Home / Plantas / Flor Primavera Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Flor Primavera Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

As flores são essenciais para uma série de reações da natureza. Dessa maneira, é muito importante que o cultivo seja feito de forma adequada, para que cada vez mais essas flores possam fazer um bom trabalho no ciclo natural. Como exemplo, é possível citar toda a importância que elas possuem no sentido de atrair borboletas, pássaros e abelhas. Esses animais, de uma forma ou de outra, acabam por disseminar a cultura e fortalecer ainda mais o ambiente vegetal.

Dentro do mundo das flores, porém, há aquelas que possuem ainda mais destaque. A flor primavera é uma dessas, sendo um gênero que possui diversas espécies. Todavia, todas possuem uma série de questões em comum, sendo algumas delas muito interessantes. Muito usadas para a ornamentação, as flores do gênero primavera costumam ter cor bastante forte e chamativa.

Essas flores podem ser usadas no centro da ornamentação ou como acompanhantes, a depender do objetivo do paisagista. Muito comum na América do Sul, o gênero da flor primavera não se faz presente em larga escala no Hemisfério Norte, onde o clima é pouco propício para o desenvolvimento da cultura. Se você tem interesse em saber mais sobre a flor primavera, veja abaixo algumas das principais informações a respeito desse que é um dos gêneros mais bonitos do planeta.

Curiosidades Sobre a Flor Primavera

O gênero da flor primavera é conhecido por contar com plantas trepadeiras, aquelas que precisam de bases sólidas para crescer e se apoiar. Por conseguinte, é comum que a flor primavera seja vista em cercas e paredes. Pois, sem uma base sólida, o crescimento da cultura não acontece como deveria.

Ademais, a flor primavera não gosta de climas frios, pois as temperaturas muito baixas podem fazer com que o seu desenvolvimento aconteça mais lentamente do que o desejado. Outro detalhe curioso sobre a flor primavera é que ela pode ter uma série de outros nomes, que mudam de acordo com o local do Brasil. Assim, pode ser que você conheça a flor primavera como roseta, roseiro, ceboleta, ceboleira, pataguinha, pau-de-roseira ou três-marias.

Flor Primavera

Todos esses nomes se referem à flor primavera, que tem o lilás como cor marcante das suas espécies. Como se pode ver, muitos dos nomes são parecidos ou fazem menção às rosas. Na realidade, durante algum tempo a sociedade pensou que a flor primavera era uma variação das rosas, por conta de fatores em comum. Contudo, com o passar dos anos foi possível ver que não.

Características da Flor Primavera

A flor primavera é uma trepadeira e, por isso, pode crescer muito. Ao todo, a flor primavera pode chegar a cerca de 15 metros de altura, desde que tenha uma base sólida para servir de apoio. Essa planta possui a característica de se desenvolver em locais quentes, não importando se são secos ou úmidos.

Isso porque a flor primavera pode se adaptar a diferentes condições de umidade, desde que haja calor. Na realidade, alguns detalhes típicos da planta podem se alterar com as mudanças entre climas secos ou úmidos.

De toda maneira, a flor primavera possui um caule cheio de espinhos, em um claro processo de seleção natural em que as plantas espinhosas do gênero foram capazes de sobreviver e tomar espaço em relação às que não tinha espinhos. Os espinhos do caule, na verdade, ajudam a fazer com que algumas pessoas pensem que a flor primavera é um tipo de rosa, quando não é. Por fim, vale dizer que a flor primavera gosta muito de sol e, quanto maior a incidência de sol sobre ela, mais as flores se desenvolvem.

Cultivo da Flor Primavera

A flor primavera precisa de alguns cuidados especiais para crescer com força e vitalidade, mas nada muito além do básico. No caso, o mais aconselhável é manter a planta sob o sol direto, sem que ela esteja abaixo de outra árvore maior. O sol é um grande parceiro para a flor primavera e pode ajudar muito no processo de crescimento da cultura. Apesar de ser capaz de sobreviver a diferentes ambientes, o mais natural é que as flores se desenvolvam em sua plenitude quando em cenários úmidos.

Portanto, faça a rega da sua versão de flor primavera com frequência, pois a água é essencial para um desenvolvimento adequado. Já o solo deve ser bastante fértil, com matéria orgânica de qualidade e capaz de oferecer todos os nutrientes dos quais precisa a flor primavera. Vale ressaltar, porém, que o excesso de matéria orgânica pode fazer com que as folhas cresçam muito e as flores fiquem pequenas.

Logo, é necessário usar adubo na medida certa. As podas devem acontecer ao fim da fase de florescimento da planta, quando houver caules e flores mortas. Retire-os com cuidado, sempre no sentido de não ferir a planta de forma alguma. Fazendo a manutenção da sua flor primavera com calma, o mais provável é que você tenha uma planta bonita e próspera.

Propagação e Uso da Flor Primavera

A flor primavera é muito usada para a ornamentação, servindo bem para tornar jardins muito mais belos. Dessa forma, é comum que a planta esteja presente em ambientes ocupados também por outras flores. Todavia, se pode usar a flor primavera para a produção de chás medicinais.

O chá das flores da primavera, na verdade, costuma ser muito eficiente quando se trata de acabar com a gripe. Assim, por agir junto ao sistema de defesa do corpo, o chá pode ajudar a acabar com vírus e bactérias. Ademais, a propagação da flor primavera se dá de maneira variável. Essa planta pode, sim, ser multiplicada através de sementes, algo que nem todas podem – até porque boa parte das plantas não possuem sementes.

Porém, a flor primavera também pode sofrer o processo de estaquia para se propagar para onde quer que seja. Por fim, ainda existe a possibilidade de a flor primavera se propagar pelo processo de alporquia. Tudo depende do local onde você está e de como deseja fazer essa multiplicação, com cada uma delas tendo a sua peculiaridade. Em todo caso, se bem feitas, todas resultam em flores muito belas e uma nova planta forte.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *