Home / Plantas / Ficha Técnica da Onze-Horas: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica da Onze-Horas: Raiz, Folhas e Caule

A flor onze horas ou musgo de rosa, cujo nome científico é Portulaca grandiflora, é uma espécie de planta carnuda cultivada como ornamental de jardim por suas flores coloridas, às vezes dobradas. Todas as plantas do gênero são conhecidas por sua persistência; elas crescem bem mesmo em solo seco e podem reter umidade suficiente para florescer e amadurecer as sementes muito tempo depois de serem arrancadas. As cápsulas, quando se abrem espalham muitas pequenas sementes de grande longevidade.

O nome francês “Chevalier de onze heures” surge da regularidade com que as flores se abrem no meio da manhã (11 horas). Não confunda esta planta com a erva daninha anual também conhecida como portulaca ou beldroega. Eles são amantes do sol e suculentos e são membros do mesmo gênero, mas as semelhanças terminam aí. Beldroega é uma erva daninha perniciosa e prolífica.

O gênero Portulaca recebeu o nome de Linnaeus, que observou que a tampa da cápsula da semente se abria como um portão. Portula é latim para pouco portão, enquanto o epíteto específico, grandiflora , significa flores grandes.

Ficha Técnica da Onze-Horas: Raiz, Folhas e Caule

Onze horas é uma erva suculenta de uma pequena raiz principal. Forma tapetes com apenas 15 cm. de altura, com uma largura de 60 cm. Produz massas de flores acetinadas, em branco, creme, amarelo, laranja, vermelho, rosa, bronze ou roxo e às vezes duplas ou multicoloridas.

As raízes de onze horas são  fibrosas ou com espessamentos irregulares. Caules  suculentos, ascendendo a se espalhar, ramificados principalmente desde perto da base até 20 cm de comprimento, pubescentes pelo menos nos nós e em inflorescência internos mais ou menos longos.

Folhas de Planta Onze-Horas
Folhas de Planta Onze-Horas

As folhas são verde alternativo, simples, geralmente cheio, carnudo, em forma de agulha, afilando-se para o ápice, medindo 10 a 30 mm. de comprimento, inteiro, ápice agudo ou subagudo, glabro, azul verde geralmente com um tom avermelhado. Pêlos axilares de poucos a abundantes, principalmente mais curtos que folhas, de lã esbranquiçada.

A flor frequentemente solitária, vistosa, de várias cores, às vezes com flores duplas. Sépalas  livres ou unidas na base, obtusas, assustadoras ao longo das margens. Pétalas livres, obovadas, inteiras ou eretas.  A gama de cores das flores foi selecionada a partir da forma selvagem, que mostra pétalas rosa-magenta uniformes em vastas partes de sua gama na Argentina, com apenas amostras ocasionais com cores de flores aberrantes.

Cultivo de Onze Horas

Onze horas cresce bem quando implantada em canteiros. As plantas são decoradas com uma profusão de brilhantes flores em tons de jóias ao longo do ano. As temperaturas congelantes derrubam as plantas no chão em áreas mais ao norte, mas as plantas auto-semeadas podem surgir no ano seguinte. Uma área ensolarada e um solo leve proporcionam o melhor crescimento.

Onze horas é amplamente cultivada em climas temperados como planta ornamental para cama anual ou como planta de contêiner. Requer ampla luz solar e solos bem drenados. Não requer quase nenhuma atenção e se espalha com muita facilidade. Em locais com arquitetura antiga, pode crescer entre as pedras da estrada ou calçada.

Bom para solos secos pobres, onde muitas outras plantas sofrem. Borda ou cobertura do solo para camas, jardins de pedra ou caminhadas. Recipientes, cestos pendurados. Espalhe-se sobre paredes de pedra.

Como Propagar Onze Horas

Cresce bem em solos pobres, arenosos ou gravilhados. O solo deve ser muito bem drenado. Precisa de pleno sol para florescer. É tolerante à seca, mas as flores melhor com rega regular. Não regue com irrigadores, pois pode danificar as flores. Plante sementes ou coloque plantas de musgo depois de todo o perigo de geada ter passado. Sem problemas graves de insetos ou doenças. Cuidado com os pulgões.

Plante as sementes diretamente no jardim após a última data de geada, ou comece dentro de casa 6-8 semanas antes. Coloque mudas e plantas compradas na última data de geada. As plantas podem se auto-propagar.  As sementes são tão pequenas quanto a poeira, então misture-as com areia antes da semeadura para facilitar a dispersão. Período de germinação das sementes, requer uma a duas semanas.

As sementes são oferecidas como variedades únicas e em misturas. Muitos tipos estão disponíveis como plantas de cama em centros de jardinagem e de outros varejistas na primavera.

Variedades de Onze Horas

Algumas variedades comuns (embora mais sempre estejam sendo desenvolvidas) incluem:

‘Tarde Delícia’ – tem flores de 5 cm. que ficam abertas mais tarde do que as espécies;

‘Calpyso Mix’ – tem flores duplas brilhantes em tons de amarelo, vermelho, rosa, laranja, roxo e branco;

‘Duet’ – oferece flores únicas bicolores em plantas compactas e de floração livre;

Duet Onze-Horas
Duet Onze-Horas

‘Fairy Tale’ – têm um pom-pom de pétalas no centro e pétalas planas externas em cores brilhantes. ‘Fairy Tale Cinderela’ para o amarelo e vermelho bicolor, ‘Fairy Tale Branca de Neve’ para a versão totalmente branca e  ‘Fairy Tale Bela Adormecida’ para o amarelo puro;

‘Happy Hour’ – vem em 8 cores vivas com nomes tropicais como banana, coco, limão, laranja e rosita. A planta tem um hábito mais completo do que a maioria das rosas de musgo e possui grandes flores duplas;

‘Margarita’ – é uma série de plantas compactas, montanhosas e de floração precoce, com flores em tons de vermelho, rosa, laranja, branco, amarelo e roxo;

‘Mojave’ – possui grandes flores brancas, rosa, vermelhas, tangerinas e amarelas;

‘Rio’ – é uma mistura de 6 cultivares patenteados separadamente com flores grandes e coloridas;

‘Sundance’ – tem flores semi-duplas em quatro cores que permanecem abertas a maior parte do dia;

‘Sundial’ – floresce cedo, com flores duplas que se abrem em clima mais frio e nublado. As plantas compactas são fornecidas em nove cores, incluindo ‘Sundial Fúcsia’ com flores rosa magenta, ‘Sundial Hortelã-pimenta’ com flores brancas listradas em rosa quente e branco, rosa, pêssego, vermelho e amarelo;

‘Tequila’ –  é híbrida com flores em uma mistura de cores, como o vermelho que é vermelho por fora e amarelo no centro;

‘Yubi Summer Joy’ – inclui várias cores. Todos têm flores únicas com quase três centímetros de diâmetro e permanecem abertas no final do dia. As plantas são mais rasteiras e têm folhas largas.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *