Home / Plantas / Gardênia Jasminoides: Como Cuidar, Comprar e Fotos

Gardênia Jasminoides: Como Cuidar, Comprar e Fotos

A gardênia (Gardenia jasminoides) é uma planta muito popular e sempre-verde, com flores brancas muito bonitas e agradavelmente perfumadas. Originalmente, vem dos trópicos e é atribuído às chamadas plantas de vermelhidão . No campo, a gardênia cresce até 1,50 metros de altura. A característica especial é que apenas uma flor é criada no final de cada ramo. Se a planta é cultivada em uma panela, atinge apenas um máximo de 45 a 60 centímetros de altura. Mais de 250 espécies diferentes de gardênia são conhecidas em todo o mundo.

  • Cuidados adequados à gardênia: a luz é essencial!

A gardênia é uma planta bastante exigente. Porque ela gosta de um local iluminado, mas não tolera luz solar direta. Portanto, ele deve ser colocado no lado leste ou oeste. No verão, ela também se sente bem na varanda ou no terraço. Devido à mudança de temperatura (quente durante o dia e fria à noite), ela conhece os trópicos de sua terra natal.

Conselhos No Cuidado

  • A gardênia deve sempre ser mantida úmida.
  • A drenagem evita o alagamento.
  • A água da chuva é muito adequada para regar quando o solo seca, deve ser regado use um fertilizante especial para rododendros toda semana depois de duas semanas, adicione um fertilizante de ferro à água de irrigação.
  • Remova as peças mortas da planta imediatamente pulverize regularmente as folhas, mas não as flores a temperatura ideal é de 17 ° a 24 ° Celsius.
  • Evite flutuações de temperatura muito fortes, caso contrário, poderá ocorrer perda de gemas.
  • Ao contrário de muitas outras plantas, essa planta em particular não hiberna completamente. Portanto, deve ser fornecida regularmente com umidade na estação fria, mas em menor grau do que no verão.

Inverno

Mesmo que a planta vigorosa tolere geadas leves por um curto período de tempo, ela deve ser colocada em um local protegido e coberto no inverno, como em um jardim de inverno ou em uma estufa sem aquecimento. É importante que a temperatura não caia abaixo de cinco graus Celsius e não suba acima de zero graus Celsius. Em condições mais quentes, pode haver o risco de que os botões de flores não se formem na próxima primavera.

Poda e Primavera

Na primavera, a gardênia deve ser podada. É importante ressaltar que esta etapa é realizada sobre um olho que aponta para o exterior. Isso garante que a planta não cresça muito forte e cresça uniformemente na próxima temporada. Além disso, uma nova cena de olhos ainda adormecidos sob a interface é animada. Eles podem ser reconhecidos por uma pequena protuberância na casca. Se a planta deve ficar ao ar livre no verão, ela será trazida para fora o mais cedo possível após os chamados santos gelados (meados de maio).

Floração

A maioria das gardênias floresce no verão ou no início do outono. Com algumas medidas simples, certas variedades também podem ser estimuladas a florescer no inverno. Para este fim, alguns botões são quebrados no final do verão ou no início do outono. É importante que seja regada apenas ligeiramente nos meses de inverno. Sempre que a camada superior do solo seca, esta etapa é necessária. Para descobrir, você pode facilmente fazer o chamado teste do polegar.

Gardênia Jasminoides no Vaso
Gardênia Jasminoides no Vaso

A gardênia (Gardenia jasminoides) é muito mais que uma flor para a casa de botão. Não são apenas os românticos que pululam ao ver as flores com cheiro doce, que parecem ser feitas de cera, e as frutas alaranjadas que seguem a floração no início do verão. Em sua terra natal, os trópicos, a gardênia pode atingir alturas de crescimento de até 1,5 metro. Em nossas latitudes, a planta de casa popular tem apenas cerca da metade da altura, mas sem perder nada de atraente.

Como Eu Encontro o Local Certo?

Mais de 250 espécies de gardênia são conhecidas mundialmente. Nos trópicos e subtrópicos, as plantas geralmente crescem como arbustos, algumas espécies como pequenas árvores. O clima em nossas latitudes torna impossível cultivar a planta tropical no campo durante todo o ano. Portanto, a gardênia tem importância prioritária como planta de casa.

  • Dica: o verão pode ser passado em uma varanda ou terraço. A leve oscilação de temperatura entre dias quentes e noites frias não prejudica a planta, mas corresponde aos hábitos no lar natural das plantas e também estimula a formação de flores.

Repovoar a Gardênia no Meu Jardim

Gardênia no Jardim
Gardênia no Jardim

Após um a dois anos, a gardênia deve ser repovoada. Esta etapa é necessária apenas quando o pote antigo está completamente enraizado. Se for esse o caso, ele será repotido. Para isso, a gardênia é regada algumas horas antes. Porque isso facilita muito a remoção da plantadeira. Se for colocado em uma panela sem vidro, também deve ser colocado na água por alguns minutos. Porque o barro seco a privaria de umidade muito rapidamente. Na hora de comprar, utilize lojas virtuais especializadas em plantas do tipo. Tenha cuidado!

Quando a gardênia é retirada da panela velha, controlamos a bola de raiz completamente. Se áreas podres ou secas são visíveis aqui, nós as cortamos com cuidado e removemos todas as pragas reconhecíveis. Para repotting, pode ser usado um substrato sem cal, como rododendros normais, misturado com uma pequena quantidade de areia e composto.

Minha Gardênia Perdeu as Folhas! O Que eu Faço?

Se as folhas da planta ficarem amarelas e até caírem, esse pode ser um fenômeno normal de envelhecimento. Isso geralmente acontece quando a gardênia não é podada regularmente. Porque então os galhos estão esquecendo e florescendo apenas nas áreas superiores. Para evitar isso, a planta deve ser regularmente iluminada. Como resultado, ela é constantemente incentivada a produzir brotos novos e jovens. O processo de envelhecimento está atrasado e a planta continua a crescer.

Conclusão: Uma beleza natural completamente sofisticada, com um alto esforço de manutenção. A gardênia encanta todos os espectadores imediatamente com suas lindas flores e seu agradável aroma. Isso a torna uma planta de casa muito popular. No verão, também pode embelezar varandas e terraços. Mas, para que ela mostre seu esplendor total, ela sempre deve ser bem cuidada. Isso inclui, entre outras coisas, fertilização e poda regulares. Se você seguir as dicas descritas acima, poderá desfrutar da sua gardênia por um longo tempo.

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *