Home / Plantas / O Que é Uma Vara de Amendoeira? Para que Ela Serve

O Que é Uma Vara de Amendoeira? Para que Ela Serve

Você sabe o que é uma vara de amendoeira? Qual o significado? Para que ela serve? Ela ficou muito conhecido pois é citada na bíblia e é símbolo de fé para o povo judeu.  

Toda religião possui suas crenças, simbolismos, significados e culturas. Sendo assim, é preciso entender as devidas passagens e ensinamentos escritos nos livros sagrados. 

Então conheça a seguir a vara de amendoeira, seu significado, sua importância para a religião e para que ela serve!

Conheça a Vara de Amendoeira

O que é uma vara de amendoeira? Eis uma dúvida muito pertinente, pois trata-se de uma curiosidade bíblica e poucas pessoas sabem o real significado da vara de amendoeira. 

A vara de amendoeira é um símbolo para o povo hebreu. Oriunda da região da Palestina, a árvore Amendoeira é a primeira a florescer com a chegada da primavera e por isso, é conhecida como vigilante. 

Em hebraico, a planta é conhecida como “shoked”, que significa vigilante. A árvore fornece uma vasta sombra, com folhas largas e frutos oleosos por dentro. 

Por que vigilante? Pois suas flores são as primeiras a brotarem, de uma maneira espetacular, impossível de não notar. Elas “vigiam” o fim do inverno e a chegada da primavera. 

Vara de Amendoeira

As flores da amendoeira são de coloração esbranquiçada, com tons avermelhados que dão um ótimo contraste com as folhas. 

Em algumas regiões, a árvore também é conhecida como Chapéu-de-Sol. Aqui no Brasil ela é muito encontrada nas regiões litorâneas, próximas ao mar.  

A vara de amendoeira é citada na bíblia como uma conversa de Deus com Jeremias, a passagem se encontra mais precisamente no capítulo 1, versículo 11. Ela tem um significado muito forte para o povo de Israel. Eis aqui a passagem:

“Ainda veio a mim a palavra do Senhor: Que é que vês, Jeremias? Eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. O Senhor respondeu: Viste bem, porque eu velo sobre minha palavra para cumpri-la”. Jeremias 1:11.

Essa foi uma conversa de Deus com Jeremias em que o Senhor estava querendo lhe mostrar que Ele era como a amendoeira, que está ali, apenas vigiando, observa os mínimos detalhes, firme, em pé. Ele vigia para que a sua palavra seja cumprida e diz a Jeremias para que ele também seja como a árvore, um grande vigilante. 

 O profeta Jeremias tinha toda confiança de Deus e por isso foi escolhido para vigiar e zelar pelo seu povo. 

Sabemos que o significado da amendoeira para o povo Judeu é vigilante, mas o que Deus queria dizer para Jeremias com essas palavras? Por que a vara de amendoeira era tão importante? Confira a seguir!  

Significado da Vara de Amendoeira

Essa é uma passagem bíblica que pode facilmente ser encontrada. Ela é famosa e muito popular. Sabe-se que a religião é uma forma de manifestação da fé, que envolve muitos significados, saberes e aprendizado. 

Para isso, é preciso entender qual o real sentido da frase, não apenas desta, mas de todas as outras onde Deus ensina algo para nós. 

Jeremias era conhecido pela sua fé em abundância e fidelidade ao nome e a palavra de Deus. E por isso, Deus concedeu-lhe essa visão da vara de amendoeira. 

Essa passagem tem dois significados e pode ser interpretada de duas formas: 

  1. Deus está sempre vigiando para que sua palavra seja cumprida. Ou seja, como a amendoeira, Deus está presente em diferentes lugares, sem dormir, sem descansar ou mesmo comer, afinal, ele é Deus e está sempre a zelar por seus filhos. 
  2. Todo filho de Deus precisa ser vigilante assim como ele, é necessário passar adiante a sua palavra. O criador permite que seus filhos tenham vida plena, saúde, paz, e pede apenas em troca que sua palavra seja anunciada e transforme a vida de muitos fiéis. 

Na bíblia, no capítulo de Jeremias, ele diz para Deus que não poderia aceitar tornar-se profeta pois ainda era muito jovem para isso, ele tinha apenas 20 anos. 

Porém, Deus não hesitou e cumpriu sua palavra. A vara de amendoeira apareceu para o rapaz e gostasse ou não, Ele iria vigiar, assim como a amendoeira. Isso porque Deus já estava ciente dos pecados cometidos pelos homens. 

Como Jeremias ainda era jovem, Deus lhe deu força o suficiente e ensinou-lhe para levar a sua palavra adiante. Deus tinha planos para Jeremias e preparava-o para ser um pregador. 

Mais precisamente no capítulo 1, versículo 5, Jeremias diz para Deus que não aceita ser pregador pois não se sente com idade suficiente para isso. 

E foi então que a visão da vara de amendoeira veia à tona. Deus disse que ele precisava estar ligado e vigiar sempre as ações dos homens, que uma hora, sua palavra será cumprida.

Amendoeira: Características da Planta

A amendoeira é uma árvore exuberante! Chama atenção e está presente sobretudo em regiões litorâneas. 

Ela fornece uma incrível sombra, pois suas folhas são bastante largas de coloração verde vivo. O seu tronco é todo ramificado e sua copa é toda arredondada. 

Cientificamente ela é conhecida como Prunus Dulcis e está presente na família Rosaceae. Nesta família também podem ser encontradas diferentes tipos de plantas e flores. 

Amendoeira Características

Mas o que causa curiosidade a respeito da amendoeira é que ela é a primeira árvore a soltar os brotos na primavera. Ainda no fim do inverno ela já começa a florescer e chama atenção de qualquer um, pois é a única que já está exibindo suas flores, além disso, indica a passagem de estação, essencial para colheitas e plantações. 

Por isso a planta é tão sagrada na região da Palestina e grande parte do Oriente Médio. É uma árvore oriunda de lá e facilmente encontrada em meio às matas e vegetações. 

Suas sementes são oleosas por dentro e delas são extraídos óleos e essências para a pele. A principal função das sementes está na produção do óleo, que é muito utilizado sobretudo na indústria de cosméticos. 

A amendoeira é uma árvore cheia de significados, de história e dona de uma rara beleza! 

Gostou do artigo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e amigas na redes sociais.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

3 comentários

  1. Gostei sim da explicação muito bom

  2. Eu pensava que dava para fazer arco porque dobrava e não quebrava, como a palavra de Deus e fiel mas me enganei, gostei da explicacao, vigilância e Deus vigia pata que a palavra seja comprida.

  3. Deus abençoe por esse artigo muito edificante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *