Home / Animais / Quanto um Cachorro tem Que Comer por Dia?

Quanto um Cachorro tem Que Comer por Dia?

Hoje vamos falar um pouco sobre a alimentação dos cães, Você sabia que eles também precisam de uma rotina alimentar como nós? Isso envolve a quantidade e qualidade do que deve ser oferecido ao seu melhor amigo. Por isso continue aqui com a gente até o final para aprender mais um pouco com nossas dicas.

Quanto um Cachorro Tem Que Comer Por Dia?

Cachorro Sorrindo Para Pote de Ração
Cachorro Sorrindo Para Pote de Ração

Você já deve ter se perguntado quanto seu cachorro deve comer não é mesmo. Um fator importante na rotina alimentar do cachorro é a quantidade de vezes em que o alimento deve ser oferecido ao animal. Mas acredite que não se trata de uma regra geral para todos, isso tende a variar de acordo com a idade, visto que cada estágio da vida do seu pet tem uma necessidade nutricional e gasto de energia diferentes.

No início da vida quando ele ainda é filhote, isso quer dizer até 8 semanas devem ser alimentados exclusivamente do leite de mãe, a partir dos 2 ou 4 meses de vida alimentos mais sólidos já podem ser oferecidos, e devem se alimentar 4 vezes por dia. No período dos 4 meses até 8 meses de vida, a alimentação deve ser oferecida 3 vezes ao dia. Depois dos 8 meses de vida, os cachorros passam a se alimentar 2 vezes por dia.

Quando Oferecer Comida ao Cachorro

O animal precisa ter um horário definido para realizar a sua refeição, em hipótese alguma deixe comida o dia todo disponível para ele. Isso faz com que a alimentação fique descontrolada, podendo resultar em problemas com obesidade, por exemplo. No caso de um animal adulto que precisa comer apenas 2x ao dia, ofereça somente no horário definido.

Quanto de Ração o Cachorro Deve Comer?

Cachorro na Frente de Vários Alimentos
Cachorro na Frente de Vários Alimentos

Alguns animais são bem gulosos e podem querer passar o dia comendo, mas fique atento para que isso não aconteça e comprometa a saúde do seu cão. Por via de regra os cachorros precisam ingerir de 2% a 3% do seu peso. Mas ainda assim alguns fatores devem ser observados, qual alimentação esse animal recebe, a idade dele, o tamanho e o gasto energético. Dessa forma, essa é uma decisão muito individual, mas para que possa se orientar procure seguir o que indica a embalagem. 

Comida de Cachorro

Vamos falar agora sobre o cardápio diário dos cães, a alimentação precisa ser rica em nutrientes que o animal precisa para se desenvolver bem. Você pode optar por uma alimentação natural bem rica e indicada para seu cachorro, ou caso você não tenha muito tempo para se dedicar pode optar pela ração, ambas funcionam se compreendem quantidade de nutrientes e bem equilibrado em vitaminas, carboidratos e proteínas. Sempre opte por alimentação de fácil digestão e que seja correspondente a necessidade do seu pet.

Dicas de Alimentação

Confira abaixo algumas dicas que separamos para facilitar seu dia a dia com a quantidade aproximada para cada idade. Fique de olho nas variações.

Filhotes de 2 a 8 Meses de Idade

Nesse período é sugerido que seja ofertado ao filhote cerca de 150 a 200 gramas de ração que deve ser amolecida com água, pois deve estar macia para facilitar.

Filhotes de 4 a 5 Meses de Vida

Para esse grupo o sugerido é de 250 gramas de comida, essa deve ser dividida durante o dia em 3 refeições.

Filhotes de 6 Meses de Vida

Para esse animais pode ser oferecido cerca de 300g de ração, dessa vez em apenas duas refeições por dia.

Filhotes de 8 Meses de Vida

Esses animais passam então a precisar ingerir cerca de 300 a 400g de alimento dividido em 2 refeições por dia.

Cães de Pequeno Porte na Fase Adulta

Raças de Pequeno Porte
Raças de Pequeno Porte

Para esse grupo vamos considerar que o animal tem 30 minutos de atividade física no seu dia, então ela vai precisar comer algo em torno de 100 a 620 calorias por dia. Esses números vão aumentando de acordo com o tempo ativo desse animal, se ele começa a se exercitar de 1 a 2h por dia a necessidade alimentar aumente para 125 a 700 calorias, se praticam mais de 2h de atividade física passam a precisar de 150 a 840 calorias no dia. Mas podemos dizer que geralmente os animais menores vão consumir cerca de 100 a 150 g de alimento por dia.

Cães  de Médio Porte na Fase Adulta

Cachorro de Porte Médio

Quando esse cão se exercita por cerca de 30 minutos por dia, vai precisar comer algo em torno de 620 a 1230 calorias no dia. Como dissemos acima o mesmo vale para todos, se a atividade física aumenta, aumenta também a necessidade alimentar.  Mas em média cães desse porte devem consumir algo em torno de 160 a 270 g de alimento por dia.

Cão de Grande Porte na Fase Adulta

Cachorros de Grande Porte
Cachorros de Grande Porte

São considerados animais de grande porte adultos que pesam entre 25 a 50 kg, vamos considerar que eles são ativos por 30 minutos diários, devem comer então 1230 calorias por dia. Mais uma vez dizendo que essa quantidade aumenta de acordo com o gasto energético diário. Mas podemos dizer que geralmente esses animais precisam consumir algo em torno de 280 a 420 g de alimento por dia.

Cães Gigantes na Fase Adulta

Raça Gigante Com Garoto
Raça Gigante Com Garoto

São considerados adultos gigantes animais que pesam algo em torno de 70 Kg, considerando que pratiquem atividade física durante 30 minutos do seu dia, ressaltando que devido ao seu tamanho tem dificuldades de se manter muito tempo ativos, eles vão precisar consumir cerca de 420 a 650 g de alimento no dia para ficarem saudáveis. Para facilitar saiba que uma xícara de chá condiz com 160g de ração.

Animais Idosos Independente do Tamanho

Cachorro Idoso
Cachorro Idoso

Um animal idoso não é tão ativo como os mais jovens, dessa forma a necessidade de ingestão de alimentos tende a ser menor. Um animal idoso com 10 anos de vida e de pequeno porte vai precisar consumir de 100 a 560 calorias por dia. Os de médio porte e com 8 anos de vida precisarão de 1120 a 1880 calorias por dia. Em média, animais idosos com cerca de 6 anos vão precisar se alimentar de 1880 calorias por dia.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.