Home / Plantas / Como é a Flor de Gardênia? Por Que Ela e Tão Famosa?

Como é a Flor de Gardênia? Por Que Ela e Tão Famosa?

As gardênias não são plantas fáceis de cultivar, mas são apreciadas por suas flores perfumadas e folhagem sempre verde. As mais de 250 espécies e cultivares de gardênia variam em tamanho, forma e aparência geral, mas todas as plantas de gardênia têm várias características físicas em comum, incluindo folhas largas e flores vistosas.

Características da Flor de Gardênia

Como as gardênias não são muito tolerantes ao frio, muitos jardineiros cultivam-nas em recipientes e as protegem durante o inverno, como plantas de casa. Isso não significa que todas as espécies de flor de gardênia sejam pequenas o suficiente para serem cultivados em vasos. Algumas espécies crescem em alturas e larguras médias de mais de dois metros. Uma espécie, Gardênia thunbergia, pode atingir mais de quatro metros. Outras gardênias crescem a alturas de menos de meio metro e se espalham em vez de subir. Em média, a maioria das gardênias paira em torno da marca de um metro.

A maioria das gardênias tem folhas grossas e coriáceas. Eles variam de verde escuro e brilhante a verde brilhante ou um verde amarelo claro. Muitos apresentam folhagem com um verde mais claro por baixo. Gardênia augusta “Variegata” apresenta folhas longas e variadas. A folhagem desta gardênia é verde suave com margens amarelas claras. As folhas mais velhas das plantas de gardênia ficam amarelas e algumas das mais antigas geralmente caem a cada ano. As gardênias têm hastes verdes que ficam marrons com a idade.

Como é a Flor de Gardênia?

A maioria das flores de gardênia é branca, e algumas têm centros amarelos. Em alguns, as flores brancas se tornam amareladas com o tempo. Muitas espécies de gardênia apresentam flores com várias camadas de pétalas em um padrão espiral, parecidas com rosas, enquanto outras têm flores que apresentam apenas uma única camada de pétalas. Gardênia vietnamensis, por exemplo,  apresenta flores com uma única camada de pétalas amplamente espaçadas. Os tamanhos das flores variam de diâmetro de 2,5 cm. a flores com 15 cm. de diâmetro. Às vezes, as flores produzem frutas no outono, chamadas quadris. Eles são alaranjados e têm aparência semelhante aos dos quadris.

A gardênia comum (Gardênia jasminoidea) é provavelmente – como o próprio nome indica – as espécies mais comuns cultivadas em hortas domésticas,  esta gardênia apresenta flores brancas e duplas – geralmente usadas em corsages – com 2 a 4 polegadas de diâmetro.

Lindas, perfumadas e graciosas, as gardênias são um símbolo tradicional do sul e os jardineiros domésticos, como o toque romântico que adicionam a quase qualquer paisagem.  Embora atraente, esse arbusto é um pouco mimado e requer manutenção e cuidado consistentes para florescer adequadamente.

As flores da gardênia variam em aparência, todos têm um tom de branco, do branco puro nevado ao creme rico. As flores das maiores cultivares, como “Mystery” e “Miami Supreme”, podem medir até 5 polegadas de diâmetro. Outros são menores que uma polegada de diâmetro. Todos eles são perfumados, embora alguns tenham um perfume mais forte que outros. “White Gem” é uma pequena cultivar conhecida por sua grande fragrância.

Cultivo de Flor Gardênia

As gardênias gostam de condições adequadas ou não florescem, não as plante perto de raízes de árvores ou outras plantas. Um local com sombra manchada é o melhor, pois elas também não gostam de luz solar direta e calor. Por esses motivos, muitos jardineiros cultivam-nos em vasos que podem ser movidos durante períodos de seca quente.

O solo úmido e bem drenado é o melhor, e se for do lado ácido, é ainda melhor. Os solos de envasamento feitos para outras plantas amantes de ácido, como as azáleas, funcionam bem para as gardênias. Você pode adicionar mais ácido e nutrientes fertilizando e depois cobrindo as gardênias.

Cultivo de Flor Gardênia no Vaso
Cultivo de Flor Gardênia no Vaso

Cuidados com a Planta Flor Gardênia

As gardênias geralmente formam brotos, mas esses brotos frequentemente caem da planta antes de serem abertos. Isso pode acontecer por várias razões. O solo molhado demais fará isso, assim como o solo seco demais. Manter o solo pouco úmido ao toque dará à gardênia a melhor chance de florescer. As linhas de gotejamento são uma boa maneira de regar gardênias, porque não apenas mantêm o solo sempre úmido, mas também mantêm a água afastada da folhagem e das flores.

A água deixada na planta pode levar a doenças fúngicas que também podem impedir que a planta desabroche. Outras razões para a queda de brotos incluem baixa umidade, condições de pouca luz e temperaturas muito altas.

Canteiro de Flor Gardênia
Canteiro de Flor Gardênia

Amarelecimento das folhas pode afetar particularmente o novo crescimento. É mais provável que seja uma deficiência de ferro, mas pode ser um dano à raiz causado por excesso de água. Se o excesso de água não for o culpado, aplique ferro quelado.

Variedades de Flor Gardênia

‘August Beauty’ é apreciada por seu longo período de floração, produzindo uma abundância de flores brancas duplas de até 5 cm. de diâmetro entre maio e setembro. Crescendo 4 a 6 pés de altura e 3 a 4 pés de largura, tem um hábito arbusto adequado para sebes.

August Beauty
August Beauty

A folhagem de ‘Variegata‘ é tão atraente quanto as flores altamente perfumadas, exibindo marcações de cor creme que agregam interesse durante todo o ano. Adequado para recipientes ou pequenas sebes, esta cultivar compacta cresce de 3 a 4 pés de altura e largura.

Variegata
Variegata

‘Golden Magic’ produz flores amarelas duplas deliciosas continuamente durante o tempo quente. Seu hábito arredondado e compacto (2 a 3 pés de altura e largura) faz dele o favorito para contêineres e entradas.

Golden Magic
Golden Magic

‘Chuck Hayes’ é uma cultivar extra resistente que tolera tanto o calor quanto o frio.  Produz flores brancas de 3 polegadas aveludadas em profusão desde o final da primavera até o início do verão, e muitas vezes ressurgirá no outono. Cresce até 4 pés de altura e largura.

Chuck Hayes
Chuck Hayes

Scent Amazing é outra gardênia florescente e resistente, como o próprio nome indica, uma fragrância fora do mundo. Cultive este arbusto compacto de 3 pés em recipientes nos pátios e perto das entradas, ou onde quer que seu perfume irresistível seja bem-vindo.

Scent Amazing
Scent Amazing

Por Que a Flor Gardênia é Tão Famosa

Além de ser uma flor absolutamente fenomenal para ter em seu quintal, se você pode conseguir uma em crescimento, elas também são flores incríveis para buquês, arranjos e corsários. As gardênias são uma flor comum que as pessoas adoram ter em casamentos porque têm um cheiro incrível.  Muitas pessoas amam esta flor e o que ela faz e como ela se parece. Outra coisa que muitas pessoas fazem, se vivem no clima certo, é plantar a gardênia para que possam ter o seu próprio exemplar.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *