Home / Plantas / Pé De Amendoim Como Plantar Na Terra

Pé De Amendoim Como Plantar Na Terra

O amendoim, por muitos, é considerado um fruto. Para outros é considerado um grão, perto da família dos feijões, soja e etc. Seu sabor é singular e existem diversas funcionalidades para os amendoins. É muito presente na culinária brasileira bem como na culinária de diversos países. O Brasil é um dos principais cultivadores exportadores de amendoim. É algo muito importante para Indústria alimentícia brasileira.

Além do seu incrível e inconfundível sabor, o amendoim é dotado de inúmeros benefícios para a saúde. O seu consumo frequente pode prevenir complicações e doenças.

Pé De Amendoim

Os amendoins, no pé, se desenvolvem assim como os grãos como feijão e soja. Um pé de amendoim deve chegar a 60 ou 70 centímetros de comprimento. Em sua época floral, as flores são polinizadas, então chegar a época de formação das vagens. As vagens fazem peso no caule, que se dobra até o chão. Ao encontrar o solo, as vagens continuar a se desenvolver por debaixo dele. Como se fosse raízes. Lá elas amadurecerão e ficarão prontas para a colheita.

Luminosidade Para Pé De Amendoim

Local onde será plantado é uma escolha muito importante. Isso porque, para um bom desenvolvimento do pé de amendoim, é necessário que a planta receba sol direto e luz em excesso pelo menos durante algumas horas no dia. Portanto escolha lugares com muita luminosidade e saiba que em sombras ele não se desenvolverá e não produzirá amendoins.

Época de Plantio Do Pé De Amendoim

As melhores épocas para o plantio de amendoins são durante o inverno. Em épocas como os meses de abril e maio são ideais para lançar as sementes. Isso porque durante seu desenvolvimento a primavera está chegando e ele terá sol pleno.

É muito importante também, que haja um tempo separado de descanso para o solo. Portanto, os métodos de ciclos são muito utilizados para as plantações de amendoim. Isso pode prevenir fungos, doenças de bactérias no solo.

Solo Ideal Para Plantar Amendoim

Plantar Amendoim
Plantar Amendoim

A semente pode ser lançada diretamente no solo, porém ele deve estar muito preparado, nutrido e drenado para recebe-la. A planta do amendoim é uma planta exigente, portanto solos pobres não farão com que os amendoins se desenvolvam. Pelo contrário, a falta de nutrientes é capaz de matar a planta. Portanto, faça uma boa mistura de terra, areia, matéria orgânica e pó de osso para que a drenagem seja eficaz e para que o solo esteja com os nutrientes necessários para impulsionar o crescimento do pé de amendoim.

Regas Para Crescimento Do Pé De Amendoim

A irrigação da planta deve ser muito cuidadosa. O solo deve se manter úmido, porém nunca encharcado. Lembre-se que fungos, bactérias e germes podem atacar a planta, e eles se proliferam em ambientes mais úmidos. Portanto, a rega deve ser supervisionada. Semanalmente é necessário que esteja analisando a situação do solo, caso esteja úmido, dispense a rega da semana, caso esteja seco, é necessário regar. Sempre se certifique de que o solo está drenando corretamente a água. Durante a floração e formação das vagens não é necessária tanta rega. Pelo contrário, é interessante que sejam espaçadas e que o solo fique mais seco para uma boa polinização das flores.

Pé De Amendoim Crescido
Pé De Amendoim Crescido

Como Saber Se O Amendoim Está Maduro

No prazo de seis meses depois do plantio, já é possível que os amendoins estejam maduros. Para ter certeza, analise a folhagem da planta. Se ela estiver amarelada, é hora de analisar as vagens. Retire as vagens do solo e veja as condições em que elas estão. As vagens maturas devem apresentar uma coloração mais escura. Caso esteja dessa forma, já está pronto para a colheita.

Os amendoins devem ficar secando por alguns dias, durante esse tempo é hora de analisar o estado em que eles estão. Caso eles tenham sido infectados por fungos durante a sua formação, eles não podem de jeito algum ser consumidos. Algumas doenças que atacam os amendoins são extremamente prejudiciais para os seres humanos.

Preparação E Utilização Do Amendoim

Depois que eles secarem, já é hora de limpar e preparar os amendoins. Para isso você pode utilizar algum recipiente que possa deixa-los. Sobre sua utilização, há diversas. É necessário escolher para que fim ele foi plantado. Com certeza, a comercialização é uma boa opção e uma fonte de renda, mas há diversos usos caseiros para o amendoim. Além dos benefícios para a saúde há diversas receitas doces e salgadas que podem carregar esse sabor tão particular do Amendoim.

É um dos únicos alimentos que combina muito bem com receitas doces e receitas salgadas. Uma das inúmeras opções, e uma das mais simples é torrar o amendoim e acrescentar sal.

Tipos de Amendoim
Tipos de Amendoim

Há outras opções que são: comer somente com sal, com casca ou sem casca. É necessário que a dosagem seja feita porque amendoim em excesso pode trazer mais malefícios do que benefícios. Ainda mais quando colocado com muito sal. Os níveis de sódio podem abater todo o benefício que ele traz para o sangue.

Amendoim No Brasil

Como já citado, o amendoim é muito importante para Indústria alimentícia brasileira, ele é muito comercializado e consumido no Brasil. As principais receitas brasileiras incluindo o amendoim são, pé de moleque, paçocas, pasta de amendoim, chá de amendoim, o consumo do Amendoim in natura, tostado com sal, sem sal, com casca ou sem casca. Já é possível perceber que há diversas finalidades para o amendoim. Além disso está presente em diversas receitas caseiras de doces, bolos, tortas, mousses etc. Além disso é um ótimo companheiro para receitas que levam chocolate.

É um dos protagonistas quando se trata de festa junina. Uma festa que acontece no mês de junho e tem o chá de amendoim como uma opção para se esquentar no clima frio desse mês.

Amendoim Descascado
Amendoim Descascado

Ao contrário do que muitos pensam, o amendoim não é afrodisíaco. Ele pode inibir ou combater a impotência sexual, porém ele não age diretamente na sexualidade. De qualquer forma, é um alimento rico em proteínas, minerais e vitaminas que agem no organismo humano. Se consumido com frequência com acompanhamento de um nutricionista pode até influenciar no emagrecimento e perda de peso.

Veja também

Como Cuidar de Cactos Ornamentais, Regar e Fazer Mudas?

O crescente entusiasmo atualmente observado pelo cultivo de plantas ornamentais despertou interesse em plantas exóticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *