Home / Plantas / Soja: Benefícios e Malefícios para o Homem

Soja: Benefícios e Malefícios para o Homem

A soja, cujo nome científico é Glycine max, é uma planta asiática pertencente à família Fabaceae, que abriga outros grãos como o feijão, a ervilha e a lentilha. Como ela é rica em proteínas, os seres humanos costumam transformar a soja em vários produtos (leite de soja, óleo de soja, molho de soja, tofu entre outros) para usar como alimento.

O termo “soja” é japonês e significa “shoyu”. Vinda do Japão e da China, essa planta possui muitas vitaminas e sais minerais e pode ser uma grande aliada para a manutenção da saúde humana. Entretanto, existe no meio médico uma polêmica preocupação com alguns agentes desse grão que podem fazer mal à saúde.

Nutrientes

A soja é rica em proteínas e sais minerais e também possui algumas vitaminas. Entre os minerais, as maiores quantidades são de cálcio, potássio, cobre, zinco e magnésio. Com relação às vitaminas, esse alimento possui quantidades razoáveis de niacina e riboflavina, ambas do grupo do complexo B. Entretanto, a soja não tem quantidades significativas nem da vitamina A e nem da vitamina D.

Outra substância importante da soja é a isoflavona (fitoestrógeno), que, segundo alguns médicos, ajuda a prevenir enfermidades como câncer de cólon de útero, de mama e de próstata. Entretanto, há quem acredite que essa substância seja responsável por prejudicar a saúde após um tempo de consumo contínuo.

Além dos itens citados, a soja possui fitato. Esse elemento ajuda a prevenir a oxidação (envelhecimento) das células. Isso significa que ele reduz os riscos de doenças degenerativas como algumas artrites e alguns cânceres.

Os benefícios dessa substância tem um preço: o fitato é um anti-nutriente, ou seja, ele impede que algumas substâncias benéficas ao corpo (cálcio, manganês e zinco, por exemplo) sejam absorvidas. Para diminuir esse efeito, o ideal é deixar a soja de molho por aproximadamente quatro horas. A quantidade de ácido fítico (outro nome do fitato) em um grão de soja é de 1,5%.

Benefícios

Benefícios da Soja
Benefícios da Soja

Nas últimas duas décadas, alimentos à base de soja se tornaram mais populares devido aos benefícios que esse grão proporciona a saúde. A soja pode ser uma boa alternativa de substituição tanto para alimentos de origem animal (leite e carnes) como para grãos tradicionais como a lentilha e o feijão.

A explicação para a popularidade da soja é que ela é o único grão que contém um teor de proteínas tão alto, o que lhe faz tão importante quanto alimentos ligados à proteína animal. Como a proteína da soja quase não tem gorduras saturadas, detém um grande quantidade de boas gorduras e quase não tem índices de colesterol, ela se torna um excelente opção para consumo. Todas essas qualidades fizeram com que a American Heart Association listasse a soja como um alimento benéfico para o coração e também com alto valor nutritivo para o nosso organismo.

Homens x Soja

Como foi mencionado anteriormente, a soja contém isoflavona e essa substância é um fitoestrogênio, ou seja, ela é muito semelhante ao estrogênio, um hormônio feminino que vem do ovário da mulher.

Por causa disso, existe um receio de que homens e meninos não devam consumir a soja, pois haveria um grande risco dela se transformar em hormônios femininos dentro do organismo masculino. Segundo essa ideia, a soja poderia fazer os seios dos homens crescerem e também atrapalhar a fertilidade deles.

Sojas nas Mãos de um Homem
Sojas nas Mãos de um Homem

Segundo a Dra. Ana Escobar, pediatra formada pela FMU-SP (Faculdades Metropolitanas Unidas), a molécula da isoflavona não representa perigo para os homens. Após anos de pesquisa, ela constatou que não houve nenhuma mudança significativa no corpo de nenhum deles. A pediatra ainda afirma que a soja pode auxiliar os homens na prevenção do câncer de próstata. Outro ponto que ela abordou foi o fato da soja não ter prejudicado em nada o crescimento das crianças que consumiram o grão.

Possíveis Malefícios

Se a Dra. Ana afirma que a soja consumida moderadamente pode trazer benefícios, o médico Juliano Pimentel, formado na Universidade Cristã da Florida, não tem a mesma visão. Ele listou alguns problemas que o consumo da soja pode trazer para a saúde.

  • Inflamação: o doutor afirma que o excesso de ômega 6 na soja pode causar vários problemas desse tipo ao nosso corpo;
  • Câncer de mama: o médico afirma que alguns estudos feitos em animais mostraram que a isoflavona aumentou a estimulação de atividade cancerígena nos seios. Em um desses estudos, 29% das mulheres pesquisadas (7 de 24) tiveram um aumento de células cancerígenas em suas mamas ao consumirem proteína de soja. O médico afirma que esse tipo de alteração pode elevar os ricos de um câncer de mama;
  • Defeitos na Tireoide: uma das funções dessa glândula é controlar a energia gasta pelo corpo e regular o crescimento. Segundo o artigo do Dr. Pimentel, alguns médicos acreditam na possibilidade do consumo de soja prejudicar o trabalho da tireoide e causar hipotireoidismo. O médico ainda afirma que alguns estudos mostraram que a polêmica isoflavona pode diminuir a construção de hormônios nos animais e nos seres humanos. Uma pesquisa feita no Japão com 37 adultos mostrou uma tireoide prejudicada depois do consumo diário de 30 gramas de soja durante 90 dias. Dr. Pimentel acredita que o consumo contínuo de soja ou de isoflavona pode levar um indivíduo pré-disposto a desenvolver o hipotireoidismo.
    Copo de Leite de Soja
    Copo de Leite de Soja

Tabela Nutricional

Confira a tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) com os nutrientes da soja e tire suas próprias conclusões sobre a os efeitos desse grão:

Soja
Valor nutricional por 100 g 
Energia 1866 kJ (450 kcal)
Carboidratos
Carboidratos totais 30.16 g
 • Açúcares 7.33 g
 • Fibra dietética 9.3 g
Gorduras
Gorduras totais 19.94 g
 • saturada 2.884 g
 • monoinsaturada 4.404 g
 • poliinsaturada 11.255 g
Proteínas
Proteínas totais 36.49 g
 • Triptófano 0.591 g
 • Treonina 1.766 g
 • Isoleucina 1.971 g
 • Leucina 3.309 g
 • Lisina 2.706 g
 • Metionina 0.547 g
 • Cistina 0.655 g
 • Fenilalanina 2.122 g
 • Tirosina 1.539 g
 • Valina 2.029 g
 • Arginina 3.153 g
 • Histidina 1.097 g
 • Alanina 1.915 g
 • Ácido aspártico 5.112 g
 • Ácido glutâmico 7.874 g
 • Glicina 1.880 g
 • Prolina 2.379 g
 • Serina 2.357 g
Água 8.54 g
Vitaminas
Vitamina A equiv. 1 µg (0%)
Tiamina (vit. B1) 0.874 mg (76%)
Riboflavina (vit. B2) 0.87 mg (73%)
Niacina (vit. B3) 1.623 mg (11%)
Ácido pantotênico (B5) 0.793 mg (16%)
Vitamina B6 0.377 mg (29%)
Ácido fólico (vit. B9) 375 µg (94%)
Vitamina B12 0 µg (0%)
Colina 115.9 mg (24%)
Vitamina C 6.0 mg (7%)
Vitamina E 0.85 mg (6%)
Vitamina K 47 µg (45%)
Minerais
Cálcio 277 mg (28%)
Ferro 15.7 mg (121%)
Magnésio 280 mg (79%)
Manganês 2.517 mg (120%)
Fósforo 704 mg (101%)
Potássio 1797 mg (38%)
Sódio 2 mg (0%)
Zinco 4.89 mg (51%)

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *