Home / Plantas / Asessippi Lilás (Syringa Vulgaris) – Significado E Imagens Da Flor

Asessippi Lilás (Syringa Vulgaris) – Significado E Imagens Da Flor

A Asessipi Lilás, ou apenas lilás, é uma flor do tipo arbusto. Suas flores são decíduas e possuem um perfume bem refrescante. É uma planta pequena e floresce na metade da primavera, porém sua floração dura apenas até três semanas. É uma flor cultivada principalmente por seu perfume e beleza. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa incrível planta? A seguir apresentamos tudo que você precisa saber sobre a asessipi lilás, acompanhe.

Origem E Características Da Asessipi Lilás

Asessipi Lilás é uma flor que pertence à família Oleaceae e originária, provavelmente, da Pérsia. Seu nome cientifico é Syringa vulgaris, que vem do latim Syringa e significa junco, referindo-se a haste do seu caule que é oca. Por volta do século XVI foi introduzida na Europa e daí para todo o mundo. Lilás é um arbusto lenhoso e temporal, cultivado principalmente devido a suas flores serem muito bonitas e perfumadas. Além disso é considerado por muitos uma pequena árvore, devido a seu tamanho que pode alcançar de três a sete metros de altura. Seu caule é dividido com casca de cor marrom ou marrom acinzentado. As plantas mais novas possuem cascas mais lisas e as mais velhas são descamantes.

Asessippi Lilás Florida

Suas folhas são verdes e simples, já suas flores são bem vistosas, com uma fragrância bem particular. Apesar do nome ser lilás, a flor pode ser nas cores lilás e tons de branco e rosa, conforme a variedade. As flores possuem quatro pétalas. O lilás ainda oferece um fruto que surge dentro de uma cápsula de contorno alongado.

Da raiz de uma planta adulta podem brotar novas flores, formando pequenos bosques na natureza ao longo do tempo. Inclusive, por ser uma flor muito versátil, e ótima para jardins, deixando-os mais delicados e perfumados.

Cultivo

A Asessipi Lilás é uma flor muito fácil de ser cultivada, pois se adapta bem a qualquer tipo de solo bem como a condições climáticas. Entretanto, é indicado o cultivo em clima subtropical, isso porque a planta necessita do frio do inverno para que floresça satisfatoriamente. Além disso, deve ser cultivada sob a luz do sol, em solo fértil, drenado e adubado com matéria orgânica. A planta pode se multiplicar através de sementes, enxertos dos ramos, alporque e estaquia. Após o plantio, deve ser regada regularmente e ficar por, pelo menos, seis horas no sol para que tenha boa produção.

Como são bem versáteis, ao serem aparadas e conduzidas por armações específicas podem dar sombra ou ainda, se deixadas na sua forma natural podem formar cercas vivas. É importante realizar a poda da planta uma vez no ano, após a floração. Se realizada em outras épocas podem acabar prejudicando a próxima floração.

A árvore de lilás madura e floresce na metade da primavera e no começo do verão e suas flores duram cerca de duas a três semanas. Porém, o pouco tempo de floração é compensado pela beleza e fragrância dessa flor que são magníficos.

Significado E Uso Do Asessipi Lilás

O significado da Asessipi Lilás é a inocência e o amor. Enquanto uma flor de cor roxa, pode representar também sentimentos bons e calma. Entretanto, conforme as cores, pode ter outros significados, como:

  • Lilás Branco

Asessipi Branca

Inocência ou o primeiro sonho de amor

  • Lilás Rosa

Asessipi Cor de Rosa

Aceitação e juventude

  • Lilás Malva

Asessipi Malva

Ainda me ama

  • Lilás Amarelo

Asessipi Amarela

Não acredita em mim

O lilás é muito usado no paisagismo, devido a ser uma flor bastante delicada, bonita e perfumada. Assim, torna-se uma pela arvore para os jardins quando podada e deixada com um único caule, seja plantada de forma isolada ou em conjunto com mais arvores lilás. Se deixada na sua forma natural, pode formar belas cercas vivas e maciços e, com as podas realizadas após a floração, garantem novas florações nos próximos anos. Como o óleo do lilás possui um aroma muito bom, ele é usado na indústria de cosméticos para fabricação de aromas. O óleo é de cor amarelada, o que o caracteriza e identifica. A lilás é a única espécie de syringa vulgaris da qual é retirado o extrato para uso na indústria cosmética.  Além disso, algumas partes da planta são usadas na indústria farmacêutica para tratamentos contra dores de garganta e de cabeça, através do extrato e de compressas, respectivamente. Ainda, segundo alguns mitos antigos, a Asessipi Lilás ajuda a proteger as habitações humanas, bem como afastar maus espíritos.

Curiosidades

  • Lilás comum ou lilás é o nome popular da Asessipi Lilás
  • A planta floresce na primavera e no verão e sua floração dura apenas 2 ou 3 semanas
  • É de origem oriental, bem provável que da Pérsia
  • Seu nome cientifico Syringa foi atribuído por Lineu
  • As flores têm quatro pétalas e um tubo em sua base
  • É um arbusto grande, sendo considerado uma pequena árvore
  • Seu ciclo de vida é perene

  • O lilás é usado em jardins e parques principalmente pelo seu perfume
  • De 1876 a 1927, Victor Lemoine, um produtor francês desenvolveu aproximadamente 153 cultivares de lilases, das quais muitas são couns hoje
  • Existem cerca de 800 cultivares de syringa vulgaris hoje em dia
  • É usado na indústria de móveis para desenvolver pequenos móveis
  • Seu extrato e óleo são usados na indústria farmacêutica e cosmética
  • Floresce apenas uma vez por ano
  • Atrai facilmente abelhas e borboletas
  • É difícil você passar perto dessa flor e não parar para sentir seu perfume

Veja também

Flores Que Começam Com a Letra U: Nome e Características

As plantas que começam coma letra U normalmente são encontradas nos continentes asiático e europeu. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *