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Tudo Sobre a Soja: Características, Nome Científico e Fotos

O Que Você Quer Dizer Com “Soja”?

Os produtos de soja são derivados da soja. A soja contém os blocos de construção das proteínas, além de ferro, ácido fólico, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B. A soja integral é o ingrediente base em alimentos como tofu, nozes, leite de soja, farinha de soja e tempeh.

Por Que Devo Comer Soja?

Todos nós devemos ter um mínimo de 2 porções de frutas e 3 porções de legumes todos os dias. De preferência, mais como 8-10 porções. A maioria das pessoas pensa: “Oh, isso é loucura, eu nunca poderia comer isso”.

Grãos de Soja

Mas, lembre-se de que uma porção não é uma por cada vez que você se senta para comer. Você pode receber 2 ou 3 porções em uma única sessão, especialmente se basear suas refeições e lanches em torno de alimentos vegetais.

Se você deseja combater/prevenir o câncer, concentre-se em obter a maior parte de suas calorias de alimentos vegetais integrais, como frutas, legumes, legumes (grãos ricos em amido, incluindo soja) e grãos inteiros.

Fotos de Grão de Soja

Lembre-se, todos devem comer no mínimo 5 porções de frutas e vegetais diariamente, mas a maioria só consegue uma ou duas porções. Se você teve câncer ou corre alto risco de câncer, deve procurar pelo menos 8 a 10 porções de frutas e legumes diariamente.

Grãos integrais e feijões ricos em amido também são ótimos para combater o câncer e pelo menos 2 a 3 porções de grãos integrais por dia e 4-5 porções de legumes por semana são bons objetivos. A incorporação de produtos de soja em sua dieta o ajudará a atingir esses objetivos.

Onde eu Compro?

A maioria dos produtos de soja está disponível em qualquer supermercado. Eles também são encontrados em lojas de alimentos naturais e/ou nutricionais.

O Que é Produto de Soja Texturizado ou Produto Vegetal Texturizado?

A soja texturizada ou produtos vegetais texturizados têm uma textura semelhante à da carne moída. É feito de farinha de soja desengordurada que é processada em pedaços pequenos ou grandes.

O produto é vendido em duas formas. Uma forma é seca ou desidratada e requer reidratação com água quente/fervente. A outra forma está na seção refrigerada da maioria das principais cadeias de supermercados.

É muitas vezes referido como ‘rodada vegetariana’. Se você não conseguir encontrá-lo no seu supermercado, pergunte a um funcionário da loja onde ele é mantido.

Como Cozinho Com Isso?

Existem várias maneiras de cozinhar com soja (para sua conveniência, existem várias receitas on-line). Alguns produtos populares de soja estão listados abaixo:

Tofu

O tofu é um bolo sólido feito de leite de soja e tem consistência semelhante ao queijo. O tofu vem em variedades macias e duras, o que o torna muito versátil. No entanto, ele tem um sabor bastante agradável por si só, mas absorve os sabores dos alimentos (como ervas, especiarias, molhos) com os quais é cozido.

O tofu macio e macio tem menos gordura e calorias que o tofu firme ou extra-firme, porque tem um teor de água mais alto. O tofu firme ou extra firme é mais denso, e é por isso que eles têm um maior teor de gordura e calorias.

Note-se que, removendo o excesso de água de qualquer tipo de tofu, ele pode ficar mais firme para grelhar ou refogar. Para fazer isso, você precisará de um guardanapo de pano ou toalha de cozinha limpa, dois pratos e alguns livros pesados.

Coloque o guardanapo ou a toalha em um dos pratos, coloque o tofu no guardanapo e coloque o outro prato em cima do tofu.

Adicione algo pesado (como livros) para que a água seja espremida do tofu. Quanto mais tempo o peso for aplicado, mais água será expelida. Em geral, 20 a 30 minutos são suficientes para obter o tofu firme o suficiente para grelhar.

Como regra geral, é uma boa idéia misturar tofu em receitas gradualmente. Por exemplo, não pense que é necessário substituir completamente a carne pelo tofu; em vez disso, tente substituir 1/3 a 1/2 do ingrediente pelo tofu.

Com o tempo, mais soja pode ser substituída por carne, mas mesmo mantendo-a em menos de 100% de reposição também é bom.

  • Use tofu de seda para molhos, molhos e sobremesas;
  • Use-o no lugar do creme em molhos;
  • Substituir maionese ou creme de leite em molho para salada ou molho;
  • Use para fazer recheio de torta, creme ou cheesecake;
  • O tofu macio é úmido, mas mais firme que o tofu de seda. Também é bom para molhos e molhos;
  • Substitua por queijos macios em receitas como lasanha;
  • Use para fazer batidos de café da manhã;
  • O tofu firme e extra-firme mantém a textura e a forma das saladas, sopas e batatas fritas;
  • Use para imitar salada de ovo;
  • Use no lugar de carne ou frango em fritar ou em pratos diversos.

Tempeh

Tempeh é um bolo achatado feito de soja fermentada. Tem um sabor suave e esfumaçado, com uma textura em borracha. Também é pobre em sódio. Alguns usos sugeridos:

  • Marinar em molho de churrasco (ou uma marinada preferida) e grelhar;
  • Misture em caçarolas, pimentão ou sopa.

Leite de soja

Leite de soja é o leite feito da própria soja. Como o leite, ele vem em versões regulares, com pouca gordura e sem gordura. O leite de soja vem em uma variedade de sabores: natural, baunilha, chocolate, amêndoa ou alfarroba.

Sinta-se à vontade para experimentar todas as variedades até encontrar a que mais gosta. Vitamina D e cálcio são frequentemente adicionados a ele. Use leite de soja onde quer que você use leite comum.

A maioria das marcas de leite de soja não precisa ser refrigerada até que seja aberta. Em sua mercearia, procure leite de soja na seção ‘comida saudável’ na prateleira.

Farinha de Soja

A farinha de soja é feita a partir de grãos de soja torrados que são moídos em farinha. Existem variedades com e sem gordura. Use para:

  • Substitua um quarto da farinha total em uma receita por farinha de soja;
  • Espessar molhos, molho ou sopa com baixo teor de gordura.

Referências

Diversas Receitas do Site “Tudo Gostoso”;

Benefícios da soja“, do Minha Vida;

Tudo Sobre a soja“, do Centro de Câncer Roger.

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