Home / Plantas / Amendoim é Raiz? E Fruta? E Uma Leguminosa?

Amendoim é Raiz? E Fruta? E Uma Leguminosa?

Todos sabemos que ter uma alimentação balanceada é essencial para que o ser humano consiga obter todos os nutrientes  de que necessita, assim poderemos desenvolver todas as suas atividades diárias de maneira mais simples e com toda a capacidade possível do corpo.

Porém, nem sempre é tão simples assim descobrir se estamos tendo uma dieta balanceada ou não; já que na grande maioria das vezes as pessoas não sabem nem mesmo se o alimento que elas estão consumindo é um carboidrato, uma proteína ou uma gordura, por exemplo.

Dessa forma, é importante estudarmos os alimentos detalhadamente antes de consumirmos, de forma que a gente saiba exatamente o que estamos comendo e possamos entender um pouco mais sobre como está a nossa dieta e o que está faltando para que ela se torne saudável.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre o amendoim. Assim, continue lendo o texto para saber exatamente se o amendoim se trata de um legumes, um grão ou até mesmo uma proteína.

O Amendoim é Raiz?

As raízes são extremamente importantes para a nossa alimentação, já que elas são uma excelente fonte de fibra e também de minerais essenciais para um bom funcionamento do corpo; mas nem sempre as pessoas sabem exatamente quais são os alimentos considerados raízes.

Alguns exemplos de alimentos que consumimos no dia a dia que são considerados raízes são: mandioca, beterraba e até mesmo a batata. Porém, existe um grande entendimento de que o amendoim se trata na verdade de uma raiz, mas afinal, isso é verdade ou não?

Amendoim Raiz

Antes de mais nada, já te daremos uma resposta curta e grossa: na verdade, o amendoim não se trata de uma raiz; e as pessoas apenas pensam isso por causa da cor que ele possui, já que existe uma ideia errada de que todas as raízes são marrons.

Assim, quando você se perguntar se o amendoim é raiz ou não, saiba que a resposta sempre será não, já que esse alimento não possui as propriedades e nem a natureza necessária para ser considerado um alimento de raiz.

O Amendoim é Fruta?

Temos em nosso país uma variedade muito grande de frutas, já que a nossa flora é extremamente diversificada e algumas regiões do Brasil possuem até mesmo frutas típicas que não existem em mais nenhum lugar do mundo, como por exemplo diversos alimentos que podemos encontrar no Nordeste do país.

Dessa forma, quando as pessoas não sabem exatamente do que se trata um alimento elas tendem a achar que ele é uma fruta, especialmente depois que foi revelado que o tomate é considerado uma fruta também. Assim, algumas pessoas pensam erroneamente que o amendoim se trata de uma fruta.

Porém, fica óbvio que esse alimento não se trata de uma fruta quando paramos para analisar a sua estrutura; já que ele não possui uma polpa, nem uma casca típica de uma fruta e muito menos uma semente onde estão concentrados os seus nutrientes, já que estas são características comuns de praticamente todas as frutas existentes no mundo.

Pensando por esse lado, podemos parar para perceber que o amendoim é muito diferente das frutas que conhecemos, e por isso ele não pode ser considerado uma fruta, mesmo que muitas pessoas pensem que ele é sim uma fruta.

Portanto, agora você já sabe que o amendoim não é uma raiz e muito menos uma fruta, mas afinal, o que o amendoim é?

O Amendoim é Leguminosa?

O Brasil é um exemplo para outros países quando o assunto é a grande variedade de leguminosas que temos em nosso território, já que as opções são muito amplas e por isso podemos escolher com facilidade qual leguminosa consumir dependendo de cada refeição e gosto. 

Porém, a verdade é que nem todo mundo sabe exatamente quais são os alimentos que temos disponíveis como leguminosas, já que existe uma ideia muito errada ao longo de todo o país de que apenas alimentos  com polpa são legumes, como por exemplo a abobrinha e a cenoura.

Assim, nunca se passa pela cabeça de uma pessoa que o amendoim seja uma leguminosa, já que ele possui uma casca dura, um interior completamente diferente do das outras leguminosas, e é até mesmo muito pequeno para ser considerado uma leguminosa por muitas pessoas.

Apesar disso, podemos afirmar que o amendoim é sim uma leguminosa, e por isso é considerado uma excelente fonte de fibras e outros nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo humano, apesar de que seu consumo deve ser feito de maneira in natura para que esses nutrientes sejam absorvidos da maneira certa e e o nível de LDL no sangue não aumente muito.

Portanto, agora você já sabe exatamente como pode classificar o amendoim com relação aos outros alimentos, e com certeza nunca mais irá cometer o erro de achar que ele é uma raiz ou uma fruta, já que essas duas ideias estão completamente erradas e causam muitos equívocos na alimentação.

Benefícios do Amendoim

Por se tratar de uma leguminosa, já podemos esperar que o amendoim seja um alimento que apresenta muitos benefícios para o corpo humano, mas muito provavelmente você ainda não sabe quais são os benefícios; e é exatamente por isso queremos mostrá-los agora! 

Em primeiro lugar, podemos dizer que esse alimento é essencial para a melhora da saúde cardiovascular, já que ele tende a controlar o nível de colesterol ruim presente no sangue e aumentar o nível de colesterol bom, o que é muito desejado. 

Em segundo lugar podemos dizer que o amendoim está diretamente relacionado a uma melhora do humor de quem consome, já que ele age diretamente na produção dos hormônios do prazer e da alegria, podendo até mesmo ser considerado um pouco afrodisíaco.

Por fim, podemos dizer que o outro benefício dessa leguminosa com certeza é ação antioxidante que ela possui, já que isso faz com que o amendoim purifique o corpo e até mesmo acabe com os processos inflamatórios mais leves.

Quer saber ainda mais informações sobre outros seres vivos? Leia também em nosso site: Raça de Cavalo Bashkir Curly – Características, História e Fotos

Veja também

Árvore da Glicinia

Qual a Época De Floração Da Glicinia? Qual Estacão Do Ano?

Existem muitos tipos de plantas ornamentais, dentre as quais, a trepadeiras ganham bastante destaque por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *