Home / Plantas / Clúsia Rosea: Características, Nome Científico, Mudas e Fotos

Clúsia Rosea: Características, Nome Científico, Mudas e Fotos

Clúsia é um grande gênero de árvores e arbustos nativos da América tropical, caracterizado por seus galhos, que crescem horizontalmente, e suas folhas, grossas e resistentes. Existem cerca de 150 espécies de Clúsia, mas Clúsia rosea, ou a árvore de autógrafos, é a única cultivada com frequência.

É notável por sua tendência a crescer em cima de e estrangular outras plantas. É uma espécie invasora . Outra qualidade incomum, esta espécie faz parte do único gênero de plantas capazes de absorver dióxido de carbono à noite.

Planta Invasora

A clúsia rosea foi documentada pela primeira vez  em 1934, e continua sendo uma árvore de paisagismo comumente usada, mesmo quando invade locais cultivados. Ela rapidamente escapa ao cultivo, onde pode estrangular epifiticamente qualquer árvore hospedeira no cultivo.

Clúsia rosea começa sua vida como epífita – crescendo em outra árvore ou estrutura – e depois se planta no chão para que se desenvolva. Notavelmente, essa árvore cresce demais e, eventualmente, sufoca sua árvore hospedeira com suas raízes depois que atinge o solo, o que a tornou uma espécie invasora perigosa em vários países tropicais.

Clúsia Rosea em Vaso

É tolerante à sombra (pode invadir florestas densamente sombreadas) e auto-compatível (pode se reproduzir por conta própria). Esta espécie pode formar matas densas, protegendo efetivamente outras espécies. Atinge a idade reprodutiva em menos de três anos.

As sementes são produzidas a uma taxa de mais de 1.000 sementes por metro quadrado por ano, dispersas por aves. No momento, não existem técnicas de gerenciamento conhecidas que tornem a erradicação e o controle quase impossíveis. Todos esses fatores pousam na árvore de autógrafos na  lista das Plantas Hortícolas Mais Invasivas.

Características da Clúsia Rosea

Nativa do Caribe, esta árvore tropical prospera no Havaí, onde pode atingir alturas de 2 m. As folhas verdes lisas têm cerca de 15 cm por 15 cm e estão dispostas uma em frente à outra. A cicatrização nas folhas permanece persistente por muito tempo após o dano (ou a escrita, daí o nome comum). As flores rosadas têm vida curta e têm aproximadamente 6 a 8 pétalas. As numerosas cápsulas de sementes se abrem para revelar muitas sementes vermelhas contidas nela. Como hemiepífita, essa árvore pode crescer como epífita ou a partir do solo.

A árvore tem folhas coriáceas rígidas, de cor verde escuro ou verde-oliva, que crescem até cerca de 20 cm de comprimento. Essas folhas são duras o suficiente para serem esculpidas, daí o nome comum de “árvore de autógrafos”. Também floresce flores rosa ou brancas em longas cabeças de flores durante o verão e pequenas frutas verdes que amadurecem para preto e eventualmente se abrem para revelar brilho sementes vermelhas. Essas sementes são muito atraentes para pássaros e outras fauna.

Características da Planta

O Clúsia rosea é uma planta de casa ornamental frondosa, extraordinariamente resistente e fácil de cuidar. Suas folhas rígidas e coriáceas são de cor verde azeitona escura e são consideradas tão duras que você pode gravar seu nome nelas – daí o nome popular ‘Árvore de Autógrafos’.  As folhas em forma de pá também são conhecidas por suas propriedades de filtragem de ar.

É possível que Clúsia rosea produza lindas flores em forma de funil que são relativamente duradouras em tons delicados de branco cremoso com toques de rosa suaves, no entanto, isso tende a acontecer apenas em condições particularmente quentes e úmidas.  Clúsia rosea também é conhecida como Pitch Apple, Copey, Scotch Attorney e Balsam Apple.

Clúsia Rosea Características

Cultivada no exterior como uma árvore, esta planta pode atingir alturas de 6 m. Dentro de casa, eles podem ser mantidos como plantas de casa compactas entre 50 a 100 cm. Clúsia rosea  cresce rapidamente.

Cultivo de Clúsia Rosea

Rosea é o único membro do gênero Clúsia que é comumente cultivado, embora outras espécies de Clúsia sejam cultivadas em jardins botânicos. Ele se comporta de maneira semelhante a várias trepadeiras estrangeiras, como o figo estrangulador ( F. aurea ) e o figo barbudo ( F. barbata ), mas a semelhança é superficial.

Clúsia rosea gosta de muita luz brilhante e vive ao ar livre em pleno sol em climas tropicais. Cultivadas dentro de casa como plantas de casa, elas lidam com níveis médios de luz e com algum grau de sombra.

A árvore pode propagar-se facilmente por sementes ou por estacas. Para propagar por estacas, basta cortar as hastes e replantar no solo úmido e quente para permitir que elas enraízem . Esta é uma planta robusta e de rápido crescimento, fácil de propagar, principalmente em contêineres.

Temperaturas médias entre quentes e domésticas entre 16 e 29 ° C são ideais e quanto mais quente melhor. Não tolera temperaturas mais baixas abaixo de 10 ° C.

Cuidados

A árvore do autógrafo tende a se espalhar bastante ampla à medida que cresce. Deve ser podada uma vez por ano, no início da primavera, para mantê-la bem formada. A fertilização ajudará a C. rosea a crescer completamente e só deve ser mantida fora em áreas tropicais. A planta faz uma excelente cobertura devido à sua espessura e baixo nível de manutenção, e se você a cultivar como árvore, também pode sub-plantar coisas próximas à base da árvore.

Clúsia rosea possui altos níveis de umidade. Coloque em uma bandeja de cascalho rasa cheia de água e névoa regularmente. Regue bem, mantendo o solo úmido o tempo todo, porém essas são plantas difíceis e resistem a períodos de seca.  Apare uma vez por ano na primavera para manter o tamanho e a forma desejados.

Toxidade

Os pássaros comem as sementes e são o principal propagador dessa espécie de árvore, mas os frutos verdes são levemente venenosos, assim como as folhas. A fruta e a seiva causam irritação severa no estômago e intestino, vômitos e diarreia se ingeridas. Mantenha animais de estimação e crianças afastados desta planta, pois os frutos podem tentá-los. A seiva também pode causar alergias de pele em algumas pessoas; é uma boa ideia usar luvas ao manusear a planta.

Veja também

Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

O hibisco é uma das mais belas plantas encontradas na natureza. Suas atraentes flores chamam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *