Home / Plantas / Como Usar o Alecrim Como Remédio? O Que Ele Cura?

Como Usar o Alecrim Como Remédio? O Que Ele Cura?

O uso de ervas para tratamentos de medicina natural é extremamente comum no Brasil, principalmente porque essa é uma herança que herdamos dos povos indígenas e perdura até nos dias atuais, onde somos bombardeados de remédios químicos muitas vezes no cotidiano.

Com isso, a pesquisa por ervas que podem ser utilizadas como remédio está se tornando cada vez maior, e as pessoas estão descobrindo novas propriedades “mágicas” e extremamente eficazes nas mais diversas plantas.

O alecrim é um tipo de planta que vem ganhando cada vez mais visibilidade e também já é muito tradicional na medicina alternativa, já que ele é extremamente eficaz, simples de ser utilizado e resolve muitos problemas diferentes.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre o alecrim, seu uso e suas propriedades. Continue lendo o texto para entender bem como ele é utilizado como remédio, o que o alecrim pode curar e até mesmo aprender uma receita muito simples de chá de alecrim!

Uso Do Alecrim

O uso de ervas no dia a dia não é restrito aos remédios, mas também pode servir para muitas outras coisas. No caso do alecrim, podemos dizer que essa planta é utilizada principalmente para a limpeza energética da casa e do corpo.

Além disso, ele pode ser utilizado em forma de chá, como uma espécie de remédio que possui diversas utilidades diferentes de acordo com a sua necessidade no dia a dia.

Logo, o uso do alecrim vem se tornando cada vez mais comum, e essa versatilidade é extremamente atraente, principalmente porque ele pode ser encontrado facilmente em mercados e muitos outros comércios que vendem ervas.

Portanto, vamos ver um pouco mais como funciona a utilização do alecrim como um remédio para as pessoas que são adeptas das medicinas naturais e alternativas.

Utilizando O Alecrim Como Remédio

Utilizar ervas como remédio com certeza tem suas vantagens, principalmente porque somos bombardeados com químicos sempre que ficamos doentes, e além de o corpo absorver tudo isso, acabamos nos acostumando aos remédios e com o tempo eles param de fazer efeito quase que totalmente.

Por isso, o alecrim é uma excelente opção para quem está procurando uma erva que pode ser utilizada como remédio, principalmente porque ele é barato e fácil de ser encontrado – como já dissemos.

Para quem quer utilizá-lo como remédio, é importante saber que não existe apenas uma forma de fazer isso. Nesse caso, ele pode ser utilizado em forma de chá, em forma de banho, em forma de sabonete e até mesmo em diversas receitas culinárias.

Alecrim Como Remédio
Alecrim Como Remédio

Isso significa que além do baixo preço e da facilidade de ser encontrado, o alecrim também é extremamemente versátil e possui muitas utilidades extremamente interessantes, principalmente porque elas podem ser espirituais também.

OBS: no fim do texto indicaremos um artigo onde você encontrará mais informações sobre o banho de alecrim, a cura perfeita para sua saúde mental e espiritual.

O Que O Alecrim Cura

Já dissemos mil vezes que o alecrim cura e é extremamente benéfico para o corpo, mas não dissemos nenhuma vez o que ele cura exatamente. Por isso, leia a lista a seguir explicamente detalhadamente como o alecrim funciona em nosso corpo.

  • Melhora O Sistema Digestivo
    Sistema Digestivo
    Sistema Digestivo

Ter problemas digestivos é extremamente comum, principalmente nos dias de hoje onde as pessoas não se alimentam bem os alimentos pobres em fibra estão cada vez mais presentes em nossa alimentação. No caso do alecrim, ele é excelente para reduzir a produção de gases e também ajuda a diminuir dores de estômago e azia.

Ele é um excelente tratamento alternativo para quem sofre de problemas como a gastrite, por exemplo.

  • Tem Ação Antioxidante

Os radicais livres são moléculas muito prejudiciais que vivem em nosso corpo e podem causar infecções e muitos outros problemas de saúde nada benéficos para nós. Porém, os antioxidantes inibem as atividades desses radicais livres, fazendo com que o corpo fique protegido.

Chá de Alecrim
Chá de Alecrim

Portanto, podemos dizer que o alecrim possui propriedade antioxidante e consequentemente aumenta a imunidade de nosso organismo enquanto luta contra os radicais livres.

  • Reduz a Ansiedade

A ansiedade é o problema do século e vem afetando desde crianças até adultos principalmente na última década. Para ela, recomendamos o uso também de medicamentos passados pelo médico, mas tratamentos alternativos podem ajudar muito como um complemento.

Ilustração de Uma Mulher Com Ansiedade
Ilustração de Uma Mulher Com Ansiedade

O alecrim possui propriedades que podem ajudar a reduzir problemas como ansiedade e estress, e por isso pode ser excelente para acalmar e também diminuir os níveis de cortisol (hormônio do stress) em nosso corpo.

Essas são apenas algumas das propriedades que o alecrim possui, e é exatamente por isso que vale muito a pena você utilizá-lo no cotidiano.

Receita – Chá De Alecrim

Com certeza você quer saber uma das formas de utilizar o alecrim em sua vida, principalmente depois de todos os benefícios que contamos nos outros tópicos.

Por isso, siga o passo a passo a seguir para conseguir fazer um chá de alecrim extremamente bom e muito útil para melhorar a sua saúde!

Ingredientes:

  • Um punhado de alecrim desidratado ou um ramo de alecrim;
  • 2 xícaras de água filtrada;
  • Peneira;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de fazer:

  1. Coloque a água filtrada em uma panela e deixe o fogo aceso até que a água comece a ferver;
  2. Jogue o punhado de alecrim na água e desligue o fogo;
  3. Tampe a panela e deixe o alecrim em infusão na água por no mínimo 10 minutos – o tempo recomendado é de 20 minutos;
  4. Peneire o alecrim, deixando apenas o chá;
  5. Adicione a colher de mel ou a quantidade que quiser até deixar doce.
    Bebendo Chá De Alecrim
    Bebendo Chá De Alecrim

Pronto! Essa receita extremamente simples é também muito eficaz para que você tenha sua imunidade aumentada, reduza o estress, trate problemas de gargante e de estômago e muito mais! O melhor de tudo: a receita é muito rápida e seus ingredientes são muito baratos. Agora basta fazer seu chá e contar para a gente o que achou!

Quer saber ainda mais informações sobre o banho de alecrim e não sabe muito bem onde encontrar? Leia em nosso site: Alecrim Benefícios Espirituais, Místicos e Significado em Umbanda

Veja também

Cineraria Planta Medicinal: Benefícios e Propriedades Medicinais

Cineraria é um gênero de plantas com flores da família dos girassóis, nativo principalmente do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *