Home / Animais / Crocodilo-Mugger ou Crocodilo da Índia: Curiosidades e Imagens

Crocodilo-Mugger ou Crocodilo da Índia: Curiosidades e Imagens

A variedade de crocodilos assaltantes ou crocodilo mugger (Crocodylus palustris), abrange a maior parte da Índia, exceto uma pequena parte do norte da Índia. Estende-se a leste até a Birmânia (especificamente, a cidade de Tinsukia) e a oeste até o Irã (cidade de Iranshahr). Este crocodilo é encontrado no extremo norte de Kibar, na Índia. O alcance do crocodilo continua em direção ao sul até a ilha do Sri Lanka.

Habitat

Crocodilo da Índia Sob a Grama

O crocodilo assaltante (Crocodylus palustris) é mais comumente encontrado em ambientes de água doce, como rios, lagos, córregos e lagoas de aldeias. Pode viver em lagoas de água doce e de água salgada costeira. Também pode viver em reservatórios feitos pelo homem. As profundidades típicas para esta espécie são 5 m. Este crocodilo não migra sazonalmente, habitando o mesmo local nas estações chuvosas ou secas. Esta espécie faz tocas em terra em uma grande variedade de habitats.

Características

O comprimento máximo para este crocodilo é de 4 a 5 metros e o peso máximo é de 700 kg. Possui escamas grossas e ásperas, cobrindo todo o corpo com uma coloração marrom lamacenta. Possui o focinho mais largo entre todas as espécies de crocodilos. O comprimento da cauda de um crocodilo adulto tem cerca de 1,8 metros de comprimento. Parece não haver diferença visível entre os sexos, exceto que a fêmea é menor.

Ciclo de Vida

O período médio de incubação dos ovos é de 55 a 75 dias. Um filhote mede 0,27 metros e pesa menos de 0,3 kg. É considerado juvenil quando atinge 1,4 metros de comprimento e pesa em torno de 30 kg.  Os filhotes, logo após o nascimento,  ficam embaixo de pequenas prateleiras embaixo da entrada, no ninho onde são capazes de se esconder de outras espécies. O crocodilo fêmea assaltante é sexualmente maduro quando mede 1,8 metros de comprimento. As fêmeas demoram cerca de 8 a 10 anos para atingir a maturidade sexual. Os homens demoram de 12 a 15 anos para a maturidade sexual.

Acasalamento

Pouco foi relatado sobre os hábitos de acasalamento do crocodilo assaltante. No entanto, em outras espécies do mesmo gênero, existem muitas maneiras pelas quais os crocodilos realizam rituais antes do acasalamento. Nos crocodilos do Nilo (Crocodylus niloticus), o macho deve nadar em torno da fêmea antes que possa mostrar seu testículo. Os crocodilos do Nilo batem a cabeça um no outro para competir e ganhar o privilégio de acasalar-se com a fêmea. Os crocodilos fazem zumbidos para o namoro. As fêmeas levantam o focinho para sinalizar submissão quando abordadas por um macho. Isso também pode significar submissão para cortejo. Os crocodilos assaltantes fazem tocas para seus ninhos. A fêmea ou o macho podem fazer o ninho, mas a fêmea o mantém.

Comportamento

Os crocodilos são répteis poiquilotérmicos e precisam alterar sua temperatura interna se aquecendo. Os crocodilos assaltantes cavam tocas para ajudar a manter e protegê-los das mudanças de temperatura ambiente. Essas tocas são importantes para a sobrevivência do crocodilo, protegendo-o quando a temperatura cai abaixo de 5 graus Celsius ou excede 38 graus Celsius. Indivíduos de todas as idades cavam tocas para fazer isso.

Os membros desta espécie são ferozes quando ameaçados ou quando seus ninhos estão sendo atacados.

Embora se suponha ser bastante sedentário, tem sido relatado que essa espécie realiza “caminhadas terrestres de longa distância” em porções de seu alcance. Essas caminhadas foram relatadas na Índia, Sri Lanka e Irã.

Os crocodilos assaltantes normalmente flutuam na superfície da água com o nariz ou os olhos projetados para fora da superfície da água. Eles dependem dos olhos, nariz e ouvidos quando estão acima da superfície da água. Quando estão submersos, confiam na pele, sentindo vibrações na água. Sua pele é um órgão sensorial único. É semelhante à rede de linhas laterais em peixes, mas é exclusivo dos crocodilos. Eles são tão sensíveis que podem detectar o pH da água. Essa rede sensorial presumivelmente desempenha um papel no comportamento de namoro do crocodilo. Eles acariciam e esfregam a cabeça um do outro para rituais de acasalamento.

Dieta

Crocodilo da Índia Sob a Grama

Os crocodilos assaltantes são carnívoros oportunistas. Eles são capazes de comer qualquer animal menor que eles, incluindo outros crocodilos. Eles são considerados caçadores de “sentar e esperar” e podem comer pássaros e morcegos que tentam comer da superfície da água. Eles comem até outros ovos de espécies. Como filhotes, os crocodilos assaltantes comem pequenos insetos e outros pequenos invertebrados, incluindo crustáceos. No entanto, à medida que crescem, o mesmo ocorre com o tamanho médio dos itens de presas. Os crocodilos podem comer de 10% a 25% do seu peso corporal em uma única refeição. Para um crocodilo com comprimento superior a 2 metros, ele pode comer 3 kg. de comida. No entanto, um crocodilo com menos de 0,5 metro só pode comer 150 g. de alimento em uma refeição.

Ameaças

Crocodilo da Índia Sob as Pedras de Boca Aberta

O crocodilo assaltante é o principal predador em seu ecossistema. O único perigo de predação é durante o estágio de incubação. Corvos e dingos (Canis lupus dingo) foram relatados como predadores de ninhos. Houve predação humana (Homo sapiens) dos ovos das espécies, e pescadores humanos podem ocasionalmente matar um adulto.

Espécies

A Índia é o lar de três espécies principais de crocodilos, Mugger, crocodilos de água salgada e Gharial. A principal diferença é o habitat e a distribuição, os crocodilos Mugger são médios e são encontrados em  lagoas de água doce, Gharial é a espécie mais rara e limitada aos rios Chambal e Yamuna. Os crocodilos de água salgada são os maiores crocodilos que vivem nos manguezais de Bhittarkanika e nos parques nacionais de Sunderbans .

Crocodilo Mugger

O Crocodilo Mugger é um crocodilo de tamanho médio, encontrado apenas em todo o subcontinente indiano. Os assaltantes são caçadores de emboscadas que habitam principalmente lagos de água doce, rios, pântanos e florestas de pântanos da Índia. Os Crocodilos Mugger são os predadores de rios mais vistos na Índia.

Crocodilo de Água Salgada

O crocodilo de água salgada é o maior réptil vivo do mundo, vive em manguezais de banhos de sol, pântanos de Bhitarkanika e próximo aos trechos mais baixos dos rios. Os crocodilos de água salgada também são encontrados nas áreas costeiras das Ilhas Andaman e Nicobar e dentro do Santuário da Vida Selvagem de Odisha, em Bhitarkanika.

Crocodilo Gharial

Gharial ou o peixe que come crocodilo é um dos crocodilos mais antigos do mundo, encontrado na parte norte do subcontinente indiano. O gharial é listado como Criticamente em Perigo devido à perda de habitat ribeirinho, agora encontrado apenas no rio Chambal.

 

Veja também

Habitat do Monstro-de-Gila: Onde Eles Vivem?

Quando pensamos em répteis, logo pensamos em dinossauros, cobras, jacarés e crocodilos. Apesar de muitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *