuda na sensação de saciedade – sendo uma ótima alternativa para quem está de dieta.

  • Damasco:

O Damasco é menos suculento que o pêssego, e possui uma poupa mais rígida. Ele é rico em vitaminas A e B, e também é uma excelente fonte de potássio. Apesar do sabor adocicado, é possível notar uma acidez mais acentuada.

Existe Diferença De Cores Entre Essas Frutas?

Com certeza a cor pode ser um dos fatores mais importantes na hora de diferenciar as frutas. Apesar de o formado e o tamanho de todas elas – pêssego, ameixa, nectarina e damasco – serem parecidos, a cor pode variar um pouco mais.

O pêssego possui uma coloração que varia entre o amarelo e vermelho. De longe ele pode parecer com algumas maçãs menores, mas de perto é possível perceber a diferença. A principal característica da casca é a penugem fina que ela traz.

Por dentro, sua polpa é amarela, possui um cheiro forte e adocicado, e o centro é preenchido por um caroço de coloração bem escura e aspecto rígido.

Já a ameixa possui uma casca lisa e de cor bem forte, acentuada em um vinho fechado. Pode parecer as vezes preta, mas a coloração é uma variação do vermelho – e dependendo da luz você enxergará uma cor diferente.

O interior é amarelo e as vezes vermelho, e também traz um caroço grande e rígido no centro, que, quando a fruta é cortada, fica em um dos lados das metades.

Conheça As Características Físicas Da Nectarina E Do Damasco!

A nectarina possui uma cor mais parecida com o pêssego, mas a principal diferença é que a sua casca é lisa, sem a penugem. Isso pode ser perceptível ao olho e também ao toque.

O interior é amarelo e amarelado e úmido, mas a sua semente no centro tem cor avermelhada, diferente das anteriores, além de parecer possui uma espécie de “escama”.

O damasco, por sua vez, tem prevalência da cor amarela em sua casca, sendo que em seu estado mais maduro também possui pontos de vermelho que são bem aparentes.

Por dentro, no entanto, ele é completamente amarelo, e uma semente grande e amarronzada no centro. O sabor é mais ácido do que as frutas anteriores, sendo mais próximo da ameixa do que da nectarina ou do pêssego.

Consumo In Natura Ou Frutas Secas – Qual É A Melhor Opção?

Todas as frutas que analisamos aqui são excelentes fontes de nutrientes variados, sobretudo vitamina C que é fundamental para tornar o sistema imunológico mais potente.

A opção do consumo de frutas secas acabou se tornando uma boa escolha para snacks, e é uma sugestão para quem quer manter uma vida mais saudável e equilibrada. No entanto, inegavelmente a fruta in natura é mais qualificada.

Felizmente, tanto o pêssego, ameixa e nectarina quanto o damasco são produzidos em abundância ano Brasil, e podem ser encontrados com facilidade.

Frutas Secas
Frutas Secas

É claro que o consumo de frutas desidratadas é bom, e ajuda na alimentação. Mas a indicação da maioria dos nutricionistas e médicos especializados em alimentação é sempre a de que, quando possível, você consuma os alimentos em seu estado original.

Assim o seu corpo consegue aproveitar muito mais a riqueza nutricional, e acaba desfrutando melhor dos benefícios que cada fruta traz.

Agora que você já sabe diferenciar pêssego, ameixa, nectarina e damasco, corra para a feira mais próxima e leve essa família saudável e nutritiva para dentro da sua casa.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *