Home / Plantas / Framboesa Negra do Mysore: Características e Nome Científico

Framboesa Negra do Mysore: Características e Nome Científico

A framboesa negra, cujo nome científico é Rubus niveus, também é conhecida como raspberry-do-morro e como raspberry-de-mysore. Essa fruta é nativa do Himaláia. E tem enorme capacidade de adaptação à condição subtropical.

A framboesa negra pode ser encontrada no decorrer da Serra da Mantiqueira. Pode, também, ser encontrada facilmente em bosques de Curitiba, no Paraná, e em São Paulo, nas Terras Altas da Mantiqueira (em Campos do Jordão e em São Bento de Sapucaí), por ser distribuída pelos pássaros.

Alguns produtores usavam sementes para realizar a multiplicação da planta, pois ela não emite muitos brotos, e necessitava de cerca 6 meses para que acontecesse a germinação.

No post de hoje, vamos aprender mais sobre a framboesa negra, características, nome científico e muito mais. Continue lendo.

Tipos de Framboesas

No Brasil, existem 3 tipos diferentes de framboesas, basicamente. As usas principais diferenças são: a cor, o sabor e o nome. Porém, ao redor do mundo, há vários outros tipos de framboesas, que são pouco conhecidas no Brasil. Algumas, inclusive, podem nem ser conhecidas por aqui.

Além da framboesa negra, os outros dois tipos de framboesa existentes no Brasil são:

  • Rubus idaeus L.: de sabor adocicado e suave, essa fruta pode ser usada no preparo de xaropes, sorvetes, doces, licores, geleias e muito mais… Para que a framboeseira tenha uma boa produção, ela precisa ficar exposta a uma temperatura menor que 7°C por, no mínimo, 700 horas por ano.

Essa espécie de amora se parece muito com a amora-preta. A diferença entre elas está no fruto, que é oco, e em uma coloração que pode variar entre o amarelo, o vermelho e o negro. As suas sementes são ricas em fibras solúveis, que combatem a prisão de ventre.

E essa framboesa é fonte de vitamina C, que traz diversos benefícios para a nossa saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico e o envelhecimento precoce das células, por ser um poderoso antioxidante.

  • Rubus rosifolius: que é mais uma espécie de framboesa existente no Brasil. Mais conhecida como framboesa silvestre, essa espécie se caracteriza como uma pequena árvore frutífera, que é nativa do Brasil, cujos frutos são muito saborosos, e que também podem ser consumidos de diversas formas, como no preparo de doces e geleias, sorvetes e muito mais.

Essa espécie produz frutos muitas vezes ao ano, sendo que o período de maior frutificação acontece entre os meses de junho a outubro.

Framboesa Negra do Mysore: Características

A framboesa do Mysore é arbustiva, uma planta nativa do Himalaia e que produz frutos quase o ano inteiro. Eles são negros, bonitos, muito saborosos, e com a polpa em um tom bem vermelho escura.

Essa fruta é uma ótima opção de cultivo nas regiões montanhosas. Depois de passar por apenas uma florada, a framboesa é capaz de produzir milhares de frutos. E o melhor é a framboeseira não exige nenhum tipo de adubação extra, e também não necessita de cuidados especiais para que essa grande produção aconteça.

Características da Framboesa Negra do Mysore
Características da Framboesa Negra do Mysore

A framboeseira é uma planta bem ornamental. Com galhos na cor branca e uma linda folhagem, ela possui muitos espinhos em seus galhos. Por isso, é uma boa opção para ser plantada próximo a cercas, alambrados, muros e cerca viva, formando uma espécie de barreira de proteção.

É uma planta que pode, facilmente, ser cultivada em um vaso. A framboesa negra do mysore gosta de solo fértil e úmido. E que tenha uma boa drenagem. O ideal é que seja plantada à meia sombra ou sob o sol pleno. Pode-se podar os seus galhos sempre que houver necessidade, para manter o seu crescimento sob controle.

Benefícios da Framboesa Negra do Mysore

De acordo com pesquisas, a framboesa preta por ajudar na prevenção do câncer de intestino, além de conter diversos outros benefícios para a saúde.

Conforme veremos abaixo:

  • Ótima fonte de vitamina C: a vitamina C tem como principal função o fortalecimento do nosso sistema imunológico. E ela está presente na framboesa. Além do mais, a vitamina C também é um importante antioxidante, que atua no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células do nosso corpo, o que também é ótimo para a saúde e beleza da nossa pele.
  • Fonte de fibras e de potássio: a framboesa é fonte de fibras, que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso sistema digestivo. Essa fruta também possui potássio em sua composição, que é muito importante para a circulação sanguínea e para a saúde dos músculos. O consumo regular de potássio contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, além de ajudar a regular o metabolismo.
  • Atua na prevenção da degeneração macular: o consumo de framboesa pode ajudar a prevenir e a combater a degeneração macular, por ser fonte de muitos antioxidantes e vitaminas, que agem contra esse tipo de problema.
  • Fonte de ácido fólico: devido a isso, o consumo de framboesa é muito indicado para gestantes, pois esse nutriente é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê, em especial nos 3 primeiros meses de gestação.
  • Boa para a saúde da pele: a framboesa, como dissemos, é rica em antioxidantes, que são essenciais para manter a pele bonita e saudável, com uma elasticidade natural. Os antioxidantes previnem o envelhecimento precoce das células do nosso corpo.

Como Consumir a Framboesa Negra do Mysore?

A framboesa negra do mysore é muito usada tanto fresca quanto congelada.

Essa fruta pode ser consumida de diversas formas diferentes como, por exemplo:

  • In natura: como é muito saborosa, é uma delícia saborear a framboesa negra do mysore in natura. Além de ser a forma mais saudável, que preserva todos os nutrientes que ela possui.
  • Geleia e doces em geral: outra forma bem interessante de consumir essa fruta é usando-a no preparo de geleia e de doces diversos, para comer com torradas, pães, queijos e etc.
  • Recheio para bolo: fica muito bom e é super fácil de fazer. Além de ser uma opção diferente.
  • Suco: como a framboesa negra é bem doce, dispensa o uso do açúcar. Se quiser fazer um suco ainda mais saboroso e nutritivo, basta acrescentar outras frutas no preparo do suco, como morangos por exemplo.
  • E muito mais…

Aproveite todos os benefícios que a framboesa oferece para a nossa saúde e adicione esse alimento à sua dieta. Você só tem a ganhar!

Veja também

Como Cuidar de Cactos Ornamentais, Regar e Fazer Mudas?

O crescente entusiasmo atualmente observado pelo cultivo de plantas ornamentais despertou interesse em plantas exóticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *