Home / Plantas / Espada-de-São-Jorge é Venenosa? Ela é Perigosa?

Espada-de-São-Jorge é Venenosa? Ela é Perigosa?

Dificilmente um brasileiro não conhece a famosa espada-de-São-Jorge, comumente chamada de língua-de-sogra, espadinha ou simplesmente de sanseviéria, sendo esse último uma adaptação de seu nome científico Sansevieria trifasciata.

Atualmente, a espada-de-São-Jorge não é tão amplamente usada como foi alguns anos atrás, pois essa planta não era utilizada apenas para ornamentar um jardim ou para ser plantada em um vaso para conferir mais naturalidade a um ambiente. 

A espada-de-São-Jorge foi muito utilizada devido a seus princípios religiosos, seja na matriz africana, seja na crença Ocidental cristã.

A sansevieria trifasciata é uma planta que confere aspectos espirituais de zelo e proteção para aqueles que creem em seu poder, por isso ela é uma planta que foi muito utilizada nos tempos mais antigos, onde nossas avós sempre tinham uma dessas na entrada da casa ou atrás da porta.

A espada-de-São-Jorge confere proteção pelo guerreiro e santo São Jorge, também chamado de Ogum na umbanda.

Quando a espada-de-São-Jorge está presente em um lar, esse lar fica protegido de possíveis feitiçarias e maus-olhados, mas ela também confere outras forças espirituais dependendo do local onde forem postas ou plantadas.

É possível colocar a espada-de-São-Jorge debaixo da cama de um casal, e dessa forma existe a crença de que os mesmos sejam mais pacientes uns com os outros e através disso parem de brigar. Se a espada-de-São-Jorge for colocada debaixo da cama de um filho ou de uma filha, significa que os pais querem que essa criança deixe de ser tão levada e se comporte mais.

A Espada-de-São-Jorge é Venenosa?

Apesar de ser uma planta extremamente comum, a espada-de-São-Jorge precisa ser manuseada com cuidado, pois ela é venenosa.

Quando se trata de ter a espada-de-São-Jorge dentro de casa, é muito importante deixar todas as pessoas cientes de sua presença e de seus perigos, por isso não é indicado ter a espada-de-São-Jorge em uma casa onde haja bebês e crianças, pois é muito provável que os mesmos venham a ter contato direto com a planta e até mesmo coloca-la na boca.

Caso não haja crianças em casa e ninguém que possa vir a ter contato direto com a espada-de-São-Jorge, é necessário levar os pets em consideração, pois é muito comum que clínicas veterinárias tratem de cachorros e gatos que demonstram ter problemas intestinais e salivares ao morder ou lamber a planta.

Portanto, lembre-se: sim, a espada-de-São-Jorge é venenosa e é necessário que haja muito cuidado com a mesma, pois, apesar de seus aspectos espirituais positivos, ela pode conter muitos aspectos reais negativos.

Existem Outras Plantas Comuns Que Também São Venenosas?

Por incrível que pareça, muitas plantas que decoram e enfeitam jardins possuem propriedades venenosas, e elas são mais comuns do que a gente imagina.

Assim como essas plantas podem estar presentes em jardins e quintais, elas também podem estar presentes nos cômodos da casa e em ambientes particulares ou em recepções, onde as pessoas, sem querer, podem acabar sendo contaminadas e o local ser considerado o culpado.

Portanto, se você possui a intenção de colocar plantas em seu escritório ou cômodo, faça uma pesquisa sobre a planta e tenha certeza de que ela não irá causar nem um possível problema.

Observe alguns exemplos de plantas comuns que também são venenosas:

  • Azaleia: uma das plantas mais requisitadas do mercado! Além de uma beleza inigualável, as azaleias possuem fragrâncias conquistadores. Porém, se forem ingeridas, elas liberam andromedotixina, que provoca fortes contrações intestinais.
Azaleia
Azaleia
  • Tinhorão: uma planta extremamente resistente que pode nascer em qualquer local, mas tem preferência por locais úmidos e sombreados. O simples contato direto com a pele pode causar irritação, e se for ingerida a mesma garantirá um pequena dose de oxalato de cálcio, provocando febre, vômito, náusea e diarreia.
Tinhorão
Tinhorão
  • Comigo-Ninguém-Pode: o nome é uma clara sugestão, não é mesmo? Talvez seja a planta mais comum existente na casa dos brasileiros, apesar de ser tóxica do caule até a ponta das folhas, liberando o mesmo composto químico do tinhorão, o oxalato de cálcio.
    Comigo-Ninguém-Pode
    Comigo-Ninguém-Pode

Como você pode analisar, esses exemplos de plantas são extremamente comuns no Brasil, não somente em jardins e quintais, mas dentro da casa das pessoas. Portanto, cuide de seu lar da forma correta e plante essas plantas em locais apropriados.

A Espada-de-São-Jorge é Perigosa?

Já foi definido que a espada-de-São-Jorge é uma planta venenosa, mas muitas pessoas ainda insistem em perguntar: “Ok, ela é venenosa, mas o veneno é forte? Ela é uma planta perigosa? Ela pode matar?”

Sim, a espada-de-São-Jorge é perigosa, e ela pode ocasionar problemas sérios.

Porém, esses problemas e esse perigo só ocorre quando há a ingestão dessa planta, isto é, quando alguém a mastiga e a engole, e por isso não é comum que pessoas fiquem envenenadas com as toxinas que ela libera.

O problema mais comum com a espada-de-São-Jorge dentro de casa está no fato dos gatos a mastigarem. Os cachorros não possuem tanto esse hábito, mas os gatos sempre procuram por algo verde para mastigar. Portanto, se houver gatos na casa e a espada-de-São-Jorge, é bom cuidar para que o animal não tenha um acesso facilitado até a mesma.

Informações Importantes Sobre a Espada-de-São-Jorge

Já confirmamos que a espada-de-São-Jorge é uma planta venenosa e uma planta perigosa, mas isso não significa que se você enconstar nela você será envenenado.

As toxinas da planta se apresentam somente quando ela é mastigada ou amassada, criando uma espécie de suco da planta, seja de suas folhas ou de seu caule.

Portanto, não se abstenha em ter uma planta achando que ela é extremamente venenosa. Muitas pessoas criam essas lindas plantas em vasos ou no jardim, as podam, replantam e deixam elas para embelezar os ambientes desejados.

Tudo é uma questão de cuidado, e se houver crianças ou pets no ambiente, basta deixar a planta em um local fora de alcance que o problema está resolvido.

A espada-de-São-Jorge é uma espécie extremamente resistente que pode crescer e se desenvolver com baixa iluminação e pouca água, mas se a ideia é cultivar a planta, trate-a de maneira ideal para que a mesma cresça e se desenvolva plenamente.

Veja também

Para Que Serve o Chá de Canela-de-Ema?

O uso medicinal das plantas é um dos grandes presentes que a natureza deu para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *