Home / Animais / Como Se Desloca A Iguana? Sistema Locomotor Da Iguana

Como Se Desloca A Iguana? Sistema Locomotor Da Iguana

Se você gosta de estudar os animais e é um(a) bom(a) observador deles(a), então sabe que os repteis são um dos animais mais diferenciados que existem, eles possuem características que muitas vezes não se pode ver em outras espécies.

Você conhece bem a Iguana? Este bichano excêntrico é mais um membro da família dos repteis e possui aspectos bem diferenciados, um deles é a sua locomoção que ocorre de maneira bastante distinta das outras espécies de animais!

Se você quer conhecer este animal de uma forma mais detalhada basta me seguir, hoje eu vou lhe mostrar algumas coisas bem interessantes sobre ele!

Conheça O Sistema Locomotor Da Iguana

Este animal se locomove com as suas quatro patas, a sua barriga ainda encosta no chão como ocorre com os jacarés por exemplo.

Como todo réptil a Iguana possui uma espinha dorsal que é a responsável por possibilitar a sua locomoção de maneira precisa e ágil, este animal é um pouco lento mas as vezes pode demonstrar uma certa agilidade.

De todos os repteis o único que você vai encontrar que não possui a espinha dorsal são as temíveis cobras, graças a ausência desta estrutura elas são obrigadas a se movimentar rastejando.

A Iguana e os outros animais da classe dos lagartos, possuem as patas no mesmo plano que o corpo e isso é o fator principal que faz com que este bicho ande com a sua barriga encostando no chão.

A musculatura da Iguana é bem desenvolvia, acredito que as patas principalmente, pois você já observou que quando este animal vai se locomover ele levanta o corpo primeiro? Já pensou na força que ele precisa ter nas patas para poder sustentar o restante do seu corpo? Fico pensando na força que deve ter os jacarés e crocodilos também, eles devem tomar um impulso imenso para suspender seus corpos super pesados!

A musculatura da nossa Iguana e dos demais repteis é completamente composta por ossos e é bastante dura e resistente.

Bom, a musculatura da nossa famosa Iguana você já conheceu, mas agora quero lhe falar um pouco mais sobre ela!

As Características Da Incrível Iguana

Iguana Rinoceronte
Iguana Rinoceronte

Este bichano excêntrico está em todas as Américas, aqui no Brasil nós o conhecemos como lagarto verde e temos animais como este que podem pesar até 6kg e alcançar 1,80 metros.

Se você quiser encontrar um animal desses fique sabendo que não será uma tarefa muito difícil, pois ele pode ser visto em locais onde haja uma boa circulação de água, nas matas, nas árvores e também escondido em rochas. Ele vai ser muito fácil de achar!

Sabe como você pode identificar uma Iguana Jovem? Simples, basta verificar as faixas transversais que ficam em seu corpo, se o animal tiver 6 dessas faixas isso quer dizer que trata-se de um animal em fase jovial! Lembrando que estas faixas se repetem em sua cauda!

Não pense que acabou, para você identificar uma Iguana em fase jovem é preciso observar se ela possui uma coloração mais escura que varia entre marrom e cinza.

Já percebeu que a Iguana é um animal bastante estiloso? Além da sua coloração bem chamativa ela conta uma crista que vai da cabeça até a sua cauda, ela mais parece um belo moicano!

O corpo deste bicho é bem escamoso, parecido com o dos jacarés e crocodilos, mas isso não é nenhuma novidade, pois todos eles são da família dos repteis.

Este animal pode ser visto sempre durante o dia, é nessa hora que ele sai por aí para dar uma observada na paisagem. Você poderá vê-lo mais por sobre as árvores bem paradão e atento a tudo o que ocorre a sua volta.

A vida selvagem é cheia de perigos e adversidades, a nossa Iguana sabe disso, dessa forma, ela defende seu território com unhas e dentes e não deixa que outros animais o tomem. Somente os machos possuem tal característica, eles fazem isso para garantir mais acesso as femêas e também a recursos alimentícios.

As comunicações que ocorrem entre as Iguanas são através de atos e sinais visuais, mas é claro que podem haver aquelas disputas territoriais em que estes animais se enfrentam corpo a corpo para garantirem as suas femêas e seu espaço.

Uma das habilidades de combate que este animal tem é a de usar a sua cauda como um chicote, como a sua pele é bem áspera o uso desta habilidade é bastante eficaz quando ele quer se defender.

A Iguana mantém a temperatura adequada utilizando a luz solar, ela expõe seu corpo ao sol e recebe o calor que ele transmite, isso também facilita a digestão dos alimentos que come, lembrando que a sua alimentação é baseada apenas em frutos e vegetações, as vezes acidentalmente pode ingerir algum inseto mas não gosta de comê-los.

Curiosidades Sobre a Iguana

Este animal ama o sol, não só pelo fato dele aquecer o seu corpo, mas também por causa do cálcio que ele precisa absorver, isso o ajuda a crescer de uma forma saudável.

Uma Iguana pode viver até 20 anos, este período é considerado bem longo e garante que o animal possa aproveitar bastante. É claro que tudo vai depender das condições que o animal tem a sua volta, uma Iguana em cativeiro poderia alcançar sua expectativa de vida máxima com bastante facilidade.

A Iguana é um animal que possui um terceiro olho, isso pode parecer bem louco mas é verdade, na sua testa há um tipo de olho que possui a função de captar a temperatura ambiente.

Iguana Subindo na Árvore
Iguana Subindo na Árvore

A Iguana é um animal que nasce órfão, ela é abandonada por sua mãe logo após o nascimento, a mãe Iguana deixa os ovos num lugar seguro e depois vai embora. A sobrevivência fica por conta dos filhotes que já precisam aprender a se defender desde o início.

Aqui está tudo o que eu sei sobre a Iguana, espero que você tenha gostado de aprender sobre este animal incrível!

Muito obrigado por sua presença aqui e até a próxima matéria!

Veja também

Cachorro Urinando no Tapete

Produto Para Cachorro Não Urinar No Tapete

Se toda a sua casa cheira a xixi, você deve usar produto para cachorro não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *