Home / Plantas / Damasco – Calorias e Informações Nutricionais da Fruta

Damasco – Calorias e Informações Nutricionais da Fruta

Damascos frescos ou secos são uma fruta com sabor naturalmente doce. Eles são ricos em beta-caroteno, dando-lhes aquele belo tom de laranja. Damascos podem ser consumidos inteiros, secos, enlatados ou em conserva. Enquanto eles são relativamente ricos em açúcar, você pode desfrutar de seus benefícios nutricionais se você mantiver sua porção equilibrada e evitar comer alimentos feitos com conservas de damasco ou adição de açúcar.

Damascos frescos levam mais tempo para comer e proporcionam mais volume do que os seus homólogos secos.

Damasco – Calorias e Informações Nutricionais da Fruta

O índice glicêmico dos damascos é de cerca de 31, que é baixo a moderado em uma escala em que a glicose pura é 100. A carga glicêmica de um alimento leva em consideração o índice glicêmico e a quantidade de alimento ingerido. Uma carga glicêmica de 10 ou menos é considerada baixa e deve ter pouco efeito na glicose no sangue ou na resposta à insulina.

Gorduras em Damascos

Damascos têm apenas um traço de gordura, a maioria dos quais é monoinsaturada. Um damasco cru possui 27 miligramas de ácidos graxos ômega-6.

Proteína em Damascos

Um único damasco possui apenas uma pequena quantidade de proteína que seria igual a apenas 1% de suas necessidades diárias. Para uma dieta equilibrada, você também precisará ingerir alimentos com mais proteínas, como legumes, nozes, laticínios, peixe e carne.

Micronutrientes em Damascos

Os damascos são uma boa fonte de vitamina A e vitamina C. A vitamina A é uma importante vitamina lipossolúvel que tem muitos papéis, um dos quais é a manutenção da saúde ocular. A vitamina C, uma vitamina solúvel em água, ajuda a manter sua imunidade aumentada e é um nutriente importante envolvido na cicatrização de feridas.  Os damascos secos perdem quase toda a  vitamina C e alguns outros nutrientes no processo de secagem, mas retêm a vitamina A e o potássio.

Os damascos contêm fitonutrientes, incluindo antioxidantes como polifenóis, flavonoides e beta-caroteno. Isso pode proteger suas células contra danos. Os damascos contêm fibras solúveis que podem ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue e fibras insolúveis que contribuem para a saúde digestiva.  Acredita-se que o “néctar dos deuses” desfrutado pelas divindades gregas e romanas se refira ao suco e polpa de damascos frescos.

Damascos Secos São Ricos em Açúcar?

Damascos, especialmente secos, contêm cerca de 2 gramas de açúcar em um pequeno pedaço. Pode ser fácil comer demais frutas secas; portanto, se você é alguém que está tentando observar sua ingestão de carboidratos ou se tem diabetes, evitar frutas secas é provavelmente uma boa ideia.  Damascos podem ser comidos inteiros, pele e tudo.

Os Caroços de Damasco são Venenosos ?

É importante remover o caroço da fruta, pois ela não é comestível. O núcleo dentro da concha do poço contém o composto venenoso amigdalina e pode causar envenenamento por cianeto. Medicamentos feitos a partir de caroços de damasco já foram comercializados como um tratamento alternativo para o câncer.

Damasco Descascado
Damasco Descascado

Damasco: Para o Que Serve

Damascos podem ser comprados frescos, secos, enlatados e em compotas, pastas e conservas. Escolha damascos frescos com uma cor uniforme rica em laranja. Evite frutas pálidas ou amareladas, pois ainda não estão maduras. A fruta deve ser levemente macia, mas firme ao toque. Evite frutas excessivamente firmes, pois ainda não estão maduras.

Damascos secos podem ser comprados no supermercado ao lado de outras frutas secas, como passas e cranberries . Ao comprar damascos secos, compre aqueles que não são açucarados. O açúcar adicionado só contém calorias e carboidratos desnecessários.

Damasco Vendido no Pote Plástico
Damasco Vendido no Pote Plástico

Se você estiver comprando damascos enlatados, compre aqueles que não contêm açúcar e estão em seu próprio suco. A maioria das geleias e pastas contém muito açúcar por porção, mas uma pequena quantidade pode ser usada para adoçar as receitas. Se você está comprando conservas, pode economizar açúcar comprando aquelas sem adição de açúcar.

Damascos podem ser comidos simplesmente inteiros, por si mesmos, como um lanche. Eles podem ser picados e adicionados ao iogurte, queijo cottage, cereais quentes ou assados. Alguns damascos secos combinam bem com um punhado de nozes para recheio, pós-treino fibroso ou lanche do meio-dia para aumentar a energia.  Damascos também podem ser usados em receitas de sobremesas, barrinhas de frutas e molhos.

Características do Damasco

Damasco ( Prunus armeniaca ), fruto de caroço da família Rosaceae (ordem Rosales ), intimamente relacionado a pêssegos , amêndoas , ameixas e cerejas . Os damascos são cultivados em todas as regiões temperadas do mundo, especialmente no Mediterrâneo. Eles são consumidos frescos ou cozidos e são preservados por conservas ou secagem. A fruta também é amplamente transformada em geleia e é frequentemente usada para dar sabor a licores . Os damascos são uma boa fonte de vitamina A e são ricos em açúcar natural. Damascos secos são uma excelente fonte de ferro.

A Planta Damasco

Pé de Damasco
Pé de Damasco

As árvores de damasco são pequenas e se espalham, com folhas ovadas largas com pontas pontiagudas. As folhas são de cor verde brilhante e são mantidas eretas nos galhos. As flores auto polinizadas são brancas em plena floração e carregadas individual ou duplamente em um nó em caules muito curtos. Os frutos são drupas com um poço grande e plano ou pedra, dentro do qual está a semente . De forma semelhante a um pêssego , a fruta é quase lisa, arredondada a oblonga em algumas variedades e um pouco achatada, mas com pouco ou nenhum pelo quando madura. Sua carne é tipicamente de um amarelo rico a laranja amarelado . As sementes (também chamadas de grãos) de várias variedades são doces, embora sejam venenosas até serem torradas.

O Cultivo do Damasco

Os damascos são propagados por brotamento em porta-enxertos de pêssego ou damasco, e pêssegos, ameixas e damascos podem ser facilmente intercalados . A árvore é bem-sucedida em um solo argiloso e bem drenado , de preferência leve e não pesado. A maioria das variedades suporta o frio do inverno e os pêssegos, mas os botões das flores, que abrem mais cedo que os do pêssego, são freqüentemente mortos por congelamentos tardios. As árvores são bastante resistentes à seca e sob condições favoráveis ​​de crescimento, têm vida longa, algumas vivendo 100 anos ou mais.

Origem da Cultura do Damasco

O damasco foi originalmente domesticado na China, mas agora é cultivado em todos os continentes, exceto na Antártica. Evidências arqueológicas mostram que os damascos foram comidos na Armênia antiga e foram introduzidos no Novo Mundo no início do século 18 por missionários espanhóis na Califórnia .

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *