Home / Plantas / Historia da Flor Clerodendro e Origem da Planta

Historia da Flor Clerodendro e Origem da Planta

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Clerodendro, também conhecido como Clerodendro trepador, Clerodendro vermelho entre outros. Ele faz parte de uma categoria de plantas trepadeiras, na ordem Lamiales, da família das Lamiaceae. Originária da África do Sul, é do gênero Clerodendron, da espécie Clerodendron splendens. Essa planta pode atingir até três metros de altura, se propaga através de estacas. Com relação a iluminação, ela demanda de meia sombra e exposta a sol pleno. Com relação a rega ela deve ser média água. Seu plantio deve preferir a primavera e o verão. Não é uma flor perfumada. Ela deve florescer no outono e no inverno. Produz frutos não comestíveis.

Características da Clerodendro Vermelho

Clerodendro Vermelho na Natureza
Clerodendro Vermelho na Natureza

É uma planta do tipo trepadeira, possui uma textura semi lenhosa, uma planta muito vistosa, torna seu jardim muito mais bonito. Possui um conjunto de flores no seu corpo, são lindas flores da cor vermelha, o seu corpo possui a mesma cor.

Especialmente durante o inverno ela nos presenteia com buquês vermelhos apaixonantes, brilha sozinha já que nessa época não é comum que trepadeiras gerem flor. Ela possui ramos compridos, as folhas têm um formato oval, enormes, os riscos muito evidentes, a cor da folhagem é um verde bem escuro.

É um planta que precisa de atenção e cuidados como por exemplo de armários, mas delicados para não estrangular o caule. Vai crescer lentamente e de forma moderada, não se apresse. A Clerodendro se adapta com facilidade a diversos tipos de suporte, como pergolados, e estruturas metálicas, caramanchões e portais. Muito fácil de cuidar o clerodendro não exige muita manutenção por se tratar de um tipo rústico. Se você gosta de pássaros saiba que é uma planta que atrai beija flores. No seu cultivo é necessário estar exposta a pleno sol, as regas devem ser constantes, o solo ideal precisa estar nutrido com matéria orgânica. É importante saber também também que não é uma espécie que se adapta a clima muito frio como geadas, um clima ameno ela até se dará bem. É possível multiplicar as mudas através de estacaria ou alporque.

Proveniente do famoso gênero  Clerodendron, faz parte de um grupo de plantas lindas que possuem formatos e cores diferentes, e até flores diferenciadas. O Clerodendron tem comportamento de uma planta arbustiva, um exemplo é a Clerodendron quadriloculare

Apesar de um crescimento lento, tem potencial para chegar até sete metros de altura, se assim for de sua vontade essa planta pode chegar a se tornar uma pequena árvore.

Fotos da Flor Clerodendro

Se você gosta de plantas belas e floridas considere essa planta como uma ótima opção no inverno. As flores começam a aparecer no meio do inverno e vão até o começo da primavera.

Enfeitando os jardins alguns tipos exibem um grande número de flores em grupos e as cores podem variar, este grupos de flores que são formados podem alcançar cerca de vinte centímetros de diâmetro. De uma beleza estonteante o contraste causado por suas cores vivas de flores com o verde vivo de suas folhas chamam a atenção de todos que passam, por isso são consideradas flores ornamentais.

História e Origem da Flor Clerodendro

Vamos conhecer um pouco mais sobre a origem e história dessa linda flor. Para começar podemos dizer que essa planta se originou nas Filipinas. Uma planta nativa das Filipinas se adapta bem em regiões subtropicais e tropicais, compondo lindos jardins. Lembrando sempre que elas devem ser mantidas sob sol pleno ou até mesmo meia sombra. Mas saiba que se você gosta de plantas muito floridas e vistosas, o sol pleno é a melhor opção. Fica linda em canteiros, plantadas sozinhas, decorando paredes ou muros.

Na decoração de residências ou prédios ela fica sempre muito linda, mas ainda quase não é considerada em projetos de jardins, mas deveria já que é fácil de cuidar.

As flores dessa espécie duram bastante, e possuem uma coloração bem chamativa, é impossível não notar quando de passar por ela. Especialmente no inverno onde no nosso país vemos poucas plantas floridas, ela se destaca e floreia muros e jardins com seus ramos derramados pelo muro, com flores vermelhas e cercada por beija flores. Aliás é uma excelente opção de trepadeiras.

Fotos da Flor Clerodendro Vermelho

Essa espécie é considerada uma das mais bonitas, entre quatrocentos tipos conhecidos por todo o mundo, a cor de suas flores são mais intensas do que as de outra cor. É um tipo rústico de planta, não necessita ser adubada com frequência e capaz de resistir a solos não muito nutridos.

Apesar de ser uma planta que gosta de calor, o ideal é que ela seja posicionada em um local fresco, especialmente em dias mais quentes. Um clima um pouco mais frio é suportado, com exceção de geadas e ventos muito fortes que são danosos para ela. Com o passar do tempo é possível perceber que o galho vai perdendo a flexibilidade, por isso é importante que antes disso ela tenha algum tipo de suporte para que não quebre. Outra dica importante é não exagerar na poda, pode ser fatal.

Como Plantar a Flor de Clerodendro

Escolha um local onde bata bastante sol durante o dia, pode ser um jardim ou dentro de um vaso. Prepare o solo com a seguinte proporção: para uma parte de terra, adicione também uma parte de areia, duas partes de composto orgânico. Coloque sempre o dedo na terra para verificar se precisa de água, ou regue a planta de dois em dois dias.

Para ajudar em um crescimento eficaz é interessante acrescentar de seis em seis meses cinquenta gramas de calcário.

Veja também

Tudo Sobre a Flor Glória da Neve: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos conhecer mais uma planta bem diferente e curiosa, se você é amante de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.