Home / Plantas / Flor Astromelia Branca Natural: Características e Fotos

Flor Astromelia Branca Natural: Características e Fotos

Com folhas torcidas e pétalas de cores vivas, as astromélias são flores sempre muito presentes no nosso cotidiano. Usadas em diversas situações,  elas são muito populares e versáteis, oferecendo opções para todos os gostos. Conhecida também como lírio inca, lírio peruano , Carajuru, Lírio-de-Luna ou Masressilva-brasileira ela foi descoberta ainda no  século XVIII e apresenta quase 50 espécies diferentes.

Certamente você já viu algum arranjo ou buquê feito com essas flores, não é? Elas duram quase duas semanas em vasos com água e possuem um cheirinho muito agradável.

Veja a seguir mais informações sobre essas flores:

Características

A flor possui dois tipos de formatos: um mais redondo e outro mais pontiagudo. Por esse mesmo motivo a astromélia é muito exuberante e diversificada. Pode ser encontra nas cores: branca, rosa, amarela, laranja, lilás, vermelha, vinho e azul. Mas azul? Sim, é isso mesmo! As astromélias são umas das poucas plantas da natureza que florescem neste tom e oferecem uma experiência visual indescritível.

Entretanto, a flor apresenta curiosamente sempre mais de uma tonalidade. Isso acontece porque ela  possui pequenos detalhes em algumas pétalas internas. São uma espécie de “risquinhos” verticais que  garantem um contraste com a outra cor da astromélia. Um verdadeiro espetáculo da natureza, não é?

As astromélias lembram muito os lírios e são muitas vezes chamadas de lírios em miniatura. Em um mesmo caule é possível encontrar mais de uma flor , o que deixa a sua aparência ainda mais exuberante. Logo abaixo das flores costumam crescer folhas que dão um toque especial e natural para a astromélia.

Astromélia Branca

Um das escolhas mais comuns para buquês em casamentos são as astromélias brancas. Elas são as mais clássicas para e transmitem tranquilidade, ternura e paz. Para aquelas noivas mais ousadas vale a penas fazer uma combinação com as outras opções de cores. Usando o mesmo tom ou não, essas flores são sempre sucesso e garantia de composições que esbanjam, de muito glamour e beleza.

Outa opção é misturar as astromélias com outros tipos de flores como lírios, gérberas, margaridas e tulipas. A utilização de suas folhas formará um arranjo ainda mais exuberante. Assim,  vale a pena abusar das flores, desde  sua versão mais  tradicional que é o  branco,  até as suas cores mais intensas.

Flor Astromelia Branca Natural

A astromélia possui uma produção bem consolidada no Brasil e é atualmente a segunda flor mais vendida no país. Ela perde apenas para as rosas, que são as mais queridinhas entre os brasileiros.

 Como Plantar?

Com raízes grossas e pesadas, as astromélias precisa de muitos cuidados para o seu cultivo. Podem chegar até um metro de altura e precisam de sol para germinar suas sementes,. Porém, é preciso ter cautela pois o excesso de calor pode prejudicar o seu crescimento.

Uma dica interessante é guardá-la em vasos durante o inverno e voltar a realizar o plantio com a chegada da primavera.O solo precisa está devidamente úmido e é recomendável a utilização de adubo ou fertilizantes. Caso você esteja transportando a muda para o seu jardim lembre de cavar um buraco que comporte a planta de forma confortável.

Não esqueça: a cobertura orgânica também é essencial para evitar a proliferação de ervas daninhasA rega deve ser feita todos os dias, principalmente, em regiões muito quentes. A cada quatro semanas é recomendável preencher o solo com fertilizantes e podar as partes que estão secas ou mortas.

A astromélia é comumente atacada por pragas como lagartas e pulgões. Assim, é preciso atento e combater de preferência com inseticidas naturais ou orgânicos. Afinal, você não vai querer que suas flores sejam prejudicadas com o uso de produtos químicos, não é?

Cuidados com a Flor

Veja aqui alguns cuidados que são imprescindíveis para o cultivo das astromélias:

  • As flores costumam aguentar mudanças de temperaturas. Assim, podem tolerar calor e frio, mas não resistem as geadas.
  • Cada espécie de astromélias é mais indicada para um tipo de clima. Para os climas mais secos a dica é guardar suas raízes e realizar a plantação em épocas de clima mais ameno.
  • Você sabia que as raízes da astromélia são comestíveis? Pois é! Mas tome muito cuidados pois algumas espécies possuem toxinas que podem fazer mal ao ser humano.

  • Aquelas raízes de astromélias que são comestível pode ser usadas na fabricação de farinhas que são utilizadas na fabricação de alimentos como:   bolos e pães.
  • Como suas raízes são muito grossas e se espalham com muita facilidade, fique atento caso plante a sua astromélias próxima de outras plantas. Essa proximidade pode fazer com que a planta acabe prejudicando os demais vegetais.
  • A maioria dos plantios em jardim caseiros deverão florescer no final da primavera e início do verão.

Simbologia das Astromélias

Muito se fala sobre o significado místico dessa flor. Contam as histórias populares que a astromélia é um símbolo da amizade. Cada uma das suas pétalas simboliza um sentimento: empatia, compromisso, respeito, paciência, humor e compressão.

Assim, essa flor é ideal para presentear aqueles que mais amamos,  pois carregar uma simbologia muito interessante. Independentemente da sua cor é sinônimo de amizade eterna, felicidade, saudade e agradecimento. São perfeitas para demonstrar afeto para alguém.

Confira Aqui Ficha Técnica da Astromélia

Nome Científico: Alstroemeria hybrida
Nomes Populares: Astromélia, Alstroeméria, Astroméria, Carajuru, Lírio-de-luna, Lírio-dos-incas, Lírio-peruviano, Madressilva-brasileira, Madressilva-da-terra, Madressilva-de-canteiro
Família: Alstroemeriaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Anuais, Flores Perenes
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical

Origem: América do Sul, Brasil, Chile, Peru
Altura: 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Gostou de aprender um pouco mais sobre essa espécie de flor que além ser deslumbrante é sinônimo de  alto astral? Não esqueça de deixar um comentário ou dúvida sobre o nosso artigo!

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *