Home / Plantas / Caloria de Mamão Papaia e Benefícios: ele Engorda?

Caloria de Mamão Papaia e Benefícios: ele Engorda?

O mamão (nome científico Carica papaya) é uma fruta de polpa macia e levemente perfumada, típica de áreas com clima tropical e subtropical.

O mamão apresenta uma quantidade significativa de espécies e variedades (dentro da mesma espécie C. papaya), as quais possuem diferenciações em relação ao tamanho, peso, e cor da polpa.

A origem da fruta ainda é uma incógnita, no entanto, acredita-se que esta teria surgido na América Latina ou América Central. Presume-se que, a partir dos Andes, a fruta teria se espalhado por todo o continente.

O mamão papaia é uma das variedades mais consumidas em razão do seu  pequeno porte (ideal para consumo individual) e sabor adocicado, comercialmente atraente. Além de papaia, esta variedade também pode ser conhecida como ababaia, mamãozinho, mamão-do-amazonas e é repleta de propriedades nutricionais, assim como uma ampla concentração de vitaminas e sais minerais.

É importante lembrar que o mamão a ser consumido não deve conter partes escuras, rachaduras, áreas machucadas ou picadas por insetos. A casca também deve estar firme.

Uma das dúvidas em relação ao consumo do mamão papaia refere-se à quantidade de calorias do mesmo, além da curiosidade em saber se ele é benéfico ou prejudicial para quem está em dieta ou processo de emagrecimento.

Neste artigo, você obterá essas e outras informações.

Então venha conosco e boa leitura.

Classificação Taxonômica do Mamão Papaia

A classificação científica para o mamão papaia obedece à seguinte ordem:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsidae

Mamão Papaia
Mamão Papaia

Ordem: Brassicales

Família: Caricaceae

Gênero: Carica

Espécie: Carica papaya

Distribuição Geográfica do Mamão Papaia

Acredita-se que a origem do mamão papaia, especificamente, esteja relacionada ao Sul do México e Norte da América do Sul. Esta variedade também se naturalizou, ou seja, se difundiu na natureza, em áreas como a Flórida (EUA), várias partes da África e no Caribe.

Na atualidade a variedade é cultivada ‘oficialmente’ em localidades como o Brasil, Austrália, Índia, Malásia, Filipinas, Indonésia, Hawaii e Angola.

Características do Mamão Papaia: Fruto e Vegetal

Em relação ao fruto, a polpa é bastante macia e de cor vermelha. No entanto, para outras variedades a textura pode ser mais endurecida e as cores variarem entre tons de laranja e salmão. Possui várias sementes de cor preta posicionadas na parte central da polpa e envoltas individualmente em uma película proteica. A casca desse fruto é fina e bastante aderida à polpa.

O formato deste fruto é classificado como periforme, ou seja, em forma de pêra. Pelo seu tamanho, o mamão papaia é considerado uma das menores variedades, visto que, em média,  mede apenas 7,5 centímetros; ao passo que já foram encontrados frutos de outras variedades com 50 centímetros de comprimento e até 11 quilos.

O fruto do mamoeiro é do tipo baga, ou seja, pela definição botânica, é um fruto carnudo simples, com amadurecimento da parede do ovário para um pericarpo comestível.

Em relação às características do vegetal como um todo, este é uma planta que possui um único caule central, o qual geralmente não é ramificado, ou pode ser ramificado apenas na porção terminal. Esta planta atinge uma altura compreendida entre 5 a 10 metros. As folhas se dispõem em espiral, e se concentram no topo do tronco e na porção terminal dos ‘ramos’. Essas folhas possuem 7 lóbulos e um comprimento significativo, medindo entre 50 a 70 centímetros de diâmetro. As flores são pequenas, de coloração branca e ligeiramente translúcida, assim como de textura serosa.

Cenário de Cultivo de Mamão Papaia no Brasil

O mamão é um fruto tropical de ampla produção para o mercado interno do Brasil e com finalidades de exportação, perdendo em quantitativo de volume de vendas apenas para a banana. No entanto, o cultivo comercial de mamão no Brasil não é tão antigo quanto se possa imaginar. Estima-se que a 30 ou 40 anos atrás, o cultivo de mamão se restringia a pomares e jardinados domésticos, sendo considerada uma fruteira de quintal.

A introdução da variedade mamão papaia, considerada menor e mais doce do que o mamão original, teria ocorrido a aproximadamente 20 anos atrás.

O primeiro estado no qual o mamão papaia foi cultivado foi o estado do Pará, na região Norte do país. Mais tarde, a fruta também se popularizou para outras regiões do país, sendo produzida na modalidade de larga escala, tanto para abastecimento do mercado interno tanto para exportação.

Atualmente, as regiões Norte e Nordeste respondem pela produção das melhores frutas do país. O estado do Pará continua na liderança, juntamente com áreas do Nordeste, tais como o estado do Espírito Santo, e as áreas que são irrigadas pelo Rio São Francisco, a exemplo dos estados da Bahia e Pernambuco.

Caloria de Mamão Papaia e Benefícios: Ele Engorda?

Mamão Papaia Informação Nutricional

Mais de 80% da composição do mamão é formado por água. Em relação à concentração de calorias da fruta, cada 100 gramas de mamão papaia contém 40 kcal, valor inferior a outra variedade chamada mamão formosa (o qual contém 45 kcal).

Além de ter poucas calorias, a fruta possui pequena concentração de gordura, zero colesterol e pode ser uma excelente aliada na perda de peso, logo, o mamão papaia não engorda.

Outros elementos encontrados incluem concentração de fibras; proteínas; minerais como o Cálcio, Magnésio, Fósforo, Ferro, Potássio, Zinco, Cobre; além da vitamina C, E, A e vitaminas do complexo B.

Mamão Papaia Benefícios

As propriedades laxativas e relaxantes das variedades de mamão são as propriedades mais conhecidas. No entanto, há muitas outras propriedades e benefícios para a saúde. Por exemplo, as substâncias chamadas papaína e fibrina são excelentes para auxiliar o processo digestivo, além de contribuírem com a cicatrização de tecidos, atuando em conjunto com a vitamina C.

A quantidade de vitaminas e substâncias antioxidantes é excelente para fortalecer o sistema imunológico.

Os antioxidantes em parceria com as vitaminas, fibras e sais minerais a exemplo do Cobre, Potássio e Magnésio, auxiliam na proteção do sistema cardiovascular como um todo. Esses antioxidantes também auxiliam na prevenção de doenças, inclusivo na prevenção do câncer e são excelentes para retardar o processo de envelhecimento. O consumo de mamão a longo prazo pode evitar a degeneração macular relacionada à idade.

A vitamina B2 (Riboflavina) contribui para redução dos danos causados pelo estresse excessivo.

*

Agora que você conhece importantes informações sobre o mamão papaia, incluindo os seus benefícios e informações nutricionais, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BELONI, P. Ativo Saúde. Conheça 15 benefícios do mamão para sua saúde. Disponível em: < https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/beneficios-do-mamao/>;

Portal São Francisco. Mamão. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/mamao>.

Veja também

Para Que Serve o Extrato da Soja? Produtos Derivados da Soja

A soja é uma leguminosa como feijão, grão de bico ou lentilha, mas não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *