Home / Animais / Por Que Cachorro Empurra Comida Com Focinho?

Por Que Cachorro Empurra Comida Com Focinho?

Os cachorros são parte da vida das pessoas, independentemente da raça ou do modo de vida do animal. Isso porque muitos comportamentos podem mudar de acordo com os tipos diferentes de cães, algo compreensível e que pode ser visto no dia a dia. Um pastor alemão, por exemplo, é muito mais forte e resistente do que um poodle.

Portanto, sequer seria possível tratar ambos da mesma forma e esperar as mesmas reações. Porém, há coisas que todos os cães fazem. Ou, ao menos, grande parte deles faz. A maior parte dos cachorros gosta de dominar o seu território e não lida bem com a presença de outra espécie por perto.

Além disso, muitos cães gostam de empurrar a sua comida com o focinho. Isso mesmo, os animais empurram a tigela de comida com a parte da frente da cabeça, em um ato que possui origem com os cachorros selvagens do passado e que ainda se mantém. Porém, você sabe ao certo por que o cão empurra a sua comida com o focinho? Qual seria a explicação para isso? Se quer saber mais sobre o assunto, veja abaixo as principais informações a respeito.

Por Que Cachorro Empurra Comida Com Focinho?

Não existe um estudo científico embasado e estruturado da forma correta para responder a esse questionamento e não deixar dúvidas. Assim, é necessário levar em contas as teorias que estão por toda parte. A mais forte delas indica que o movimento de empurrar a tigela de comida, por parte do cão, remonta há séculos.

Assim, no passado o cachorro selvagem tinha de empurrar a sua caça com o focinho para ver se estava morta ou viva. Logo, os animais que não faziam isso eram surpreendidos e morriam, algo que fez com que apenas os com verificavam o estado da caça sobrevivessem em larga escala. Portanto, essa é uma forma de seleção natural que mostra bem como os cães podem ser inteligente e como os mais adaptáveis podem sobreviver.

Ademais, os cachorros gostavam de empurrar a caça para garantir que não houvesse um outro animal por perto, como um inseto perigoso. Dessa forma, essa medida de precaução permanece até hoje no dia a dia dos cachorros. Porém, atualmente já não é mais necessário se manter atento a tais detalhes. Então, por que os cachorros ainda o fazem? Na realidade, o fazem por instinto e não um motivo lógico, o que explica o movimento ainda existir.

Regras Para dar Comida ao Cão

Há algumas regras que podem ajudar a dar comida ao seu cachorro. Uma delas é não permitir que o seu animal seja possessivo com a ração ou o alimento. Isso mesmo, você não pode deixar que o cão tome conta da vasilha de comida e rosne ou ataque quem se aproxime.

Esse movimento é perigoso e pode ocasionar acidentes. Portanto, trate de podar o comportamento do animal já nos primeiros dias de vida, logo que o animal tentar atacar pela primeira vez. Essa é uma forma eficiente de conter o comportamento pouco apropriado. Ademais, o cachorro não deve receber alimentação pouco antes de sair para passear. Isso porque, ao se movimentar bastante logo depois de comer, o cão pode sofrer com problemas gastrointestinais graves.

Por fim, não dê a sua comida ao cachorro. Além da possibilidade de transmitir alguma doença ao animal, alguns alimentos que podem ser consumidos pelas pessoas não devem ser comidos pelos cachorros. O chocolate, por exemplo, pode matar um cão em poucos minutos, a depender da dose. Logo, o ideal é ter uma dieta voltada para a boa saúde do seu cachorro, sem que ele coma a sua comida.

Cachorro Pedindo Comida

O cachorro pode, ao empurrar a vasilha de comida, estar pedindo por alimento. Porém, para saber isso, basta você ter a noção de qual foi a última vez que ele comeu e se a tigela está vazia ou não. Isso porque não se pode confiar por completo nos cães, que, às vezes, desejam comer ainda mais logo depois de uma refeição completa.

O ideal é ter certeza de que o animal realmente precisa de comida, pois o excesso de alimentos ingeridos em pouco tempo pode ser um grave problema para a saúde do cachorro. Ademais, um cão que esteja pedindo comida tende a chorar e chamar a sua atenção de alguma forma. O animal pode balançar o rabo, te seguir para todos os lados, apontar em direção à comida de alguma maneira e ainda fazer outros sinais.

Comida ao Cão

Portanto, você deve estar atento a esses sinais para entender ao certo o que o seu cachorro deseja, pois só assim poderá resolver a questão e ter uma mascote feliz e saudável. Ademais, vale ressaltar que o cachorro não deve comer alimentos humanos, pois esse é um caminho errado a seguir.

Alguns Sinais do Cachorro

O cachorro pode emitir uma série de sinais para o dono, que podem indicar uma série de coisas. Assim, o mais comum é que você já conheça alguns deles, mas sempre é bom entender mais. Quando o animal encosta o nariz na sua perna, por exemplo, esse é um indicativo de que você é bem-vindo naquele local e que ele o saúda. Já quando o cão estiver em cima de você, pulando para ficar no seu colo ou por perto, você deve dar atenção a ele.

Pois essa é uma das maneiras mais simples e comuns de o animal pedir por carinho, o que costuma acontecer quando o cachorro se sente sozinho e quer brincar. Um cão que te segue para todos os lados da casa já indica que deseja fazer tudo com você, como se fosse o seu melhor amigo.

Entenda isso de forma positiva e não brigue com o animal apenas por não entender ao certo o que ele deseja. Se estiver com dúvida em relação aos sinais, uma boa dica é dar carinho e esperar para ver o que o cachorro fará em seguida. A busca por atenção e amor costuma ser uma das coisas mais comuns pelas quais os cachorros lutam, então muitas vezes um simples abraço pode ser o bastante para fazê-lo feliz.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *