Home / Plantas / O Que Plantar na Sombra?

O Que Plantar na Sombra?

As plantas em geral, com suas lindas flores, alegram e harmonizam qualquer ambiente, seja em jardim, onde são plantadas diretamente na terra ou também em vasos, onde possuem um respectivo tamanho de crescimento.

Se você não possui um quintal amplo, pode cultivar e plantar em vasos dentro de casa. Nunca mais espaço será um problema para você.

Porém, uma dúvida frequente de quem deseja ter plantas em casa é: o que plantar na sombra?

 

Este artigo é dedicado para quem deseja colocar algumas plantas, flores no ambiente residencial, para que fique mais belo, alegre e claro, com mais vida. Saiba quais são as plantas ideias para você plantar na sombra!

Plantações Caseiras

Não é difícil de escolher um cantinho para as plantas ficarem, já que elas não necessitam de sol, inclusive, não gostam de iluminação direta, preferem ficar em baixo da sombra, sem exposição aos raios solares; desta maneira elas vão crescer adequadamente e embelezar cada vez mais a sua casa.

Para ter uma plantação, ou um mini jardim caseiro, você precisa de vasos, jardineiras ou algum canteiro para disponibilizar para sua plantinha espaço, água e claro, bastante sombra.

Para ambientes fechados, existem diversas espécies de plantas que se adaptam facilmente e não precisam de tanto manejo e cuidados.

Plantação Caseira
Plantação Caseira

Mas fique atento, mesmo assim, elas precisam de água, então é de suma importância que você regue-as de acordo com a necessidade da planta.

Um espaço verde dentro da nossa própria casa – seja ele no quarto, na janela, escritório, varanda, sala –, traz muito mais harmonia e pode ser uma das melhores decorações que você pode escolher.

Muito belas e exóticas, as plantas possuem características únicas, são essenciais para quem deseja uma casa mais bela, florida e com vida.

Elas preferem sombra aos raios solares, e são tão belas quanto às outras. Conheça agora algumas espécies para você plantar dentro da sua própria residência, na sombra!

O Que Plantar na Sombra?

Muitas vezes nos frustramos por não termos alguma coisa, e isso acontece muito com as plantas, pois muitas pessoas são apaixonadas por elas, mas devido a falta de espaço, ou mesmo de conhecimento e não saberem que é tão fácil, não conseguem desenvolver um pequeno jardim, pois desanimam e deixam de lado.

Mas não desanime! Elas só estão esperando alguém para cuidar delas. Alguém que plante no vaso ideal, regue com cuidado de acordo com as necessidades da planta, ou seja, só estão esperando alguém para cuidar delas da maneira adequada! E por que esta pessoa não pode ser você?

Você que tem um espaço na sua casa, que deseja deixar mais bonito e charmoso, escolha as espécies ideais, que serão indicadas a seguir!

Espécies Para Plantar na Sombra

Antúrio

Fácil de ser cuidado, o Antúrio é uma flor de beleza pura. Não é a toa que está presente em diversas residências.

Com suas lindas flores em formato de coração, é uma das plantas mais procuradas para o cultivo na sombra.

Deve ficar totalmente na sombra ou no máximo meia-sombra. O local ideal precisa ser iluminado, mas ela não pode ficar exposta diretamente.

Bromélia

A Bromélia é uma das plantas mais bonitas que alguém pode cultivar dentro de casa! Suas excêntricas folhas verdes dão um toque especial ao ambiente.

A flor da Bromélia é linda e possui diferentes colorações, a mais comum é a vermelha. Evite deixa-la totalmente exposta ao sol, ele prejudica-a e acaba queimando suas folhas.

O ideal é que busque por lugares com claridade, mas que a planta não receba luz solar direta.

Ráfis

A Ráfia é uma planta muito bonita. Ela é utilizada para a decoração de ambientes internos, seja uma sala, um jardim de inverno ou até mesmo um corredor.

Elas são simpáticas e se colocadas em um bonito vaso, só vão acrescentar beleza ao local. Com suas folhas eretas e cheias de pontas, podem estar em qualquer ambiente interno da sua casa.

Predominantemente devem receber sombra, sem que sejam iluminadas pelo sol. Um fato interessante sobre esta planta é que você precisará rega-la todos os dias, sem falta, pois ela gosta de e necessita de muita água.

Lírio-da-Paz

O Lírio-da-Paz é uma excelente opção para jardins internos. Eles se adaptam com facilidade em diferentes ambientes e não gostam de ficar expostos diretamente na luz solar.

Mas um fato interessante é que você perceberá quando o lírio da paz necessita de água, pois simplesmente ele murcha, ou seja, é um sinal que ele precisa de água. Ele deve ser regado a cada 2 dias e assim desenvolverá e em troca, lhe dará lindas flores brancas, com uma beleza impar.

Renda Portuguesa

A renda portuguesa é uma belíssima planta que pode ser cultivada na sombra, ou até meia-sombra.

Com suas folhas características, elas são uma excelente opção para jardins de inverno. Elas podem ser cultivadas tanto em vasos, como em jardineiras, desde que tenham espaço adequado, terra de qualidade, com nutrientes e principalmente, água. Em hipótese alguma esqueça de regar a a renda portuguesa.

Espada de São Jorge

Esta é uma planta muito comum e dificilmente nunca foi vista em algum jardim, ou mesmo em alguma sala.

O fato é que a espada de são Jorge é uma planta totalmente adaptável. Ela fica bem no ar condicionado, fica bem na sombra e ainda, no sol. Mas lembre-se que ela não pode ficar totalmente exposta.

Elas são utilizadas em diferentes decorações internas e são muito característica e bonita, pois suas folhas possuem um visual diferente, são eretas, abertas e para cima, semelhantes a uma  lança mesmo.

Orquídea

Talvez a mais bela de todas, as orquídeas são ótimas opções para decorações internas, pois não gostam de sol excessivo e sim água e sombra.

Porém, apesar de ser a mais bela, ela é a que necessita de mais cuidados específicos, como por exemplo só poder ser plantada em vaso de barro , necessitam de mais atenção em relação a água e a quantidade de exposição ao sol.

Suculentas

E por ultimo, as suculentas, que são lindas e extremamente delicadas. São pequenas plantinhas, com o talo, a folha mais grossa e possuem diferentes formas e tipos.

Elas não dão nenhum trabalho, basta rega-las uma vez na semana e não deixa-las totalmente no sol – apenas algumas horas no dia –, que elas ficam bem e harmonizam o ambiente.

Use sua criatividade, experimente estas espécies e nos conte sua experiência aqui nos comentários!

 

Veja também

O que é Enraizamento de Estacas?

Propagar plantas é uma maneira barata e fácil de obter novas plantas a partir de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *