Home / Plantas / Alecrim Benefícios Espirituais, Místicos e Significado em Umbanda

Alecrim Benefícios Espirituais, Místicos e Significado em Umbanda

O alecrim é uma erva muito utilizada no Brasil por conta de sua versatilidade e de toda sua utilidade para os mais diversos fins. Isso significa que com ele uma pessoa pode fazer muitas coisas, desde temperar alimentos até utilizar a planta para rituais espirituais de purificação.

Significado na Umbanda

O uso do alecrim para finalidades espirituais e místicas é milenar, e por isso já se conhece muito sobre a utilidade dessa erva para limpeza do corpo e também para muitas outras coisas que ainda veremos nesse artigo.

Porém, muitas pessoas ainda possuem preconceito com relação ao uso de ervas em banhos, ou apenas não sabem muito bem como fazer essa utilização ou ainda para que ela serve no fim das contas. Além disso, a umbanda é uma religião ainda muito marginalizada no Brasil.

Na Umbanda, o alecrim é visto como uma erva com propriedades calmantes e purificantes, o que significa que ele é uma planta excelente para ser utilizado em rituais que visam purificar a mente e liberar o corpo das más energias que atraímos no dia a dia.

Além do significado da Umbanda, o alecrim ainda possui muitos outros benefícios que veremos a seguir.

Benefícios Espirituais do Alecrim

O alecrim é uma erva conhecida por ter propriedades purificantes e por isso está associada à limpeza, purificação e proteção contra energias negativas. Essa é uma excelente erva para pessoas que se sentem constantemente cansadas, sem vida e sentem também que as coisas não dão certo.

Ele é tão poderoso que até mesmo na Grécia Antiga ele era utilizado, tornando-se um símbolo da época. Podemos perceber isso por conta dos ramos de alecrim que eram colocados sob a cabeça das pessoas como uma forma de atrair pensamentos positivos.

Chá de Alecrim

Vamos listar agora alguns dos benefícios espirituais e místicos que o alecrim pode te oferecer quando você o utiliza frequentemente na sua vida.

Benefícios Espirituais para a Mente

Muito provavelmente você está se perguntando quais são os benefícios do alecrim para quem o utiliza no dia a dia, principalmente quando o assunto é o plano espiritual. Por isso, vamos ver agora quais são esses benefícios e o que você pode aguardar ao utilizar o alecrim.

  • Positividade

Com certeza uma das maiores vantagens que podemos citar sobre a utilização do alecrim é a positividade que ele atrai para a sua mente. Essa é uma excelente planta para quem está se sentindo para baixo e sem vida, já que a função dela é justamente fazer com que a mente tenha pensamentos mais prazerosos e positivos.

Por isso, considere fazer um banho de alecrim pelo menos uma vez a cada 15 dias, as propriedades relaxantes e fortificantes dessa erva farão com que você se sinta uma pessoa mais positiva e alegre.

  • Limpeza energética

Como já dissemos, o alecrim é excelente pois faz com que a mente se torne mais positiva, e podemos dizer que o mesmo ocorre com relação às energias que a mente possui. Se você está tendo pensamentos de energia pesada, muito provavelmente irá atrair coisas não tão boas assim para você; por isso, utilizar o alecrim fará com que você atraia energias com vibrações mais altas para sua mente, e isso com certeza irá refletir na sua vida.

Benefícios Espirituais para a Casa

Caso você esteja pensando que o alecrim é bom e eficaz apenas para a mente, saiba que está errado. A verdade é que essa erva é excelente até mesmo para a limpeza energética de ambientes, e por isso você com certeza pode apostar nela para utilizar na sua casa.

Assim como ele funciona com a mente, o alecrim tende a limpar as energias do ambiente, deixá-lo mais positivo e com energias bem mais leves. Para isso, você precisará fazer um incenso natural e colocar alecrim nele; dessa forma, você utilizará um mix de ervas para limpar a energia do seu ambiente.

Portanto, se a sua casa não parece mais um ambiente tão aconchegante assim, com certeza pode ser uma excelente aposta fazer um incenso de alecrim para ser utilizado uma vez na semana até que você sinta o ambiente completamente leve novamente; após sentir que sua casa já está mais leve, você pode utilizar o incenso a cada duas semanas, dependendo da sua preferência e necessidade.

Como Fazer Banho de Alecrim

Você provavelmente já está querendo saber como fazer o banho de alecrim da maneira correta. Isso porque o banho realmente é eficaz, mas é necessário fazê-lo do jeito certo para que o resultado seja exatamente como o esperado.

Por isso, vamos te ensinar agora uma receita de banho de alecrim bem simples que pode ser feita por qualquer pessoa que seja consciente do que está fazendo. Vamos lá, siga o passo a passo!

Ingredientes:

  • 2 litros de água;
  • Cerca de um punhado de alecrim;
  • Mente focada.

Modo de fazer:

  1. Antes de mais nada, você precisa estar com a mente focada no banho. Não o tome como outro banho qualquer, mas desde a preparação mentalize sua vida mais leve e com energias positivas. Essa parte é provavelmente a mais importante de todo o processo, já que a água funciona como um condutor de energia e você precisa emanar boas vibrações;
  2. Coloque a água para esquentar e desligue quando começar a levantar fervura. Jogue o alecrim nessa água e feche a panela, deixe em infusão por cerca de 20 minutos;
  3. Coe o alecrim, jogue as ervas em água corrente e coloque a água que sobrou em uma vasilha para levar ao banho;
  4. Tome banho normalmente com sabonete e se enxágue com a água do chuveiro;
  5. Mentalizando coisas boas e a purificação da sua mente, jogue a água do pescoço para baixo (nunca na cabeça!);
  6. Saia do banho e se seque, ou de preferência deixe o corpo secar naturalmente para que o banho seja ebm absorvido.

Pronto! Seu banho de alecrim já estará pronto e você irá começar a usufruir de todos os benefícios que essa erva apresenta para o nosso corpo e mente; aproveite!

Quer saber mais sobre o alecrim? Leia também: Principais Doenças do Alecrim e Fungos – Como Resolver?

Veja também

Cineraria Planta Medicinal: Benefícios e Propriedades Medicinais

Cineraria é um gênero de plantas com flores da família dos girassóis, nativo principalmente do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *