Home / Plantas / Banho de Calêndula: Para que Serve? Como Fazer? Ele Funciona?

Banho de Calêndula: Para que Serve? Como Fazer? Ele Funciona?

Hoje vamos falar um pouco sobre a famosa calêndula, o nome desta planta vem do latim kalendae que tem como significado “dia da lua nova”. Curiosamente esse nome se dá ao fato dessa planta florescer em alguns lugares justamente na lua nova.

Algumas pessoas associam essa planta a calmante do espírito, ligada ao elemento fogo. Isso se deve ao fato da cor viva de suas flores que chegam a brilhar aos raios de sol, trazendo alegria ao coração.

Nos EUA ela é chamada de Marigold, fazendo referência a Maria, mãe de Jesus.

Também é muito utilizada como tempero em alguns alimentos como salada, dando mais cor e sabor.

Espécies de Calêndula

São conhecidas cerca de 20 espécies dessa planta, embora a mais conhecida e utilizada em comidas e chás é a C.officinalis. Popularmente chamada também de margarida dourada ou flor de todos os males.

Para Que Serve Banho de  Calêndula 

A Flor Calêndula
A Flor Calêndula

Vamos elencar algumas das propriedades dessa planta, tem efeito adstringente, poder de analgesia, ação anti inflamatória, ação calmante, ajuda na cicatrização, age contra alergias, poder antiviral, para as mulheres ajuda a regularizar o ciclo menstrual, tonifica a pele e tem ação bactericida entre outras.

Apesar de ser uma planta de cores vivas e quentes ela tem ação calmante e fria, por isso muito utilizada no tratamento de torções, alergias, furúnculos e queimaduras também.

Nas Emoções

Essa planta também tem grande impacto no nosso emocional, ajuda a se livrar dos pensamentos ruins, calmante e diminui comportamentos como o de roer unhas ou até mesmo arrancar os fios de cabelo. Faz fluir pensamentos positivos, ajudando na regulação do humor e da criatividade.

Tratamento Ginecológico Natural

As mulheres tendem a ser muito beneficiadas pelos tratamentos naturais com essa planta, que está presente nos banhos de assento, nos chás, nas pomadas, tinturas naturais entre outros. Algumas pessoas dizem que as flores podem ser afrodisíacas, mas as grávidas devem ficar atentas por ser potencial abortivo.

Mas devem ser utilizadas em tratamento de candidíase, HPV, casos de Herpes, rachaduras causadas por amamentação, entre outros.

Como Fazer Banho de Calêndula

Dicas para Infusão

  • 2 colheres de flores da calêndula;
  • 1 xícara de água fervida;

Manter em infusão por cerca de 5 minutos.

Depois desse período ele está pronto para ser utilizado por exemplo em banhos de assentos que curam HPV, hemorroidas, corrimentos vaginais e outros.

Depois de coado ele também pode ser consumido como chá, tomar metade de uma xícara na parte da manhã e outra antes de dormir.

Emplastro de Calêndula

No caso de ferimentos na pele causados por queimaduras, feridas ou rachaduras você pode macerar as flores e folhas desta planta, envolver em um pano limpo e colocar sobre o local desejado por cerca de trinta minutos.

Calêndula na Umbanda

Para os umbandistas esta planta ajuda a equilibrar o corpo e a mente, ajuda a revigorar, dar ânimo, energizar a alma. Suas cores trazem energia e seus orixás como Oroiná e Oxum.

Utilização na Umbanda

Tem como principal função trazer energia, a força do sol, a explosão do calor que movimenta tudo.

Algumas pessoas podem se beneficiar dos banhos dessa planta que trazem mais energia, e acalmam em banhos muitos relaxantes.

É recomendável misturar outras ervas energizantes. a fim de potencializar a vibração das energias.

A Planta do Perdão

Nessa religião a erva calêndula é ligada a Oxum e outros orixás. Muito conhecida por sua capacidade de descarregar energias negativas podem ser usadas dentro de fronhas e banhos propriamente ditos. Ajuda a liberar o perdão, que é um sentimento tão difícil. Na hora de preparar o seu banho, mantenha a erva em infusão por um tempo. Com a água muito quente você adiciona a erva e abafe por meia hora. A indicação é de que o banho seja dado dos ombros para baixo, acompanhando sempre de uma oração que pede clareza, se livrar de todo mal e que te traga compreensão dos problemas da vida. Peças que os nós sejam desatados, peça felicidade para entender o sentido de sua vida.

Dicas Para Preparação do Banho de Descarrego

Preparando Banho Com Calêndula
Preparando Banho Com Calêndula

Utilize sempre que possível água mineral, caso não seja possível utilize água filtrada para alcançar a melhor pureza possível. A água deve estar sempre muito quente, mas isso não significa que ela deve estar fervente, quando as bolhas começarem a aparecer já pode apagar o fogo.

Caso sinta no seu coração a necessidade de acender uma vela, faça! Ela pode ser da cor branca ou da cor do seu orixá.

Outras Formas de Utilização da Calêndula

Algumas pessoas gostam de adicionar essa erva dentro da fronha de seus travesseiros, assim o aroma despertará bons sonhos e até revelações. Seu aroma característico trás energia e prosperidade, por esse motivo muitos gostam de colocar também essas flores na porta de suas casas ou de suas empresas. 

Informações Importantes

Fique Atento a Cuidados com o Banho
Fique Atento a Cuidados com o Banho

Fique atento às nossas dicas, no caso de banhos por exemplo é muito importante que você tome alguns cuidados.

Antes de qualquer banho é importante se certificar que você não seja alérgico a nenhuma das ervas utilizadas. Uma forma simples de testar e friccionar essa erva sob sua pele e aguardar alguns minutos para ver a pele fica vermelha e demonstra algum tipo de alergia.

Pesquise antes se a erva escolhida por ser utilizada na cabeça, pode acontecer de algumas ervas não serem indicadas nesse tipo de banho.

Procure locais silenciosos onde nenhum barulho te distraia,  mantenha a concentração para sentir a energia do momento.

Após noites agitadas e que você tenha consumido bebida alcoólica não faça esse tipo de banho, pois o corpo deve estar tranquilo.

Aproveite muito cada minuto desse banho revigorante, mas caso se sinta mal sente-se em algum lugar confortável até estar completamente recomposto.

Veja também

Dama da Noite

Qual a Flor que Morre Mais Rápido?

Existem algumas flores que realmente não duram por muito tempo, por esse motivo muitas pessoas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.