Home / Plantas / Ameixa Verde: Beneficios, Calorias, Árvore, Características e Fotos

Ameixa Verde: Beneficios, Calorias, Árvore, Características e Fotos

As ameixas verdes são frequentemente vistas como uma das melhores ameixas do mundo, e um dos tipos de ameixa que mais trás benefícios a saúde ao ser ingerida. Então, vamos conhecer mais sobre essa maravilhosa fruta:

Características E História Da Ameixa Verde

As árvores da ameixa verde são cientificamente denominadas prunus domestica. A fruta ameixa verde é identificada pela sua forma redonda ovalada e carne verde pálida de textura lisa; elas são em média menores que as ameixas redondas, mas maiores que as ameixas mirabelle (geralmente entre 2 e 4 cm de diâmetro).

A cor varia de verde a amarelada, com um “blush” azul claro em algumas cultivares. Ameixas verdes são cultivadas em áreas temperadas e são conhecidas pelo sabor rico de confeitaria. Elas são considerados entre as melhores ameixas de sobremesa. E no máximo existem 46 calorias em ameixas verdes, mesmo que geralmente as que atingem esse número de calorias pesem 100 gramas.

A fruta da ameixa verde originou-se no Irã. Ameixas verdes foram supostamente importados pela primeira vez para a Inglaterra da França em 1724 por Sir William Gage, de quem elas obtêm seu nome em inglês. Alegadamente, os rótulos que identificam as ameixeiras francesas foram perdidos em trânsito para a casa de Gage em Hengrave Hall.

Logo depois, as árvores de ameixas verdes foram plantadas nas colônias americanas, sendo até cultivadas nas plantações dos presidentes americanos George Washington (1732-1799) e Thomas Jefferson (1743-1826). No entanto, seu cultivo na América do Norte diminuiu significativamente desde o século XVIII.

Thomas Jefferson
Thomas Jefferson

Elas são amplamente cultivadas, normalmente para estufar em calda para fazer uma compota. Em Portugal, no entanto, eles constituem uma iguaria inventada por freiras dominicanas no século XVI ou XVII (quando confinadas a seus conventos) na cidade de Elvas, onde são fervidas em um xarope açucarado várias vezes, ao longo de várias semanas, para então conservar-se inteiros em calda ou secos, cobertos com açúcar e comidos com uma sobremesa local, sericaia, feita a partir de ovos, açúcar, leite, canela e farinha ou comidos com queijos ricos.

Benefícios Das Ameixas Verdes

Devido sua grande quantidade de vitamina a ameixa verde trás vários benefícios a saúde do corpo, assim como outros tipos de ameixa e outras frutas.

Sistema imunológico: Quando uma pessoa se engaja em atividades que esgotam os nutrientes do corpo, como exercício físico extenuante ou o próprio estresse, um dos primeiros nutrientes a ir embora é a vitamina C. Isso pode levar a um sistema imunológico comprometido, abrindo uma pessoa a um maior risco de contrair resfriados e outros problemas de saúde.

Somente reabastecendo o nutriente perdido o problema pode ser corrigido. Embora existam comprimidos de vitamina C disponíveis no mercado, por que comprá-los quando você pode consumir algumas ameixas verdes na forma de geleia ou sorvete todos os dias e obter os mesmos benefícios? Se você tem uma horta, você pode plantar mudas de ameixa e obter sua dose diária de vitamina C gratuitamente.

Pé de Ameixa Verde
Pé de Ameixa Verde

Alto teor antioxidante: Ameixas verdes contêm um dos mais altos níveis de antioxidantes do mundo, até mais do que o bem conhecido mirtilo. De fato, quando comparado aos mirtilos, as ameixas verdes oferecem quase 10 vezes mais potássio e 4,7 vezes mais compostos fenólicos. Devido à presença de fitonutrientes, os cientistas também pesquisaram ameixas verdes como possíveis alimentos que combatem o câncer.

Atrasar sinais de envelhecimento: Diz-se que comer ameixas verdes faz a pele parecer mais jovem, talvez devido à vitamina C que contêm, que tem o potencial de reduzir a incidência de manchas e rugas da idade. O ferro, o zinco, a vitamina E, a luteína e o folato contidos na ameixa também ajudam a garantir que sua pele esteja nutrida e revigorada.

Digestão: Graças ao seu alto teor de fibras, as ameixas verdes ajudam no processo digestivo, permitindo uma melhor absorção de nutrientes. Além disso, comê-los ajuda a evitar incidentes de inchaço e constipação. A catequina nas ameixas promove o peristaltismo adequado, uma série de contrações musculares que transportam alimentos para as várias regiões de processamento no trato digestivo.

Sistema Digestivo
Sistema Digestivo

Portanto, coma algumas ameixas verdes todos os dias e seu estômago não deve lhe causar muitos problemas.

Luta contra a doença de Alzheimer: Entre os superalimentos mais populares, a cúrcuma ocupa uma posição alta. Isto é devido à presença de curcumina, que é conhecida por ter fortes propriedades antioxidantes. No entanto, diz-se que as propriedades antioxidantes das ameixas verdes são sete vezes maiores do que a da curcumina, o que essencialmente a torna um dos melhores superalimentos do mundo.

Senhor Com Alzheimer
Senhor Com Alzheimer

Esta qualidade na ameixa vem do ambiente hostil em que é cultivada. Devido ao seu ambiente, a planta tem que trabalhar mais para produzir os antioxidantes necessários para sobreviver. Estes antioxidantes são normalmente armazenados na fruta. Comer ameixas verdes pode proteger os neurônios do cérebro de danos causados por radicais livres e agentes tóxicos, ajudando a prevenir a doença de Alzheimer.

Prevenir a anemia: Devido ao seu alto teor de ferro, o consumo de ameixas verdes manterá os níveis de ferro no sangue estável. Como conseqüência, o corpo é menos propenso a sofrer de deficiência de ferro ou desenvolver anemia.

Prevenções Quanto a Ameixa Verde

Lave bem as ameixas verdes para evitar o consumo de pesticidas, sujeira ou outros contaminantes. Cada uma delas pode irritar seu estômago, fazendo com que você sinta algum desconforto. Use água pura para limpar sua fruta fresca. Lavar suas ameixas verdes com sabão pode deixar um resíduo na casca da fruta. A ingestão de resíduos de sabão também pode agravar a sua barriga, dando-lhe uma dor de estômago.

Comer muitas ameixas verdes aumenta a ingestão de fibras durante o dia. A maioria dos alimentos ricos em fibras fornece fibra solúvel e insolúvel, embora eles normalmente tenham maiores quantidades de um sobre o outro. Frutas frescas, como ameixas verdes, tendem a ter maiores quantidades de fibras solúveis. Este tipo de fibra atrai a água em seu intestino e fermentos, formando um gel de movimento lento.

Dezenas de Ameixa Verde no Pote
Dezenas de Ameixa Verde no Pote

Durante a fermentação que ocorre em seu cólon, o gás é naturalmente produzido. Gás excessivo no intestino pode fazer com que você sinta algum desconforto até passar. Além disso, muito de qualquer tipo de fibra pode causar constipação ou diarreia. Se sua dieta é normalmente baixa em frutas frescas, vegetais e alimentos integrais, aumente lentamente sua ingestão em algumas porções diárias, conforme tolerado.

Ameixas verdes não devem incomodar seu estômago se você estiver saudável em geral. Ter um estômago azedo depois de comer uma ameixa verde pode ser um sinal de uma causa subjacente mais séria, como uma alergia. Procure assistência médica caso sinta dores estomacais frequentes ao ingerir ameixas verdes, para se certificar que não haja nenhuma relação entre o consumo e a afetação.

Veja também

Como Fazer Transplante de Cineraria e Cuidados Apos Ele

O termo cineraria significa “cinza acinzentado”, portanto, não é surpreendente a planta Cineraria ser chamada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *