Home / Plantas / Flor Gailardia Dobrada Sortida: Características, Cultivo e Fotos

Flor Gailardia Dobrada Sortida: Características, Cultivo e Fotos

Com flores brilhantemente coloridas, com formato parecido com o de margaridas em tons de vermelho, laranja e amarelo. A flor gailardia dobrada sortida é tolerante ao calor e se mostra uma boa adição ao jardim particular.

Existem cerca de 25 a 30 espécies de gailardia, mas a que apresenta as pétalas “dobradas” são uma das mais vistosas. Essa planta é anual, bienal e perene, pertencente à família dos girassóis (Asteraceae).

O gênero recebeu o nome do naturalista francês Antoine Rene Gaillard de Charentoneau. A primeira espécie descrita em 1788 foi a anual G. pulchell, nativa do sudeste dos EUA.

Gailardia Dobrada Sortida
Gailardia Dobrada Sortida

Deseja conhecer essa flor linda e colorida? Acompanhe o artigo e se encante por ela!

Características Dignas De Uma Flor Linda E Exótica

A flor gailardia dobrada sortida é um híbrido tetraplóide resultante de um cruzamento entre:

Uma gailardia perene de 1 metro de altura (G. aristata) e uma gailardia anual de 60 cm de altura (G. pulchella). Sem dúvida, ela herdou o hábito perene da primeira; o longo período de floração e a rápida taxa de crescimento da segunda.

Cresce tipicamente 2 a 3 metros de altura em caules verticais que são, na maioria, sem folhas na parte superior. As que possui, são folhas se mostram simples, pilosas e alternas.

Apresenta flores semelhantes a margaridas em uma ampla variedade de arranjos de cores. Contudo, geralmente, apresenta raios amarelo a laranja e vermelho, com faixas marrons a laranja nas bases das pétalas, bem como nos discos centrais escuros.

Em questão física, elas são flores pequenas e estão reunidas nas inflorescências mais vistosas do tipo capítulo. Assim, forma frutos da forma aquênia.

Cultura Da Flor Gailardia Dobrada

Perene de curta duração, resistente ao inverno, é facilmente cultivada se estiver em pleno sol. A flor gailardia dobrada sortida prefere solos úmidos e organicamente ricos, que drenam bem, mas toleram alguns solos secos.

O cultivo pode ser feito a partir de sementes. Para aqueles que desejam ter essa maravilha em seu jardim, basta semear diretamente na terra (vaso ou canteiro).

Uma boa data de plantio é cerca de 4 a 6 semanas antes do inverno. Para replantio das mudas, o mais indicado é aguardar passar essa estação.

A poda não é tão necessária, entretanto, além de deixar o jardim mais bonito, eliminando as flores mortas, podem incentivar a floração adicional.

A flor gailardia dobrada sortida produz excelentes flores de corte. Ela também atrai borboletas e pequenos pássaros, que podem ser uma adição bem-vinda a qualquer jardim.

Cultura Da Flor Gailardia Dobrada no Jardim
Cultura Da Flor Gailardia Dobrada no Jardim

Luz

Sol pleno  é o que essas plantas mais amam. Esse tipo de flor pode suportar alguma sombra parcial, principalmente em climas quentes. Contudo, fica um pouco flexível e não floresce tão profusamente.

Solo

A gailardia não é tão exigente quanto ao pH do solo, mas precisa que ele seja bem drenado. Assim, crescendo em condições um pouco úmidas, ficará bem. Só não é possível tentar cultivar a espécie em solos pesados de argila, pois isso a matará.

Água

Ao plantar, regue com frequência (todos os dias ou mais) até ver as flores. Uma vez estando bem estabelecida, a flor é extremamente tolerante à seca. Ela pode ficar sem rega, a menos que haja condições extremamente quentes. Dessa forma, é melhor molhar o canteiro ou vaso uma ou duas vezes por semana. Evite excesso de água.

Fertilizante

Os solos pobres parecem incentivar mais a floração do que os solos ricos; portanto, vá devagar (ou evite) o fertilizante.

Problemas Com O Cultivo Da Planta

Cultura Da Flor Gailardia Dobrada
Cultura Da Flor Gailardia Dobrada

Em geral, não ocorrem muitos problemas graves de insetos ou doenças com a flor gailardia dobrada sortida. A podridão das raízes pode ocorrer em solos mal drenados, principalmente durante períodos prolongados de chuvas de verão.

Variedades da Gailardia

Gailardia Apricot Amarela

Gailardia Apricot Amarela
Gailardia Apricot Amarela

Essa gailardia possui flores amarelas grandes. Estas atraem borboletas e florescem em pleno verão. É comumente indicada para aqueles locais que são mais quentes, pois tolera bem a seca. Além disso, é uma ótima flor para corte. As extremidades de suas pétalas possuem a aparência rasgada.

Gailardia Vermelha

A flor gailardia dobrada sortida é linda, mas a versão vermelha é igualmente bela. Com as pétalas parecendo que estão rasgadas, se mostram perfeitas para enfeitar um jardim caseiro juntamente com outras flores.

Gailardia Vermelha
Gailardia Vermelha

Gailardia Vermelha Com Amarelo

Essa versão da gailardia possui as mesmas características da vermelha. Contudo, a diferença é que suas pétalas têm a tonalidade alaranjada e são envoltas por uma espécie de anel amarelo.

Gailardia Vermelha Com Amarelo
Gailardia Vermelha Com Amarelo

Gailardia Arizona Red

Essa variedade Arizona Red tem um hábito compacto e sua quantidade de pétalas é grande. Isso dá a aparência cheia e bonita para a flor. Ela não precisa de vernalização para o florescimento, o que quer dizer que tal planta não tem necessidade de invernos mais frios para a produção dos botões. A Arizona Red aparece com somente 12 até 15 semanas depois da semeadura.

Gailardia Arizona Red
Gailardia Arizona Red

Gailardia Blanket

Esse tipo de flor é chamativa, brilhante, de cor viva e bem variada. Suas pétalas são de um tom forte de amarelo contrastando com o centro alaranjado.

Gailardia Blanket
Gailardia Blanket

Gailardia Sundance Bicolor

A reunião das cabeças, bem como das hastes resistentes, fazem dessa variação bonita e vistosa, tal como a flor gailardia dobrada sortida.

Gailardia Sundance Bicolor
Gailardia Sundance Bicolor

Gailardia Fanfarra

Ela é a única da espécie que possui as pétalas em forma de raio e caneladas, entretanto, podem ser também na forma de trombeta. Suas cores variam entre vermelhas e rosa com amarelo.

Gailardia Fanfarra
Gailardia Fanfarra

Gailardia Mexicana Do Sol

A diferença desse tipo para os outros é que o centro da flor até o meio das pétalas é de um tom rosa muito vivaz. Já as pontas podem ser vistas em amarelo claro.

Gailardia Mexicana Do Sol
Gailardia Mexicana Do Sol

Gailardia Anã

Diferente da flor gailardia dobrada sortida, a anã é bem compacta e menorzinha. Podem ser vistas nas formas bicolores, ou alaranjadas, vermelhas e amarelas.

Gailardia Anã
Gailardia Anã

E então? Curtiu conhecer um pouco mais a respeito da flor gailardia dobrada sortida? Ela é mesmo um tipo de planta bem bonita, tanto por isso é indicada para abrilhantar diversos jardins. Se você também é um amante de flores ornamentais, essa é uma ótima opção.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *