Home / Plantas / Significado das Orquídeas Branca, Roxa e Azul: Simbologia

Significado das Orquídeas Branca, Roxa e Azul: Simbologia

As flores fazem parte do cotidiano de muitas pessoas apaixonadas pela natureza e suas belezas; isso porque elas possuem muitas outras funções além de ornamentar. Flores fazem troca de oxigênio do ambiente, além de trazerem boas energia e apresentarem uma simbologia muito rica.

Cada vez mais as pessoas estão pesquisando a simbologia dos elementos naturais ao nosso redor, e as flores não ficaram de fora desse interesse. Por serem muito conhecidas, as orquídeas são um dos principais alvos desse interesse pela simbologia, e é exatamente disso que iremos falar nesse artigo.

Vamos, nesse artigo, te falar um pouco mais sobre a orquídea e seu significado geral, depois analisaremos também qual a simbologia da orquídea rosa, da orquídea roxa e por fim, da orquídea azul.

Simbologia Geral Da Orquídea

Antes de analisarmos a simbologia dessa flor separadamente por cor, vamos analisar qual a simbologia que a orquídea apresenta de forma geral. Ou seja, sem que a cor ou outros aspectos sejam levados em consideração; mas sim levando em conta o significado da flor apenas por ser dessa espécie.

O nome orquídea é derivado da palavra em grego “órkhis” que ao pé da letra quer dizer “no formato de testículos”, isso por conta das raízes dessa flor que podem possuir uma certa semelhança com o órgão genital masculino. Provavelmente a maioria das pessoas não espera que a uma flor tão bela e delicada tenha um nome com uma derivação tão inusitada, mas foi o filósofo Theophrastus que deu esse nome à flor.

Filósofo Theophrastus
Filósofo Theophrastus

Apesar da origem exótica de seu nome, a simbologia geral da orquídea é o exato oposto do esperado após descobrirmos o nome dado por Theophrastus. A verdade é que essa flor representa o amor, o desejo, a virilidade e a beleza femininas; por isso, é uma flor extremamente feminina e se sua simbologia também faz alusão à isso, independente da cor que a flor tenha.

Simbologia da Orquídea Branca

Como já sabemos, a orquídea de um modo geral tende a representar toda a beleza feminina e sua virilidade, e isso não seria diferente com a orquídea branca. Apesar de ter sua própria simbologia, a orquídea branca também carrega consigo todos os significados que citamos anteriormente.

Falando especificamente do branco, quando a orquídea tem esse tom a simbologia dela remete à paz, pureza e inocência. Por conta desse significado, muitas vezes a orquídea é a flor escolhida na hora de montar os buquês de casamento.

Além disso, o branco da orquídea também pode representar a eternidade e os laços infinitos, mais um motivo para essa flor ser tão famosa e a queridinha dos casamentos atuais.

Simbologia da Orquídea Roxa

Assim como a orquídea branca, a orquídea roxa traz normalmente consigo a simbologia de virilidade e feminilidade, essas são características específicas dessa flor e sua imagem sempre irá passar uma imagem mais feminina e tranquila.

No caso da orquídea roxa, além de todos os significados anteriores ela pode também passar uma simbologia de purificação e dignidade. Por isso, é extremamente comum encontrar vasos de orquídeas em consultórios médicos ou escritórios; a flor tende a purificar a imagem e a energia do ambiente, além de ser muito linda.

Simbologia da Orquídea Azul

Apesar de muito bela, a orquídea azul é provavelmente a cor mais difícil de ser encontrada, já que ela é uma flor rara na natureza. Junto com o significado de feminilidade e virilidade já mencionados, a orquídea azul também traz uma simbologia própria da cor azul: a sensação de calma.

Orquídeas azuis podem ser as flores perfeitas para se dar em um momento de reconciliação, já que elas são lindas e toda a sua simbologia representa esse estado de paz e muita calma. Apesar de ser difícil de encontrar, com certeza vale a pena ter uma para cuidar e cultivar em sua casa!

Simbologia De Outras Cores De Orquídeas

É claro que existem muitas outras cores de orquídea na natureza, por isso iremos listar mais algumas cores de orquídea para que você entenda bem e saiba a simbologia de cada uma de maneira resumida e simples. Assim, na hora de escolher sua flor ou presentear alguém você já sabe muito bem qual energia e simbologia você quer e qual cada orquídea irá te proporcionar!

  • Orquídea amarela: o normal é que o amarelo represente a riqueza, mas nesse caso a simbologia da orquídea amarela traz um outro significado. A orquídea amarela representa a felicidade e a satisfação pessoal, já que a cor é vibrante e atrai boas energias;
    Orquídea Amarela no Vaso
    Orquídea Amarela no Vaso
  • Orquídea negra: esse tom de orquídea pode não ser o mais simples de se encontrar, mas mesmo assim a sua simbologia nos faz querer procurar! A orquídea negra remete ao poder e a ter o controle da situação; portanto, ela é excelente para pessoas que precisam desenvolver mais autoridade e se impor em situações difíceis;
    Orquídea Negra
    Orquídea Negra
  • Orquídea vermelha: a orquídea vermelha é provavelmente a mais fácil e simples de ser encontrada, já que ela não é rara como a orquídea azul. A cor vermelha já deixa óbvio qual é a simbologia dessa orquídea – ela tende a representar o amor e a paixão e por isso pode ser perfeita para pessoas que não gostam de rosas mas amam flores vermelhas;
    Orquídea Vermelha No Vaso Branco
    Orquídea Vermelha No Vaso Branco
  • Orquídea rosa: a orquídea rosa possui praticamente a mesma simbologia da orquídea vermelha que mencionamos anteriormente, porém, ela é um pouco menos intensa e representa um amor menos explosivo. A orquídea rosa pode também remeter a amizade e aos laços de compaixão que temos no dia a dia.
    Orquídea Rosa no Vaso Branco
    Orquídea Rosa no Vaso Branco

Quem diria que existiriam tantas simbologias por trás das clores das flores que vemos no dia a dia? Agora que você já sabe quais os símbolos e significados de cada cor, está na hora de escolher a sua preferida e começar a ter uma orquídea em sua casa! Lembre-se que além de muito bonitas, elas também purificam o ambiente e deixam a energia mais leve.

Quer saber mais sobre as orquídeas ou pretende ter uma plantação em casa? Não se preocupe! Leia também: Como enraizar mudas de orquídeas

Veja também

Suco de Babosa

Babosa Serve para Tratar que Tipo de Doenças? Lista de Doenças

Babosa: O que é? Babosa, nome popular para a planta Aloe Vera, leva esse nome …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *