Home / Plantas / Como Fazer e Preparar Chá de Guabiroba de Folha

Como Fazer e Preparar Chá de Guabiroba de Folha

É hora do chá! Deixe a velha Camomila de lado e venha conferir uma dica superinteressante que eu vim apresentar, a partir de agora você terá uma nova opção em seu cardápio!

Conheça a Guabiroba

Gabiroba ou Guabiroba – do – Campo, tanto faz! Ela é uma frutinha com um sabor bem suave e adocicado, prima da goiaba, pode ser encontrada principalmente em Goiás. Este gostoso fruto tem um formato arredondado e coloração amarelada.

As árvores de Guabiroba adoram um clima tropical bem quente onde possam ficar totalmente expostas ao sol, elas ainda crescem em solos pobres sem necessitar de muitos nutrientes.

Viu só, nem todas as frutas necessitam de boa terra para crescerem, que tal você começar a cultivar a sua!

Maneiras de Consumi-la

  • Que tal montar um café da manhã ou da tarde maravilhoso? Saboreie esta fruta naturalmente ou ainda use-a como geleia. Caso prefira saciar sua sede com u gostoso suco, refresque-se com o suco desta fruta saborosíssima.
  • Se você é um doceiro de plantão então não pode deixar de experimentar sobremesas feitas com a deliciosa Guabiroba, como um sorvete.

Como Fazer/Preparar Chá de Guabiroba de Folha

Primeiramente já tenha em mãos as suas 30g de cascas ou folhas de Guabiroba e ainda meio litro de água filtrada fervida.

Deixe o ingrediente principal coberto pelo liquido quente durante uns 10 minutos e só após este período o consuma.

Nada de adicionar açúcar hein, você deve ingeri-lo naturalmente e três vezes ao dia.

Benefícios do Chá de Guabiroba de Folha

Saquinho de Chá de Guabiroba de Folha
Saquinho de Chá de Guabiroba de Folha

Olha são tantas coisas boas que está fruta lhe traz que se você não gosta de ler é melhor pular esta parte!

Acabe com Diarreias e Disenteria: Você constantemente sofre de problemas gastrointestinais? Então está na hora de tomar este chazinho poderoso contra essas desregulações.

Tchauzinho gripe: Nada de ficar embaixo do cobertor com esse narigão avermelhado e espirrando o tempo todo! A Guabiroba detona de vez aquela gripezinha chata que não larga do seu pé!

Que tal um banho relaxante: Huum…nada como aquele banhozinho para hidratar a pele! Mas já pensou fazer tudo isso e deixar a musculatura bem tranquila e livre daquelas dorzinhas diárias? Comece já a banhar-se com as folhas da Guabiroba se quiser ter disposição para um dia inteiro!

Um novo ingrediente em sua dieta: Rica em carboidratos, vitaminas e proteínas, nem preciso dizer que você deve incluía-la desde já no seu cardápio né!?

Osteoporose nunca mais: Guabiroba é riquíssima em Cálcio, o responsável por manter a sua musculatura forte e preparada para os impactos da rotina diária. Ta esperando o que? Consuma diariamente o seu Chá de Guabiroba!

Detenha a Anemia: muitas pessoas têm problemas com esta doença, mas você que aprendeu agora um novo ingrediente poderosíssimo contra este mal e não vai mais dar bobeira.

Emagreça: Frutas como a Guabiroba que lhe satisfazem totalmente deixando você livre daquelas beliscadinhas noturnas que destroem o seu foco e sua dieta.

Tenha a Guabiroba Em Casa

Como você já sabe está planta curte um solzinho bem forte e se adapta a qualquer solo até mesmo aqueles bem carentes de nutrientes.

Caso queira ter mais de um pé de Guabiroba saiba que a multiplicação dele se dá através de sementes que ao serem extraídas do fruto, devem ser consumidas imediatamente sob pena de perderem sua função germinadora.

Aprendendo a plantar a Guabiroba: na primeira etapa você deve simplesmente colher os frutos maduros e com aparência saudável. Em seguida esmague os frutos para que possa obter as sementes.

Pé de Guabiroba
Pé de Guabiroba

Remova totalmente a polpa da fruta que restar nas sementes, você pode fazer isso lavando-as em agua corrente. Depois coloque-as em papel jornal e exponha elas ao sol para que sequem.

Tenha calma, estamos quase lá! Agora plante as sementinhas em sementeiras e em 10 a 40 dias elas germinarão mas para que isso ocorra o ambiente deve ser rico em matéria orgânica e irrigação. Olha eu lhe disse que esta planta não precisa de um lugar muito perfeito para nascer mas saiba que mesmo assim sempre haverá algumas exigências!

Observa as estações chuvosas pois é exatamente neste período que você deve plantar a Guabiroba e em locais que sejam definitivos.

Fique atento ao período de Agosto a Novembro pois neles as primeiras florzinhas irão surgir. Nesta etapa será um passo a menos para obter a sua própria planta de Guabiroba!

Como Fazer Mudas De Guabiroba

Siga todos os passos fielmente para não obter alterações nos resultados!

Seja poda ou plantio, no período das Luas fracas é a melhor época para começar este procedimento.

Prepare a terra e o recipiente para colocar a muda de maneira temporária, lembrando que deve ser um local adubado e arenoso. Você pode escolher um daqueles saquinhos plásticos próprios para mudas ou então vasinhos.

Um galho de 30 cm da plantinha deve ser retirado para o processo de cultivo de mudas e não se esqueça de conter o excesso de folhas que está no topo e deixe esta parte com apenas 4 ou 5 folhas. Tome muito cuidado para não quebrar os locais onde nascerão os brotos.

Agora mergulhe o galho no recipiente escolhido assim fará com que a planta crie raízes mais rápido e diferente da Guabiroba já plantada, as mudas devem ficar protegidas da exposição direta ao sol.

A última dica é manter a terra sempre úmida, mas nunca encharcada! Boa sorte!

Uma Dica Extra

Foto de Uma Muda de Guabiroba
Foto de Uma Muda de Guabiroba

Caso não queira plantar a Guabiroba na sua casa frequente aqueles locais especializados em produtos naturais, lá você encontrará pacotinhos das folhas deste fruto que já são produzidos e preparados para o consumo imediato através dos chás.

Sendo uma pessoa um tanto preguiçosa como eu essa sugestão lhe parecerá deveras interessante!

Olha, o importante disso tudo é você seguir meus conselhos e se dar super bem com os benefícios que essa frutinha deliciosa irá lhe trazer, seja bebendo chá ou não! Eu espero que tenha gostado deste conteúdo, pois a cada vez que posto algo neste site, eu o faço pensando em agradar e ajudar você! Até a próxima!

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *