Home / Plantas / Como Fazer a Gardênia Florir?

Como Fazer a Gardênia Florir?

A gardênia pertence à família Rubiaceae e é uma planta arbustiva nativa da Ásia e do sul da África. Existem pelo menos 250 espécies diferentes no mundo.As flores são brancas e muito perfumadas, lembrando muito as da Camélia, enquanto as folhas são brilhantes e verdes. Também produz bagas para espalhar as sementes.

Se deixar crescer ao ar livre, pode chegar a 2 metros de altura, enquanto no apartamento tende a crescer menos.Sendo uma planta tropical, não é adequada para todas as áreas, mas precisa de um clima fortemente úmido e com invernos não muito frios. Quando a temperatura não é ótima, a gardênia consegue sobreviver, mas não produz flores.

Significado de Gardênia

A gardênia tem um significado muito importante, evoca o sentimento de sinceridade, tanto que é dada como um presente para sublinhar a presença dessa característica por quem a usa. É frequentemente trocado em um relacionamento de amizade.Em algumas áreas do mundo, esta flor está associada à beleza que desaparece com o passar do tempo.

No século XIX, os nobres costumavam usá-lo como uma casa de botão, enquanto as mulheres o colocavam em suas roupas durante os passeios noturnos ao teatro. Uma curiosidade: para manter a flor fresca e viva, os aristocratas inventaram uma pequena pipeta de vidro que dava às pétalas a umidade certa.Hoje, achamos um grande protagonista nos arranjos florais dos casamentos e, nesse caso, simboliza felicidade e pureza.

Cultivo de Gardênia

Para cultivar na gardênia, é necessário garantir que o solo em que decidimos plantar seja bem drenado, semelhante a uma vegetação rasteira e adequado para plantas acidófilas. É aconselhável realizar esta operação durante a primavera, de modo a adaptar a planta ao ambiente e ao clima favorável.Você deve considerar que no inverno a gardênia não tolera temperaturas abaixo de 10 °. Por esse motivo, se você mora em áreas muito frias, pode se organizar cultivando-o em uma panela para poder voltar ao apartamento durante o inverno.

Cultivo de Gardênia no Canteiro
Cultivo de Gardênia no Canteiro

Como alternativa, recomenda-se repará-lo com folhas de plástico.A planta não gosta dos raios diretos do sol ou das fortes correntes de ar; é preciso procurar uma área tranquila à sombra, talvez atrás de cercas ou muros baixos. Quanto às regas, estas serão regulares durante o verão e acompanhadas por uma vaporização direta nas folhas.Cuidado para não tocar as flores diretamente com as mãos, pois elas podem murchar. Durante o inverno, as regas serão reduzidas, pois o solo já está bastante úmido.

Melhor usar água não calcária, possivelmente quente, e é melhor não molhar as flores.Deve haver este equilíbrio conciso e bom com um balanço de nitrogênio, fósforo e potássio durante a estação de crescimento.O jardim cresce bem, mas não é necessário podá-los com frequência. Melhor fazê-lo na primavera, no modo Far Tale, a planta terá uma aparência compatível.

Gardênia no Vaso

Se você optar por cultivar em vasos, mesmo nesse caso, precisará recriar um solo ácido: use areia, turfa e fertilizante ou, em alternativa, compre o solo pronto diretamente. No fundo do vaso, você irá colocar alguns fragmentos ou cascalho. Lembre-se de derramar fertilizante natural pelo menos a cada duas semanas.As regas devem ser regulares para garantir o grau certo de umidade, mas sem exagerar.

As estagnações machucam todas as plantas, até a gardênia.Escolha um canto do apartamento que seja brilhante, mas não exposto a correntes de ar ou calor, portanto evite janelas, portas ou radiadores. Quanto à planta do jardim, é aconselhável vaporizar as folhas até que apareçam as primeiras flores.

Cuidados com a Gardênia

Como todas as plantas acidófilas, outro problema frequentemente enfrentado pela gardênia é a clorose de ferro, ou a disponibilidade limitada de ferro na água potável comum, devido ao excesso de calcário. Isso causa a presença de multidões amareladas e doentes.

Para resolver ou, melhor ainda, evitar o problema, recomendamos o uso de água desmineralizada. Como alternativa, você pode coletar água da torneira em uma bacia e deixá-la descansar por um dia ou coletar água da chuva e usá-la nos vasos do apartamento.

Flora da Gardênia

A floração da gardênia depende das espécies: no caso da gardênia jasminoides, as flores florescem durante todo o verão; a espécie amena floresce apenas no outono, seguida pela Thunbergiana, que colore os jardins de inverno. Na primavera, no entanto, ocorre o florescimento da gardênia grandiflora.

No final da floração, inicia-se a fase de poda, que consiste em encurtar os galhos e cortar as pontas vegetativas. Galhos secos e folhas amareladas serão sempre eliminados para revigorar a planta.

O Que Fazer Se a Gardênia Não Florir?

Pode ocorrer de a gardênia em algum momento não florir.Se você mantê-lo dentro de casa, pode ser porque o ar está muito seco.Nesse caso, com um vaporizador, você deve borrifar água, possivelmente não calcária, em suas folhas todos os dias. Essas plantas, de fato, precisam de alta umidade, principalmente na primavera e no verão.

Se você não pode mantê-lo ao ar livre, como é aconselhável no verão, você deve colocar o vaso em um pires contendo pedras quase cobertas de água.Coloque o vaso com sua planta para que a base não fique imersa, mas apenas apoiada nas pedras: elas correm o risco de apodrecer as raízes.

Se, em vez disso, sua gardênia tem cabelos caídos e brotos caem antes de florescer, é um sinal de que você a rega demais ou a mantém no frio.No primeiro caso, a superfície do solo deve ser completamente seca antes de umedecer novamente.Se  estiver frio, transfira a planta para um local mais quente, mas sempre longe de fontes de calor.as gardênias crescem bem onde a temperatura está entre dezoito e vinte e um graus. Se houver muita umidade, no verão também tolera os 24 graus.

Gardênia Florida no Jardim
Gardênia Florida no Jardim

No apartamento, o florescimento espontâneo das plantas que sobrevivem de um ano para o outro, geralmente da abertura da primeira flor à última pode passar até dois meses. No entanto, nas estufas de cultivo, com técnicas apropriadas ela pode permanecer florida por mais tempo.

Uma planta em boas condições de crescimento, com cerca de 40 centímetros de altura, também pode produzir 30 a 40 flores ao longo de um ano: inicialmente são brancas, depois se voltam para o creme e, quando completamente murchas na planta, são amareladas. A remoção de flores durante o definhamento favorece a rápida abertura de novos botões de flores.

Além disso, a eliminação de botões pequenos ou malformados favorece a melhor floração dos restantes. As flores, cortadas na fase de pré-abertura e colocadas na água, abrem facilmente, mesmo que sua duração seja bastante limitada (3 a 4 dias).

Veja também

Tempero de Gengibre

Lista Dos Tipos De Gengibre – Espécies Com Nome E Fotos!

Existem diversas plantas e ervas que são mundialmente conhecidas por suas propriedades medicinais e todos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *