Home / Natureza / Cachorro Com Muito Sono: O Que É Esse Sono Excessivo?

Cachorro Com Muito Sono: O Que É Esse Sono Excessivo?

Cachorros são animais ativos, que são atraídos por qualquer som, portanto, um cachorro com muito sono pode não ser tão normal quanto parece.

Entretanto, existem cachorros que demonstram ser pouco ativos, e preferem passar grande parte do dia descansando e dormindo.

Estudos apontam que a maioria dos cachorros passam a maior parte do dia dormindo, e depois passam a maior parte do tempo descansando, ficando ativos plenamente em apenas algumas horas do dia.

Porém, nem todos os cachorros são iguais, e por isso existirão aqueles que podem passar quase que o dia inteiro, desde de manhã até a noite em plena atividade.

Desse modo, existe uma linha tênue que divide o fato do cachorro estar com sono excessivo; ele pode estar apenas descansando, ou ele pode estar com algum possível mal-estar.

Para identificar se o cachorro com muito sono está doente ou apenas descansando, algumas atitudes precisam ser tomadas para se estabelecer um diagnóstico plausível.

Acompanhe conosco todas as possíveis causas de um cachorro com muito sono e o que esse sono excessivo pode significar, além de dicas importante para reconhecer o estado do seu animal.

Cachorro Com Muito Sono Pode Estar Com Algum Problema?

Sim.

Normalmente, um cachorro dorme muito mesmo.

Porém, alguns sintomas podem indicar que esse sono não está sendo normal, e por isso o cachorro pode estar com algum problema.

Uma forma de identificar esse problema claramente, é atrair o cachorro para atividades que ele gosta de fazer, e se mesmo assim ele preferir dormir, alguma coisa está errada.

Muitos cachorros, quando sentem dores, por exemplo, tentam evitar de se movimentar ao máximo que podem.

Outros fatores que podem fazer o cachorro sentir sono excessivo, é o fato dos mesmos estarem acima do peso, ou em dias muito quentes.

Problemas de pressão também obrigam o cachorro a se esforçarem, e consequentemente eles passam a maior parte do tempo dormindo.

Nesses tipos de casos, é necessário estabelecer um diagnóstico profissional, e não esperar mais do que um dia para ver se o problema passa. Os cachorros não entendem suas dores, e o máximo que podem fazer é ficarem quietos e evitar de se mexer para não sentirem dores.

É papel dos tutores levar os cães para serem diagnosticados corretamente, por isso, ao perceber que seu cachorro está com sono excessivo, você deve executar várias ações para concluir se é mal-estar ou se é apenas preguiça.

É Possível Que Um Cachorro Com Muito Sono Esteja Apenas Descansando?

Sim.

Como foi dito anteriormente, os cachorros passam a maior parte do tempo dormindo, e algumas raças, inclusive, dormem mesmo na presença dos tutores.

A maioria dos cães fica ativo quando há pessoas por perto, e dormem quando não há o que fazer.

Porém, algumas raças, principalmente as de pequeno porte como o Maltês ou o Lhasa, passam bastante horas do dia dormindo profundamente, até o ponto de roncarem.

O fato de um cachorro estar descansando mais do que o normal, na maioria das vezes, ocorre quando os mesmos vão ficando mais velhos.

Além disso, é comum que o cachorro durma muito após uma refeição satisfatória, mesmo se ele estiver envolto em atividades, podendo até mesmo cochilar sem mais nem menos.

A maior dúvida dos tutores de cachorro ocorre quando o mesmo é um filhote, e por isso está mais propenso a fatores que podem levar à sua morte.

O cachorro filhote passa quase 80% de seu dia dormindo, e metade do tempo acordado, passa deitado.

Essa falta de atividade por parte do filhote preocupa muito as pessoas que não estão acostumadas, e sempre parece que os filhotes não estão respirando ou algo parecido.

Cachorro Com Muito Sono x Cachorro Com Pouco Sono

Existe mais de 500 raças de cachorros existentes no mundo.

Portanto, é muito comum que exista uma grande diferença no comportamento dos animais, apesar de serem da mesma espécie.

Algumas raças de cães se demonstram calmos e quietos, enquanto outras raças são ativas ou até mesmo superativas.

Os extremos desses dois polos precisam de atenção, pois cachorros que dormem demais e cachorros que nunca ficam quietos podem apresentar problemas que precisam de cuidados.

Não obstante, os cachorros que sentem muito sono e os cachorros que sentem pouco sono, nem sempre são de raças diferentes.

Dependendo do ambiente e da criação, cachorros da mesma espécie podem ter comportamentos distintos, por isso uma raça nunca é uma base 100% correta de comportamento para todos os cachorros da subespécie.

Portanto, um Golden Retriever, por exemplo, pode ser um cachorro extremamente calmo, mas ao mesmo tempo, alguns exemplares são extremamente ativos, dormindo poucas horas por dia.

Um cachorro com pouco sono pode apresentar sintomas de estresse e medo, mas às vezes eles dormem pouco porque preferem brincar na presença dos tutores, principalmente se os tutores não estão presentes durante horas do dia.

Cachorro com Sono Excessivo: Dicas e Soluções

Se o seu cachorro é filhote e dorme bastante, tenha certeza de que isso é muito normal, pois eles apenas comerão e dormirão, e dificilmente se comportarão de outra forma, com efêmeros momentos de brincadeira.

Porém, se seu cachorro já alcançou o primeiro ano e apresenta sintomas de muita sonolência, é importante dedicar algumas horas para o entretenimento do mesmo.

Passear em parques e rios para fazer seu cachorro se exercitar é essencial para que o mesmo tenha um sono satisfatório, ao invés de simplesmente deitar por tédio.

Uma dica essencial é promover um sono agradável ao cachorro, por isso a prática de exercícios é muito importante.

A partir do momento em que um cachorro estiver dormindo demais por estar acima do peso, pode-se ter certeza que o tempo de vida do animal será diminuído em vários anos, pois obesidade de cães e gatos é fatal para os mesmos.

Por outro lado, se o cachorro for saudável e mesmo assim passar a maior parte do tempo descansando ou dormindo, significa que um problema existe, e antes de qualquer diagnóstico superficial, é necessário tentativas de animá-lo, caso contrário, o mesmo precisa de um diagnóstico por parte de um veterinário.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *