Home / Animais / Quanto Tempo Vive um Cachorro Chihuahua? Qual a Média?

Quanto Tempo Vive um Cachorro Chihuahua? Qual a Média?

O Chihuahua é uma das menores raças do mundo e seus donos geralmente se apaixonam pelos seus olhos grandes, seu rosto em formato de maçã e suas orelhas empinadas. São cachorros pequenos, porém da família terrier, ou seja, apesar de sua baixa estatura são cachorros um pouco bravos e bem desconfiados, porém quando bem cuidados e treinados, são muito protetores e carinhosos com seus donos.

É um dos melhores animais para se adotar ou comprar para famílias que moram em grandes centros urbanos, tem pouco tempo para estar em casa ou moram em apartamentos. Apesar de ter muita energia, o Chihuahua não precisa de muitas atividades físicas, sendo necessário apenas pequenos passeios de meia hora todos os dias, ou brincadeiras com bolinhas ou outros objetos dentro da própria casa para entretê-los e manter sua saúde mental e saúde física saudáveis.

Seu tamanho máximo pode chegar apenas vinte e três centímetros e pesar em média dois quilos. Sua alimentação também deve ser em pequenas quantidades, pois é um animal que tem facilidade para engordar, e esse fato acarreta em algumas doenças como hipoglicemia que diminuem sua expectativa de vida.

Cuidados com o Chihuahua

Assim como todos os outros cães, antes de adotar ou comprar um Chihuahua algumas responsabilidades são necessárias para garantir a qualidade e a expectativa de vida do cão.

Importâncio de Cuidar do Cachorro Chihuahua
Importâncio de Cuidar do Cachorro Chihuahua

Confira abaixo algumas delas:

  • Banho: o Chihuahua pode tomar banho apenas uma vez por mês ou em épocas mais frias, a cada dois meses. Caso seja necessária uma limpeza mais frequente em tempos mais quentes ou o Chihuahua se suje anteriormente a época do banho, você pode limpar seus pelos com uma toalha úmida passada em água morna e retirar o excesso de sujeira entre os pelos.
  • Escovação dos pelos: Os Chihuahuas de pelos curtos assim como os de pelos longos precisam ser escovados semanalmente, de duas a três vezes por semana, com uma escova específica para a raça que pode ser encontrada em petshop ou em lojas de rações que também possuam produtos de higiene para animais.
  • Escovação dos dentes: é necessário escovar os dentes do Chihuahua todos os dias para manter a sua saúde bucal, e assim evitar a queda dos dentes ou até mesmo problemas na gengiva do animal, que causam mal hálito, inflamações e também podem chegar a uma infecção generalizada, diminuindo o ciclo de vida do animal. Em casos de uma rotina muito complicada e cheia de afazeres de seus donos, o ideal é fazer essa escovação pelo menos dia sim, dia não.
  • Temperatura: o Chihuahua não é muito amigo de baixas temperaturas, sendo para ele temperaturas abaixo de dez graus muito perigosas, o tornando frágeis e até mesmo doentes nessas condições. Por conta disso, o Chihuahua é um cachorro que não pode ficar fora de casa, sendo necessário que o dono saiba ao se responsabilizar pelo animal que o Chihuahua precisa de um colchão ou casinha dentro da residência. Também é muito fácil de encontrar em lojas especializadas ou petshops roupinhas, cobertores e até mesmo toucas para cachorros dessa raça e são muito importantes para manter a saúde do animal em dias frios.

Saúde do Chihuahua

Por serem cachorros com expectativas muito grandes de vida, é difícil que um Chihuahua quando tomado os devidos cuidados, não seja totalmente saudável.

Chihuahua Saudável Brincando
Chihuahua Saudável Brincando

Porém como todas as raças, alguns problemas de saúde são mais facilmente encontrados nesse cão, sendo esses:

Hipoglicemia: embora seja a mais comum, é facilmente tratável quando em um diagnóstico rápido e em fase inicial, sendo o tratamento inserido na própria alimentação do animal, feita uma dieta junto ao veterinário ou em casos mais graves, inserindo uma glicose artificial que pode ser facilmente encontrada com profissionais especializados e assim manter um ciclo de vida saudável do Chihuahua.

Infecções: os ouvidos, dentes e principalmente os olhos do Chihuahua são propensos a inflamarem, por isso o ideal é manter o ambiente e o animal sempre limpos e estar alerta em casos de olhos secos, olhos e demais órgãos com algum tipo de secreção ou cheiro ruim. O tratamento geralmente é feito com antibiótico ou anti-inflamatório indicado pelo veterinário, sendo sua cura muito simples e sem problemas posteriores a medicação.

Hidrocefalia

Assim como bebês humanos, os Chihuahuas também têm uma espécie de moleira em sua cabeça, sendo uma característica exclusiva dessa raça. Além de cuidados em relação a moleira, como evitar acidentes nessa região e também que objetos caiam e machuquem a área que podem agredir o Chihuahua de forma fatal, também são necessários alguns cuidados do veterinário no nascimento do animal.

Filhote de Chihuahua no Veterinário

O ideal é ao nascer, levar o Chihuahua ao veterinário e fazer um exame específico para saber se não existe nenhuma água na região cerebral. Caso o dono também note alguma protuberância maior que seu dedo mindinho na moleira, comportamentos estranhos no animal, o profissional também deve ser acionado imediatamente.

Joelho

Assim como em todos os cachorros de raças pequenas, o Chihuahua pode ter problemas nos ligamentos de sua patela. Caso o animal apresente algum tipo de dor no local, ou comece a andar compensando seu peso em alguma das patas, o veterinário deve examinar a área com raio-x para saber se o quadro pode ser revertido para que não haja a perda total de movimentos naquela pata.

Mantendo o Cão Chihuahua Sempre Saudável
Mantendo o Cão Chihuahua Sempre Saudável

Pequenas caminhadas e manter seu animal sempre ativo para evitar que o cão tenha sobrepeso também ajudam muito nessa condição, em casos prévios do problema, uma fisioterapia também pode ser essencial para evitar o avanço dessa condição com a velhice do animal.

Expectativa de Vida do Chihuahua

Se tomado todos os cuidados necessários descritos acima, o Chihuahua pode viver bons longos anos, chegando até vinte anos, sendo a média de doze a dezoito anos. De modo geral, os Chihuahuas quando não tem uma pré-disposição genética a alguma doença, eles vivem por esse tempo sem cuidados complicados ou muito específicos, sendo necessário leva-los ao veterinário apenas duas vezes ao ano para check-up, manter uma dieta adequada, além de outros cuidados como todas demais raças de cães.

O chihuahua se destaca pois tem essa expectativa de vida mesmo vivendo em ambientes fechados como apartamentos e passeando uma vez por dia, sendo o suficiente para mantê-lo ativo e sem grande stress.

Veja também

Cabra Treinada

Qual a Diferença Entre Caprinos e Ovinos ?

Os caprinos pertencem ao gênero taxonômico Capra, ao passo que os ovinos pertencem ao gênero …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *