Home / Animais / Girafa Reticulada: Características, Fotos e Habitat

Girafa Reticulada: Características, Fotos e Habitat

Alcance Geográfico: África Oriental
Habitat: Savana africana
Nome Científico: Giraffa camelopardalis reticulata
Status de Conservação: Quase Ameaçado

Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Giraffidae

O Que Há Com o seu Pescoço?

Você não pode perder: o pescoço da girafa parece ter sido esticado. Você pode pensar que seu pescoço tem muitos ossos, mas na realidade tem apenas sete — o mesmo que a maioria dos outros mamíferos. Os ossos do pescoço da girafa são muito mais longos!

Titular do Recorde Mundial

A girafa é o animal terrestre vivo mais alto. Os machos podem atingir uma altura de 5,5 metros, enquanto as fêmeas são um pouco menores. Alcançam até 5 metros.

Girafas são conhecidas por seus casacos manchados. Diferentes subespécies (tipos) de girafas têm diferentes padrões de manchas. Girafas reticuladas têm grandes manchas marrons separadas por linhas de cor creme. Os machos são mais escuros do que as fêmeas.

Deleites na Copa das Árvores

Estes animais não têm concorrência quando se trata de encontrar comida. O pescoço comprido ajuda-os a navegar em um lugar que outros animais não conseguem alcançar: as copas das árvores. Árvores — incluindo acácia, mimosa e damasco selvagem — fornecem as comidas favoritas das girafas: folhas, frutos e vagens. As girafas passam muitas horas por dia se deliciando com doces nas copas das árvores.

Como as folhas fornecem muita umidade, as girafas não precisam beber com muita frequência. Eles podem ficar sem água por muitas semanas, até meses, de cada vez. Coisa de sorte — já viu uma bebida de girafa de uma lagoa? Eles têm que abrir bem as pernas para se abaixarem o suficiente para beber!

As girafas têm uma visão extremamente aguçada e podem ver grandes distâncias: elas podem identificar uma pessoa em movimento a 1,5 quilômetros de distância! Eles também têm excelente audição. Esses sentidos afiados ajudam as girafas a ficarem alertas para predadores — como os leões!

Gigantes Suaves (e Seus Bebês)

Os machos lutam, gentilmente, pela atenção de uma parceira em potencial. Estes jogos de luta são chamados de “bater no pescoço” porque — você adivinhou! — eles batem pescoços. Os machos raramente mordem ou chutam durante essas lutas, e lesões são raras.

Depois de um casal masculino e feminino e companheiro, eles têm um tempo para esperar o nascimento de seu bebê: Cerca de 15 meses. Quase sempre há apenas um bebê nascido de cada vez, mas os gêmeos ocorrem em raras ocasiões.

As girafas-mãe são muito carinhosas e protetoras para com os seus bebês, tocando-os e lambendo-os com frequência. Quando os bezerros têm um mês de idade, eles se juntam a um grupo “berçário”, formado por várias mães e seus filhotes.

Os jovens estão sempre sendo vigiados por uma das fêmeas adultas. As mães podem navegar à distância, mas voltam com frequência para amamentar seus bebês. As jovens girafas permanecem nesses grupos até completarem um ano de idade.

Enquanto as girafas fêmeas vivem juntas em grupos familiares, os machos vivem em grupos de solteiros. Cada grupo de bacharel tem um número de jovens do sexo masculino liderados por um mais velho e maior.

Mesmo que eles vivam em rebanhos, as girafas geralmente não ficam no mesmo rebanho para sempre. Indivíduos podem ir e vir, então a composição de um grupo está sempre mudando.

Elas são Ameaçadas de Extinção?

Embora as girafas não estejam em perigo imediato de extinção, elas são consideradas quase ameaçadas. Eles sofrem de dois problemas principais: perda de habitat e caça. À medida que a população humana cresce e os assentamentos se expandem, as girafas são expulsas de seu habitat. Ao mesmo tempo, os animais estão sendo caçados para a carne e para as partes do corpo: cabelos para fazer pulseiras e fios, pele para capas de proteção e tendões para cordas de arcos.

O que você pode fazer para ajudar girafas e outros animais selvagens? Não compre produtos feitos de suas partes do corpo e incentive os outros a não comprá-los também.

Curiosidades

  • Já viu uma girafa bêbada? É possível! Girafas gostam de comer bagas de maroela (uma espécie de fruta), que tendem a fermentar em seus estômagos. Quando comem muitas frutas, as girafas ficam intoxicadas e cambaleantes. Isso pode parecer engraçado, mas os animais podem estar em sério perigo se cair e quebrarem uma perna;
  • Girafas são corredores rápidos, atingindo velocidades de 56 quilômetros por hora. Isso é tão rápido quanto um bom cavalo!
  • Cada girafa tem um padrão único de manchas, muito parecido com uma impressão digital humana.

Mais Informações Sobre as Girafas Reticuladas

Girafas Reticuladas Em Grupo
Girafas Reticuladas Em Grupo

O revestimento das girafas reticuladas consiste em grandes manchas poligonais cor de fígado, delineadas por uma rede de linhas brancas brilhantes. Os blocos podem às vezes parecer vermelhos e também podem cobrir as pernas.

Embora o pescoço das Girafas Reticuladas seja mais alto que a maioria dos humanos, ainda é feito de apenas 7 ossos. Este é o mesmo número de ossos que estão no pescoço humano. No topo de suas cabeças, as girafas reticuladas têm chifres feitos de osso sólido e cobertos de pele. Estes são usados ​​para briga entre os machos.

Girafas reticuladas também são rápidas e podem galopar até 56 quilômetros por hora. As mães defendem agressivamente seus bezerros, chutando com os pés na aproximação de leões ou hienas.

Dieta de Girafa Reticulada

A altura extraordinária da Girafa Reticulada permite-lhes ver ramos de árvores que outros animais com cascos não conseguem alcançar. Isso ajudou a tornar a girafa reticulada um dos animais mais bem-sucedidos da savana africana.

A girafa reticulada alimenta-se principalmente de árvores de Acácia, no entanto, vai comer até 100 plantas diferentes, dependendo de quais estão disponíveis no momento.

Como as girafas reticulares têm pescoço tão comprido, elas podem alcançar uma faixa de folhagem de 1,80 m acima do alcance de todos os outros animais, exceto o elefante. A girafa reticulada usará o lábio superior e a língua comprida para arrancar as folhas, brotos, flores e trepadeiras das árvores.

A girafa reticulada precisa de 35 quilos por dia de vegetação. No entanto, ele só bebe água a cada 2 a 3 dias quando está disponível e pode passar semanas sem beber água nenhuma.

A girafa reticulada obtém uma grande quantidade de água do orvalho nas folhas e da água nas folhas. Quando encontra um bebedouro, vai beber até 12 litros ao mesmo tempo.

Veja também

Cachorro Sofrendo Com Intoxicação

Meu Cachorro Tomou Bicarbonato. E Agora?

Limpeza, higiene, culinária … Bicarbonato de sódio torna-se uma obrigação na vida cotidiana. Você sabia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *