Home / Plantas / Lista De Tipos De Variedades De Pêssegos Com Nome e Fotos

Lista De Tipos De Variedades De Pêssegos Com Nome e Fotos

Algumas pessoas são totalmente apaixonadas por pêssegos, comem a fruta independente de como estiver, seja a fruta normal, em doces ou até mesmo pêssegos em calda. Se você faz parte desse grupo de pessoas que amam comer pêssego, então esse texto é para você, aproveite sua paixão pela fruta e descubra quais os tipos de variedades de pêssego que existem no Brasil.

Características

O pêssego em geral é uma deliciosa fruta, com um sabor adocicado e um delicioso aroma. Ele é originário da china e nasce através do pessegueiro, é uma fruta rica em vitamina C e pró-vitamina A. Sua casca é fina, meio aveludada e possui uma cor alaranjada com umas manchas avermelhadas. Seu interior é amarelado e é muito usado para fazer doces, bolos, compotas, geleias e sucos.

Não sendo uma fruta muito calórica, cada unidade dessa fruta possui em média 50 calorias. Contém uma boa quantidade de fibras e é extremamente suculenta, sendo 90% da fruta composta por água. Além de ser rica nas vitaminas C e A, o pêssego apresenta, também, as vitaminas do Complexo B e as vitaminas K e E.

Principais Cultivares De Pêssegos Plantados No Brasil

Os tipos de cultivares de pêssegos se diferenciam entre si, basicamente, pela exigência por frio, época de maturação dos frutos, tamanho dos frutos e também pela cor da polpa desses frutos.

  • Cultivar Precocinho

    Precocinho
    Precocinho

É uma cultivar produtora de frutos para indústrias. Tem representado uma quantia boa de produtividade por ano. Os frutos possuem uma forma redonda meio ovalada e são classificados como pequenos, pensando entre 82 a 95 g. Sua casca tem uma cor amarelada, e de 5 a 10% dela possui uma cor avermelhada. A polpa é da cor amarela, firme e bem presa ao carroço. O pêssego de essa cultivar tem um sabor doce ácido.

  • Cultivar Safira

    Pêssego Safira
    Pêssego Safira

Os frutos possuem um formato redondo oblongo, com uma casca na cor de amarelo ouro. Na maior parte do ano, os pêssegos são grandes, tendo um peso médio superior a 130 g. A polpa do fruto de essa cultivar também é presa ao carroço e tem uma cor amarela escura, podendo atingir uma tonalidade meio avermelhada próximo ao carroço. Seu sabor é doce ácido. A cultivar Safira é uma variedade produtora mais para a indústria, porém eles são bem aceitos para consumo. Quando são destinados à indústria, os frutos da Safira devem ser colhidos em firme maturação, caso contrário, eles poderão apresentar problemas no seu processamento.

  • Cultivar Granada

    Cultivar Granada
    Cultivar Granada

Os pêssegos de essa cultivar apresentam uma forma redonda e seu peso médio é superior a 120 g. Os frutos de essa cultivar se diferenciam dos outros, que possuem a mesma época de maturação, por terem um tamanho e uma aparência diferenciada. Sua casca é 60% de cor amarela e 40% de cor vermelha. A polpa também possui uma cor amarela e é bem firme, tem um sabor levemente doce e ácido. Mesmo essa cultivar sendo produtora para indústrias, sua época de maturação e a aparência de seus frutos, pode ser bem aceitos no mercado de frutos frescos.

  • Cultivar Esmeralda

    Cultivar Esmeralda
    Cultivar Esmeralda

Os frutos de essa cultivar possuem em geral um formato redondo, podendo apresentar, ocasionalmente, uma pequena ponta. Sua casca é de um tom de amarelo escuro e sua polpa é de um amarelo alaranjado, que permanece firme ao carroço. Seu sabor é doce ácido e, portanto, adequado ao seu processamento.

  • Cultivar Diamante

    Cultivar Diamante
    Cultivar Diamante

Os pêssegos de essa cultivar possuem uma forma redondo cônica, podendo, eventualmente, apresentar uma pequena ponta. Sua casca tem a cor amarela e 20% dela pode apresentar uma pigmentação vermelha. Sua polpa tem uma firmeza média, possui a cor amarela escura e é bastante aderente ao carroço. Seu sabor é doce ácido.

  • Cultivar Ametista

    Cultivar Ametista
    Cultivar Ametista

Os pêssegos de essa cultivar possui uma forma redondo cônica. Sua casca tem uma cor de amarelo alaranjado com cerca de 5 a 10% de vermelho. A polpa também possui uma cor de amarelo alaranjado, é firme com uma boa resistência a oxidação e aderente ao carroço que pode ser considerado pequeno se forem comparado com o tamanho de seu fruto. O tamanho dos frutos de essa cultivar é grande, tendo um peso médio superior a 120 g. Seu sabor é levemente ácido.

  • Cultivar Flordaprince

Essa cultivar foi criado pelo programa de melhoramento genético na universidade da Flórida, que fica nos Estados Unidos. Os frutos possuem uma forma arredondada, com tamanho que pode variar de pequeno a médio, alcançando um peso entre 70 e 100 g. A casca tem as cores amarela e vermelha, seu sabor é doce ácido. A polpa desse pêssego é amarela e aderente ao caroço.

  • Cultivar Maciel

    Cultivar Maciel
    Cultivar Maciel

Os frutos possuem uma forma redondo cônica e são de tamanho grande, onde seu peso médio está por volta de 120 g. A casca tem cor de amarelo ouro, podendo ter até 20% de vermelho. A polpa é amarela, firme e aderente ao caroço. Seu sabor é doce ácido.

  • Cultivar Premier

    Cultivar Premier
    Cultivar Premier

A forma dos frutos de essa cultivar é ovalada ou um redondo ovalado, tendo um tamanho variável de pequeno a médio, e seu peso pode variar de 70 a 100 g. A casca desse fruto possui uma tonalidade de creme esverdeado, podendo ter até 40% de vermelho. Quando fica maduro, a polpa se solta do carroço. Por possuir uma polpa não muito firme, esses frutos podem sofrer danos com certa facilidade. O sabor é doce e praticamente sem acidez.

  • Cultivar Vila Nova

    Cultivar Vila Nova
    Cultivar Vila Nova

Os frutos de essa cultivar são oblongos e apresentam um tamanho variável de médio a grande, tendo um peso médio superior a 120 g. A cor da polpa é amarelo escuro, com a parte próxima ao carroço vermelha, o carroço é bem solto. A casca tem uma tonalidade de amarelo esverdeado, possuindo aproximadamente 50% de vermelho. Seu sabor é doce ácido.

O Pêssego Importado

O pêssego importado possui uma forma arredondada. Boa parte da sua casca tem a tonalidade vermelha, possuindo apenas algumas manchas de tom amarelo. Sua polpa pode ser de cor amarela ou branca, é suculenta e possui um sabor adocicado. Possui peso médio de 100 g. Os pêssegos importados são consumidos in natura ou podem ser usados para fazer compotas, doces ou conservas. A época do ano em que esse pêssego dá mais plantio é durante os meses de janeiro, fevereiro e em dezembro. E os meses em que eles não dão plantio nenhum são durante os meses de abril, maio, junho e outubro.

Na hora de comprar, procure por um pêssego que esteja com uma consistência firme, porém, não dura. Nunca compre esses frutos se estiverem com uma casca verde, pois isso indica um mau amadurecimento.

Curiosidades

Uma coisa que muitas pessoas não sabem, é que o pêssego é uma fruta originária da China. O pessegueiro (Prunus Persica) é um pequena árvore nativa da China, que possui propriedades aperitivas e digestivas.

Como já dizemos, o pêssego é uma fruta rica em vitamina C, e isso pode te ajudar a manter uma pele saudável, reduzir a queda de cabelo e auxiliar na redução de estresse e ansiedade.

O pêssego também ajuda no controle de diabetes, melhora a saúde dos olhos, melhora o funcionamento do intestino e ajuda até na hora de perder peso.

O consumo de pêssego durante a gravidez pode ser muito importante e fazer muito bem na formação do bebê, pois os nutrientes que os pêssegos oferecem ajudam na boa formação do tubo neural do bebê.

Veja também

Como Os Fungos Se Alimentam? Quais São Seus Predadores?

Fungos são um reino de organismos eucarióticos , unicelulares e multicelulares , que também inclui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *