Home / Plantas / Qual a Diferença Entre Amendoim Branco e Amendoim Vermelho?

Qual a Diferença Entre Amendoim Branco e Amendoim Vermelho?

Provavelmente você conhece, já consumiu, ou, no mínimo, ouviu falar sobre o amendoim. Os amendoins são consumidos diversas formas. In natura, torrados, em pasta de amendoim, chá de amendoim, algumas receitas, enfim.

Existe para todos os gostos e formas. Vamos entender melhor sobre o amendoim, pois, não existe somente o que consumimos. Existem diversas qualidades diferentes com propriedades e funções diferentes do nosso organismo. Além disso, também se alteram no sabor e alguns formatos.

Sobre os Amendoins

Os amendoins, por muitas vezes, são agrupados erroneamente com o grupo das castanhas. Apesar de serem parecidos, os amendoins estão mais perto dos grãos como ervilhas, feijões, entre outros. Cientificamente, os amendoins podem ser considerados como frutos. Eles dão em pequenas plantas, que podem chegar a 80 centímetros de altura. O Brasil é um dos maiores cultivadores e comercializadores de amendoim. Algumas décadas atrás, era realmente o maior. Porém com o passar do tempo a indústria da soja substituiu o amendoim. Porém até hoje, é um dos grãos mais comercializados pelo Brasil.

Tanto que, pode se constatar que o amendoim tem uma importância muito grande na indústria alimentar brasileira. Ela faz parte de cardápios de pratos nativos, bem como é exportado. Existem diversas variedades diferentes de amendoins. Cada um tem propriedades diferentes, é cultivado de forma diferente e sua utilização também se difere.

É uma planta cultivada mais precisamente na América do Sul. Porém, com o passar do tempo outras nações e regiões começaram a cultivar o amendoim, devido a sua grande utilização em diversos ramos da culinária.

Utilização do Amendoim

Como já citado, há diversas formas de se consumir o amendoim. Seu sabor é extremamente característico e singular. Não é parecido com nenhuma fruta, e nenhum legume. Porém pode se aproximar da família dos dois.
Sua utilização varia de acordo com o local, cultura e culinária da região. No Ocidente, as maiores utilizações do amendoim são para consumo como pasta de amendoim, amendoim torrado, amendoim tostado, com acrescentamento de sal, com pele ou sem pele.

Chá de Amendoim
Chá de Amendoim

Há também o chá de amendoim, entre outros. Ainda há algumas receitas específicas de cada país. Por exemplo, no Peru é utilizado para confecção de doces, e receitas artesanais. Pode ser usado por muitos confeiteiros para suas receitas de bolo, ou para acrescentar e dar um sabor exótico ao chocolate. Na Espanha, são consumidos assados ou crus, e no México é consumido como aperitivos assim como salgadinhos.

Diferença Entre Amendoim Branco e Amendoim Vermelho

Vimos que existem diversas variedades de amendoim. Cada um carrega propriedades diferentes e servem para finalidades diferentes. Exemplos disso são os amendoins vermelhos. O que os torna vermelho é simplesmente uma casca que os envolve. Essa casca contém propriedades que combatem a obesidade e a diabetes.

Ou amendoim branco é desprovido das cascas. Portanto, é mais fácil de preparar para qualquer receita, e não contém as mesmas propriedades que amendoim com casca. Portanto, a única diferença entre os dois amendoins é a presença da casca vermelha que os envolve. Afinal, a partir do momento que retirar a casca do amendoim vermelho, ele se tornar branco como o amendoim sem casca.

Receitas com Amendoim

No cardápio brasileiro, o amendoim tem seu protagonismo. Em festas juninas, uma festa típica brasileira, eles são utilizados em diversas receitas típicas.

Algumas dessas receitas são chá de amendoim, pé-de-moleque, amendoim torrado entre outros. Vamos aprender algumas receitas onde podemos colocar o amendoim em grande quantidade sem medo de errar no sabor.

Pé-de-Moleque

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 130g de amendoim torrado sem pele;
  • 600g de rapadura;

Modo de preparo:

Primeiramente, a rapadura deve ser cortada em pedaços e colocada numa panela com água. Essa água vai ao fogo alto até que a rapadura comece a derreter.

Pé-de-Moleque
Pé-de-Moleque

Quando a água chegar ao seu ponto de ebulição, pode parar de mexer, porém deixe continuar cozinhando até que forme um duro doce.

Ao chegar na consistência desejada, desligue o fogo e unte uma forma com manteiga.

Junte o amendoim ao doce, despeje na bandeja e espalhe.
Deixe esfriar e endurecer. Assim que eu tiver duro o suficiente, corte e sirva.

Chá de Amendoim

Ingredientes

250ml de água;
400ml de leite;
200g de leite condensado;
130g de amendoim torrado e triturado;
1 colher de sopa de Canela.

Modo de preparo

No fogo alto, adicione água e amendoim, quando já estiverem em alta temperatura, adicione o leite. Continue mexendo e adicione o leite condensado.

Chá de Amendoim Depois de Pronto
Chá de Amendoim Depois de Pronto

Mexa até que comece a ferver.
Adicione a canela a gosto e sirva.

Benefícios do Amendoim

Além de suas diversas utilidades na culinária, o amendoim é rico em gorduras boas, vitaminas, minerais e diversas propriedades que auxiliam no funcionamento do nosso organismo.

  • Prevenção a diabete
  • O consumo recorrente de amendoim, pode prevenir e controlar a diabetes. Isso foi constatado em estudos ao comparar pacientes que consumiam amendoim e pacientes que não consumiam.
  • Desempenho sexual
  • Ao contrário do que muitos pensam, o amendoim não é um alimento afrodisíaco. Mas ele tem propriedades que podem prevenir a impotência sexual e possui vitaminas que podem ativar hormônios sexuais. Porém de qualquer forma, isso não quer dizer que o amendoim estimula a sexualidade.
  • Problemas cardiovasculares
  • Amendoins são ricos em ácidos graxos. São substâncias que estão diretamente ligadas ao nível de colesterol. Ou seja, o colesterol afeta diretamente o sangue. Uma vez que as gorduras são o que afetam a saúde sanguínea. O amendoim é capaz de controlar, prevenindo problemas cardiovasculares.
  • Muitos benefícios
  • Além de algumas propriedades específicas e ações diretas do Amendoim, em sua tabela nutricional carrega elementos que combatem diversas complicações.
  • Entre elas está a diminuição da fadiga, o aumento da sensação de saciedade, ele também tem ação anti-inflamatória, ou seja, ele pode auxiliar em feridas, cicatrizes, etc. alívio de estresse, fortalecimento de músculos, prevenção de nódulos e tumores, redução da pressão arterial entre outros benefícios

Portanto, seja amendoim com casca ou sem casca, de qualquer espécie e tipo de cultivo, eles são grandes ajudadores da saúde humana. Seu consumo só tem a acrescentar considerando que seu sabor é totalmente singular e exótico e seus benefícios são inúmeros.

Veja também

Historia da Flor Gardênia, Significado e Origem da Planta

A gardênia é uma flor que todos conhecemos. É frequentemente usado em decoração e como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *